Você aprendeu que planta baixa é o desenho reduzido de uma área pequena ou de uma construção observada a partir da visão vertical. Observe a planta baixa da escola da turma do Luan.
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que contém informações corretas sobre a escola de Luan.
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A respeito do processo representado na ilustração, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A proteína é produzida ainda no núcleo celular.
( ) O RNA formado durante a etapa 1 é um RNAt..
( ) Em 1, está ocorrendo a transcrição e, em 2, a tradução.
( ) Em 1, ocorre a separação das cadeias nucleotídicas do
DNA para que o RNA seja sintetizado
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a: - Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
A compra da remota Ilha da Groenlândia proposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, pode soar estranha. Afinal, trata-se do território menos povoado da Terra, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados – mais ou menos um quarto da área do Brasil – e apenas 57 mil habitantes.
(Disponível em: noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/22/por-que-remota-groenlandia-interessa-tanto-aos-eua-e-a-china.htm.)
Ponderando a dimensão e o alcance geopolítico do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A região ártica inclui territórios pertencentes ao Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.
2. Os Estados Unidos possuem uma estratégia já consagrada de atuação na região ártica, construída a partir da aquisição do Alasca junto ao Império Russo em 1867.
3. A Rússia é o país com maior presença no Ártico e o melhor preparado para enfrentar as severidades da região.
4. Os efeitos do aquecimento global se manifestam no Ártico e o derretimento do gelo está permitindo um acesso mais fácil à região, chamando a atenção das nações árticas sobre ganhos e perdas potenciais a alcançar.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de:
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Os planetas são corpos celestes que orbitam ao redor do sol, e são objetos fascinantes para estudo da astronomia e astrofísica. Alguns dos planetas do nosso sistema solar têm características únicas e curiosas, como Júpiter, que tem uma grande mancha vermelha do tamanho da Terra, ou Saturno, que tem anéis brilhantes ao seu redor. A história do estudo dos planetas é rica em descobertas e avanços, desde a antiguidade até a era moderna, com telescópios avançados e sondas espaciais. Vamos agora testar o conhecimento sobre esse tema com algumas questões.
Qual é o maior planeta do nosso sistema solar?
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. No princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por Numa Pompílio, o segundo rei de Roma.
Até Júlio César reformar o calendário local, os meses eram lunares, mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designadas pelas estações O descompasso de dez dias por ano fazia com que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado. Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças de que Quinctilis e Sextilis deram origem aos meses de julho e agosto.
Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br Acesso em: 8 dez. 2018.
Considerando as informações no texto e aspectos históricos da formação da língua, a atual escrita dos meses do ano em português