Os instrumentos musicais são responsáveis por produzir ondas sonoras que encantam nossos ouvidos e nos fazem sentir diversas emoções. Dois exemplos de instrumentos que utilizam a propagação do som são o violão e a flauta. O violão é um dos instrumentos mais populares e antigos, tendo sido desenvolvido na Espanha no século XV. Já a flauta é um instrumento que tem uma história milenar e já era utilizado pelos egípcios há mais de 4.000 anos. Ambos os instrumentos utilizam a vibração de suas cordas ou do ar em seu interior para produzir as ondas sonoras que tanto apreciamos.
Qual é o princípio responsável pela produção de som em um violão?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
O DIA EM QUE A VARINHA DE CONDÃO DA FADA AURORA DEIXOU DE SER MÁGICA A fada Aurora tinha muito orgulho da sua varinha de condão. Não era para menos: sabe aquela estrelinha na ponta da vara? Era uma estrela de verdade, chamada Dalva!
Uma bela noite, depois de milhares de anos juntas, Dalva disse a Aurora que estava com saudade do espaço sideral. A estrelinha queria voltar para junto das suas irmãs, lá no céu. Aurora ficou arrasada. Sem aquela estrela preciosa, a varinha não seria mágica. Aurora ia perder todos os seus poderes. Implorou a Dalva que ficasse. A estrela concordou. Mas a cada dia que passava, Dalva se apagava mais um pouco, tão triste se sentia.
Então, uma bela noite, Aurora descolou a estrela de sua varinha de condão. Deu-lhe um beijo e soprou-a delicadamente. Dalva brilhou bem forte para dizer adeus e foi subindo, subindo, bem devagarinho, até sumir no espaço.
Pronto! Agora ela não era mais a fada Aurora. Era só Aurora. Guardou o seu vestido de fada no armário, pôs a varinha em cima da cômoda e virou uma moça como outra qualquer. Uma moça sem poderes mágicos.
O começo não foi fácil. Estava acostumada a que sua varinha de condão fizesse tudo para ela. Agora, tinha de arrumar a casa, lavar e passar a roupa, cozinhar, cuidar do jardim... A ex-fada chorava muito, achando dura demais aquela nova vida.
Quando caía a noite, Aurora se espichava, exausta, numa espreguiçadeira do jardim para ver se enxergava Dalva no céu. Queria lhe pedir que voltasse. Mas as estrelas eram todas iguais e nenhuma piscava para ela. Aurora se levantava e ia para a cama, toda triste.
Dias e mais dias, noites e mais noites se passaram. Pouco a pouco Aurora recuperava sua alegria. Descobria a vida dos homens e das mulheres comuns, aprendia a apreciar os prazeres simples da chuva. Dar de comer aos gatos da rua. Ler o jornal tomando um refresco. Já estava quase esquecendo que até outro dia ela tinha sido fada.
(...) (LEVY, Didier. Nove novos contos de fadas e de princesas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004. p. 9-11.)
Enunciado:
Por que a fada Aurora não queria que Dalva fosse embora?
- Ciências - Fundamental | 08. Os Sentidos
.
Cães farejadores são animais muito usados pelas polícias em todo o mundo. No preocupante contexto de combate às drogas. Eles são expostos a um ambiente suspeito e no caso de farejarem drogas sinalizam para os policiais o local onde elas se encontram. Explique o processo de identificação descrito, usando os conhecimentos químicos e biológicos necessários, desde a presença da droga e do cão no mesmo ambiente até a sinalização do animal.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Um bairro de uma grande cidade possui prédios, casas, estacionamentos, ruas asfaltadas, ruas de terra e poucas árvores. Após muitas reclamações dos moradores do bairro sobre o calor excessivo na região, especialmente durante os verões, a prefeitura decidiu fazer obras públicas para diminuir o calor no bairro.
Enunciado:
Para ter sucesso, a ação mais adequada seria
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Divida a turma em 6 grupos. Cada grupo deverá escolher um dos quadros abaixo, clássicos da História da Arte, para reproduzir fotograficamente. As fotos poderão ser feitas com o intuito de produzir uma leitura contemporânea dessas imagens, ou seja, adaptando os elementos presentes à realidade e ao contexto dos alunos.
Imagens sugeridas
1-
Figura 1- Pedro Américo, Independência ou Morte! ou O Grito do Ipiranga, 1988. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Am%C3%A9rico>. Acesso em: 25 fev. 2017.
2-
Figura 2 - LAUTREC, Henri de Toulouse. Baile no Moulin da Galette, 1989. Disponível em: <https://www.wikiart.org/en/henri-de-toulouse-lautrec/ball-at-the-moulin-de-la-galette-1889,1889>. Acesso em: 25 fev. 2017.Figura 2 - LAUTREC, Henri de Toulouse. Baile no Moulin da Galette, 1989. Disponível em: <
3-
Figura 3- SHER-GIL, Amrita. Cena da Vila, 1938. Disponível em: <https://www.wikiart.org/en/amrita-sher-gil/village-scene-1938>. Acesso em: 25 fev. 2017.
4-
Figura 4 - Diego RIVERA, Diego. Banquete em Wall Street, 1928. Disponível em: <https://www.wikiart.org/en/diego-rivera/wall-street-banquet-1928>. Acesso em: 25 fev. 2017.
5-
Figura 5 - THOMPSON, Elizabeth. No Bazar do Cairo, 1928. Disponível em: <https://www.wikiart.org/en/elizabeth-thompson/in-a-cairo-bazaar>,1909. Acesso em: 25 fev. 2017.
6-
Figura 6 - MEIRELLES, Victor. A Primeira Missa no Brasil, 1861. Disponível em: <https://www.wikiart.org/en/victor-meirelles/a-primeira-missa-no-brasil-1861>. Acesso em: 25 fev. 2017.
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Para a produção de ácido sulfúrico, primeiramente queima-se enxofre (S) na presença de oxigênio (O2) produzindo dióxido de enxofre (SO2). Posteriormente, o dióxido de enxofre é oxidado a trióxido de enxofre seguindo a reação
e, em seguida, o óxido formado absorve água, resultando em ácido sulfúrico (H2SO4). Sobre as reações de produção do ácido sulfúrico, é correto afirmar-se que