Você tem a missão de transformar, através de um desenho em seu caderno, a paisagem natural em uma paisagem geográfica.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: 10509925
O texto a seguir é uma crônica de Carlos Drummond de Andrade. Leia-o para responder a questão O que dizem as camisetas Apareceram tantas camisetas com inscrições, que a gente estranha ao deparar com uma que não tenha nada escrito. [...] Vi na rua Sete de Setembro um homem que trazia a inscrição “Guiné-pipi” na frente e nas costas. — Candidato a vereador? – perguntei. — De que partido? — Não, senhor. Erva contra reumatismo. Quer experimentar? É um porrete. Trago para o senhor uma amostra da fábrica, lá de Cordovil. — Obrigado, amigo. O Dr. Nava já cuida do meu. — Mas qualquer problema, o senhor não tenha cerimônia. É só dizer, que eu falo com os colegas, conforme o caso. Ou o senhor mesmo fala, se encontrar com um deles. — E como é que eu vou saber? — Pela camiseta, é claro. Tem o Cipó-Azougue, que é um balaço contra eczema, aliás, pessoalmente, é um cara ótimo. O Beldroega (faz pouco ele passou por aqui) toma conta do fígado e depura o sangue. Do Sete-Folhas, que é até meu vizinho, vejo que o senhor não carece, pois é para emagrecer. Agora, convém não esquecer o Boldo. Lá um dia a gente tem uma ressaca, e o Boldo resolve. Vi que as camisetas da medicina natural são numerosas, mas as de uísques, vinhos alemães, motos, motéis, cigarros, antigripais, cursinhos, judô, budismo, loteria, jogo de búzios, etc. não fazem por menos. Hoje em dia não há produto que não tenha, além dos comunicadores remunerados, outros absolutamente gratuitos, e estes são maioria. Todo mundo anuncia alguma coisa, e a camiseta é o cartaz na pele. Sendo de notar que há tendência para anunciar até no bumbum. Mas este é um ramo ainda experimental. [...] Não há mais condições para gravar palavras eternas em muros de catedral. Hoje estampam-se recados em camisetas descartáveis. Como esta crônica. ANDRADE, Carlos Drummond de. O que dizem as camisetas.
In: Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987. Adaptado. Glossário
Reumatismo – denominação de enfermidades que causam inflamação e dores nas articulações e nos músculos.
Balaço – tiro de bala.
Eczema – anormalidade da pele que se caracteriza por reação alérgica inflamatória, com formação de vesículas e crostas.
Remunerado – que recebe remuneração, salário.
Enunciado:
De acordo com o texto, o uso de algumas camisetas pode
- História | 2.2 Período Regencial
(ACAFE) A fase histórica do Brasil conhecida como Período Regencial foi de 1831 com a abdicação de D. Pedro I até o final de 1840, quando Pedro de Alcântara assumiu o trono do Império do Brasil.
Acerca do período regencial é correto afirmar, exceto:
- Matemática - Fundamental | 09. Subtração
No jantar, o restaurante recebeu no início da noite 32 clientes. 18 foram embora e, em seguida, chegaram mais 15 clientes. Até esse momento, quantos clientes estão no restaurante?
- Geografia - Fundamental | 07. As atividades econômicas
Para que possamos vestir uma blusa bem quentinha feita de lã é preciso muito trabalho, que começa com a criação de ovelhas para retirar delas a matéria-prima necessária para a fabricação da blusa. Quando as ovelhas estão bem peludas, cortam-se os pelos e com eles é tecida a lã que posteriormente será usada para confeccionar a blusa. Nem sempre percebemos esse trabalho, pois já estamos acostumados a comprar o que precisamos sem pensar em como ele foi feito para chegar até nós.
Texto do autor.
(A) Descreva o que é necessário fazer para se obter uma blusa de lã.
(B) Explique o que matéria-prima.
- Matemática - Fundamental | 5.1 Ângulos e Operações
Cada ponteiro do relógio percorre um ângulo de 30 graus quando vai de um número até o número seguinte, como indicado na figura.
Quantos graus percorre um ponteiro quando vai do 1 até o 8?