Leia o poema de Roseana Murray, que retrata uma profissão de antigamente:
O lambe-lambe
lambe o tempo
(como se o tempo fosse
uma bala, um doce)
e vai pregando seus retratos.
No canto da praça
um velho, um menino,
lado a lado
o mesmo desbotado sorriso.
Atrás do pano preto
o lambe-lambe
e seus misteriosos pensamentos:
onde foi parar a moça
que ele fotografou um dia?
A moça rasgou seu coração
como uma velha fotografia
e partiu junto ao vento.
Num canto da praça
o lambe-lambe
e sua estranha alegria.
MURRAY, Roseana. Artes e Ofícios.5.ed.São Paulo: Editora FTD, 1995.p.5 (Falas poéticas).
O lambe-lambe apresentado no poema exercia a profissão de
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SUERTEGARAY, D. M. A. (Org.) Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: EdUFRGS. 2003 (adaptado)
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Land of all peoples
Paraná has approximately 10 million inhabitants. It is the 6th most populous state, with 5.6% of the total Brazilian population and 38% of the population of the southern region. Its demographic density is 47.98 inhabitants per km2 .
A melting pot of several ethnic groups, Paraná is known as the "land of all peoples". The state has welcomed immigrants from the most diverse parts of the world: Poles, Italians, Ukrainians, Japanese, Germans, Spaniards, Dutchmen, Frenchmen, Syrians, Lebanese, Englishmen and Israelis.
They have contributed to the state's social and cultural structure, substantially influencing its everyday language, its oral and written literature, its religious celebrations, its cooking habits and many other social activities. To this day, that rich ethnic variety is carefully preserved and even developed further, giving Paraná a rather unique human typology.SECRETARIA DE ESTADO DA INDÚSTRIA, DO COMÉRCIO E ASSUNTOS DO MERCOSUL. Paraná, a state of opportunity.
No trecho extraído de um catálogo informativo sobre o Estado do Paraná, percebe-se que seus autores têm a intenção de:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base:
Enunciado:
Ligue cada objeto à caixa onde ele deve ser guardado
- Geografia | 5.3 Urbanização
[1] Tornou-se costume desdobrar a cidadania em
direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria
aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos
[4] incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos
direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos
seriam não cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis
[7] são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na
garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o
[10] pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a
inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso
a não ser pela autoridade competente e de acordo com as
[13] leis, de não ser condenado sem processo legal regular.
É possível haver direitos civis sem direitos políticos. Estes se
referem à participação do cidadão no governo da sociedade.
[16] Seu exercício é limitado a parcela da população e consiste na
capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar
partidos, de votar, de ser votado. Finalmente, há os direitos
[19] sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se
os direitos políticos garantem a participação no governo da
sociedade, os direitos sociais garantem a participação na
[22] riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao
trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A
garantia de sua vigência depende da existência de uma
[25] eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Em
tese, eles podem existir sem os direitos civis e, certamente,
sem os direitos políticos.
José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.
A partir das informações do texto, julgue o item.
Na década de 60 do século XX, o governo federal dos Estados Unidos da América, pressionado pelo movimento negro, promulgou o Ato dos Direitos Civis, que tornava nulos os principais mecanismos de segregação racial até então vigentes nas legislações estaduais.
- Física
O airbag e o cinto de segurança são itens de segurança presentes em todos os carros novos fabricados no Brasil. Utilizando os conceitos da Primeira Lei de Newton, de impulso de uma força e variação da quantidade de movimento, analise as proposições.
I. O airbag aumenta o impulso da força média atuante sobre o ocupante do carro na colisão com o painel, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
II. O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo assim a força média atuante sobre ele mesmo na colisão.
III. O cinto de segurança impede que o ocupante do carro, em uma colisão, continue se deslocando com um movimento retilíneo uniforme.
IV. O cinto de segurança desacelera o ocupante do carro em uma colisão, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
Assinale a alternativa correta: