O cartaz de Ziraldo faz parte de uma campanha contra o uso de drogas. Essa abordagem, que se diferencia das de outras campanhas, pode ser identificada
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(UDESC) Certo metal possui um coeficiente de dilatação linear a. Uma barra fina deste metal, de comprimento L0, sofre uma dilatação para uma dada variação de temperatura DT. Para uma chapa quadrada fina de lado L0 e para um cubo também de lado L0, desse mesmo metal, se a variação de temperatura for 2DT, o número de vezes que aumentou a variação da área e do volume, da chapa e do cubo, respectivamente, é:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uemg) “Pois viver deveria ser — até o último pensamento e derradeiro olhar — transformar-se.” (Lya Luft)
Interpretada no sentido biológico, a autora pode estar
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS) A base de estudo da Tabela Periódica está no conhecimento e na interpretação das propriedades periódicas que são relacionadas às posições dos elementos químicos e, fundamentalmente, às suas estruturas eletrônicas.
A partir do conhecimento dessas relações, é correto afirmar:
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(CPS) Uma brincadeira consiste em passar um anel condutor, de um extremo a outro de um fio retorcido, também condutor de eletricidade. Durante a brincadeira a chave deve permanecer fechada conectando a pilha ao circuito. O anel deve ser passado por toda a extensão do fio retorcido sem tocá-lo, pois quando a lâmpada acende a brincadeira acaba.
Assinale a alternativa que apresenta um esquema de construção de um dispositivo de acordo com a descrição apresentada para a brincadeira.
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/