Analise a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://guiaecologico.wordpress.com/tag/tirinhas/>. Acesso em: 19 set. 2013. (Fragmento)
Explique por que os bichos estão indo para a cidade.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
O ÚLTIMO A ENTRAR
Só são permitidos seis em pé; como é que já haviam entrado sete naquele ônibus de fim de linha em Londres? É que o trocador não tinha visto.
O chofer viu, no momento de dar a partida:
- Tem um sobrando aí atrás.
E não deu partida. O trocador contou os passageiros em pé: é verdade, estava sobrando um. Qual? Naturalmente, o que entrara por último.
- Quem é que entrou por último?
O diabo é que haviam entrado todos praticamente ao mesmo tempo.
- Um dos senhores tem que descer.
Cada um olhou para os demais, esperando que alguém se voluntariasse. Ninguém se mexeu.
- Como é? Alguém tem que sair.
O chofer veio de lá, em auxílio ao colega. Fez uma preleção sobre o cumprimento da lei, ninguém se comoveu.
- Vamos chamar um guarda – sugeriu ao trocador.
Saíram do ônibus, cada um para o seu lado, à procura de um guarda.
Um velhinho, alheio ao impasse, entrou muito lépido no ônibus, aumentando para oito o número de passageiros em pé. Em pouco voltava o chofer, acompanhado de um guarda. O guarda foi logo impondo respeito:
- Salte o último a entrar.
O bom velhinho não vacilou: com autoridade não se brinca. Sem querer saber por que, do jeito que entrou, ele tornou a sair. O chofer, secundando com um olhar vitorioso a decisiva atuação do guarda, foi se aboletar de novo ao volante. Não sem uma última olhada pelo espelhinho sobre os passageiros em pé, um, dois, três, quatro, cinco, seis, ué, que história é essa? Continuavam sendo sete?
- Ainda tem um sobrando.
E veio de lá, disposto a conferir. Não tinha dúvida: voltaram a ser sete.
- Um vai ter que sair.
Os passageiros continuaram firmes – cada um plenamente de acordo, desde que fosse outro a sair. Um deles, já irritado, e por estar mais perto da porta, cometeu a imprudência de deixar o ônibus para buscar de novo o guarda, que já ia longe. Os outros sugeriram ao chofer:
- Aproveita agora. Só tem seis, toca o ônibus.
Faltava o trocador, que ainda não havia voltado. O chofer convocou às pressas outro trocador nas imediações, que a companhia costumava deixar de plantão no fim da linha:
- Entra aí e vamos embora, que já estou atrasado.
O novo trocador assumiu o posto, e quando o ônibus já ia arrancando, deu com o velhinho ali firme junto ao poste:
- E o senhor?
- Esperando ônibus.
- Então entre.
O velhinho entrou, o ônibus partiu
.
(Fonte: SABINO, Fernando. Cara ou coroa? São Paulo, Editora Ática, 2000.)
Enquanto o motorista procurava por um guarda, um velhinho entrou no ônibus. Marque a afirmativa correta, de acordo com o texto:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
The Sun is talking to Jupiter. They don’t know each other. Let’s read their dialogue. Put the dialogue in order.
_____1______ Hello! (1)
___________ Nice to meet you. (5)
___________ I am the Sun. (4)
___________ Goodbye. (8)
___________ Nice to meet you, too.(6)
___________ Hi! (2)
___________ Bye. (7)
___________ I am the Jupiter. Who are you? (3)
- História | 1.1 Pré-Colonial
(FUVEST) Eu por vezes tenho dito a V. A. aquilo que me parecia acerca dos negócios da França, e isto por ver por conjecturas e aparências grandes aquilo que podia suceder dos pontos mais aparentes, que consigo traziam muito prejuízo ao estado e aumento dos senhorios de V. A. E tudo se encerrava em vós, Senhor, trabalhardes com modos honestos de fazer que esta gente não houvesse de entrar nem possuir coisa de vossas navegações, pelo grandíssimo dano que daí se podia seguir.
Serafim Leite. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil, 1954.
O trecho acima foi extraído de uma carta dirigida pelo padre jesuíta Diogo de Gouveia ao Rei de Portugal D. João III, escrita em Paris, em 17/02/1538. Seu conteúdo mostra
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Bichos do Xingu
Materiais
- Computador com projeção para exibição do vídeo
- Papéis e lápis para anotações
- Bandejas de isopor quadradas
- Tinta guache de cores variadas
- Rolinhos para entintagem
- Papel para impressão em tamanhos diversos
Atividade
- Exiba o vídeo a seguir para os alunos:
- Grafismo Indígena: Asurini do Xingu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=onah4R4uhUE. Acesso em: 03 mar. 2017.
- Conversem um pouco sobre o que o vídeo mostra e proponha que cada aluno crie um grafismo para um animal que conhece ou com o qual convive;
- Definido o desenho final, que deve ser simples e geométrico, peça que façam em um formato padrão, de 6x6cm, de maneira que caiba nas bandejinhas de isopor quadradas, ainda deixando uma margem;
- Eles devem transpor o desenho para a bandejinha, utilizando uma caneta esferográfica ou mesmo um lápis, afundando o desenho na bandeja;
- Para a impressão, deixe uma bandejinha com tinta e use o rolinho para entintar as matrizes. Em seguida, transponha para o papel a imagem, pressionando o papel sobre a bandejinha entintada. Faça com os alunos algumas impressões;
- Por fim, organize uma roda de conversa para incentivar os alunos a explicarem como produziram esses grafismos, como pensaram do animal para o símbolo final obtido.
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Analise o gráfico:
Quinquênio: período de 5 anos.
(A) Em que quinquênio houve maior desembarque de africanos?
(B) Em que quinquênio o desembarque caiu consideravelmente?