Texto base:
O texto, que se se refere à contribuição da tecnologia para saúde do ser humano, explica que:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | A. Processo de Urbanização no Brasil
Observe a evolução da urbanização no Brasil por meio dos dados da tabela a seguir:
Com base nesses dados e em seus conhecimentos referentes à urbanização, assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 03. Números
O gráfico a seguir representa o resultado de uma pesquisa realizada com uma turma de 10 alunos, sobre escovação diária dos dentes.
Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/15650/imagens/grafico.jpg>. Acesso em: 08 mar. 2014.
Marque a resposta que indica quantos alunos escovam os dentes 4 vezes por dia.
- História - Fundamental | 05.1. Patrimônio material e imaterial
América, Europa e África eram continentes habitados por muitos povos diferentes com hábitos e costumes próprios. Podemos identificar alguns aspectos característicos do modo de viver dos povos de cada continente por meio dos registros deixados por eles. Qual dos registros a seguir revela aspectos do modo de vida dos portugueses?
- Geografia | 5. Humana
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população global submetida a deslocamentos forçados cresceu substancialmente durante os últimos decênios, passando de 37,3 milhões para 65,3 milhões em 2015. Desse total, os refugiados representam 16,1 milhões de pessoas, 1,7 milhão a mais que o total registrado 12 meses antes. Mais da metade dos atuais refugiados do mundo (54%) procede de três países afetados por conflitos armados.
(Adaptado de Agência da ONU para Refugiados – ACNUR – Documento Tendencias Globales, 2015.)
Indique quais são esses três países.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o fragmento a seguir. As meninas e os livros O caminho do progresso tem uma parada obrigatória na educação das meninas. O ensino é a grande estrada que leva ao futuro. E um indicador de avanço de uma sociedade é eliminar a desigualdade de gênero no acesso à educação. Quando Malala estava indo para a escola, mobilizando outras garotas, ela buscava esse progresso. Por isso era tão perigosa para o Talibã. No Paquistão de Malala existem 57 milhões de mulheres analfabetas. Elas são 60% da população feminina. No Afeganistão, dos talibãs, o analfabetismo aprisiona 87% das mulheres. Na vizinha Índia, potência emergente que se destaca por ter educado uma elite com alto padrão tecnológico, a verdade do país profundo é que existem 292 milhões de mulheres analfabetas. A taxa é de quase 50%. A menina de 17 anos que apenas queria estudar se agigantou no confronto em que poderia ter perdido a vida. Agarrou-se mais aos livros, entendeu que tinha virado um símbolo e se preparou para isso. O prêmio Nobel que ganhou ontem, em idade tão tenra, confirma valores que a humanidade busca. Ela tem agora a vida inteira para continuar nessa trilha em que já é vitoriosa. Combater o trabalho infantil e defender os direitos das crianças, que é a causa de Kailash Satyarthi, é outra das etapas do desenvolvimento humano em qualquer civilização. O prêmio está bem guardado por essas quatro mãos. [...]” LEITÃO, Miriam. As meninas e os livros. Jornal O Tempo, BH, Economia, 11 out. 2014, p. 14. (Fragmento)
Enunciado:
A produção desse texto revela, principalmente, a intenção de