Leia o texto e faça o que se pede na questão.
Hoje é dia de colocar fertilizantes naturais na horta da vovó.
O que Pedro e Alexandre podem misturar à terra da horta? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto I
Sem Barra
Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai da fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga!
José Paulo Paes
Disponível em: < =http://goo.gl/stJpJo>. Acesso em: 17 de mar. 2014.
Texto II
A CIGARRA E A FORMIGA
Tendo a cigarra em cantigas
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema
Na tormentosa estação.
Não lhe restava migalha
Que trincasse, a tagarela
Quis valer-se da formiga
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brio,
Algum grão com que manter-se
Té voltar-se o aceso estio.
"Amiga – diz a cigarra –
Prometo à fé d'animal.
Pagar-vos antes de agosto
Os juros e o principal."
A formiga nunca empresta,
Nunca dá, por isso junta.
"No verão em que lidavas?"
À pedinte ela pergunta.
Responde a outra: "Eu cantava
Noite e dia, a toda hora."
– Oh! bravo, torna a formiga;
Cantavas? Pois dança agora!
Jean de La Fontaine (1621-1695), poeta e fabulista francês. Tradução de Bocage.
Disponível em: <http://goo.gl/qIwNrU>. Acesso em: 17 mar. 2014.
A ironia o modo de expressão que consiste em dizer o contrário do que realmente se pensa, com a intenção de ridicularizar. O autor do Texto II usa desse recurso nos versos: “Cantavas? Pois dança agora!”. Explique qual é o efeito de sentido evidenciado pela ironia.
- Ciências - Fundamental | 03.3 Ecossistemas
Leia o texto a seguir sobre árvores e habitats para responder à questão.
Árvores e Habitats
Já ouviu falar em habitat? Sabe o que é? É muito fácil... Habitat é o local onde o animal ou a planta encontra alimento, abrigo e condições ambientais favoráveis para viver. Podemos até dizer que representam a casa dos animais.
Há diversos tipos de habitat: desertos, geleiras, lagos e oceanos, mas há um determinado habitat que é muito, mais muito importante para milhares de animais: são as florestas, onde há grande quantidade de árvores. Quer saber por quê?
É muito simples: há animais que encontram nas árvores o melhor local para viver, porque nelas há alimento, abrigo e clima favorável. Esses animais constroem casas bem confortáveis nos troncos das árvores e nem precisam ir muito longe para buscar alimento.
Fonte: Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/arvores-e-habitats.html>. Acesso em: 20 out. 2012.
As árvores são seres vivos que fornecem alimentos para alguns animais que encontram nelas o melhor local para viver. Mas, e as árvores, como conseguem o seu alimento?
- Arte - Fundamental | 01.4. Máscaras
Materiais:
- Máscaras confeccionadas pelos alunos (conforme orientação do material didático)
Desenvolvimento:
- Após o estudo sobre o teatro grego bem como da construção das máscaras pelos alunos, dividir aleatoriamente a turma em grupos. Estes grupos poderão ser maiores com um número de seis alunos, por exemplo.
- O professor pedirá aos alunos que observem bem as máscaras dos colegas:
– Quais os sentimentos a máscara desperta no grupo?
– Que tipo de personalidade a máscara carrega? (Alegre, triste, raiva, determinação, seriedade,etc)
- A partir dessa conversa (da qual o professor deverá participar, acompanhando grupo a grupo, mesmo que demande mais de uma aula!), pedir aos alunos que construam uma breve história envolvendo os personagens que surgiram inspirados pelas máscaras a fim de que possam apresentá-la no formato de um teatro.
- A elaboração do texto poderá demandar tempo e deve ter o acompanhamento do professor.
- Após o término da composição do texto, os alunos passarão aos ensaios e à apresentação.
Observações:
- Conforme a maturidade da turma, poderão ser pensadas as hipóteses de cenário e figurino.
Referência:
- Sobre a origem do Teatro Grego e sua ligação com o deus grego Dionísio:
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/190350
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Parecia a gravação de um episódio do CSI. Para produzir as imagens desta nossa reportagem de capa, deslocamos para Brasília uma equipe composta de repórter, editor, fotógrafo e maquiador a fim de acompanhar de perto o trabalho dos profissionais do Instituto de Criminalística do Distrito Federal. Com outro time em campo, fizemos o mesmo em São Paulo. Durante as sessões de fotos, uma parafernália de câmeras, holofotes e elementos de cena misturavam-se aos equipamentos ultramodernos dos peritos, dando a impressão de que estávamos diante de uma produção hollywoodiana. E esses profissionais de fato se assemelham mais aos personagens de séries como CSI ou Bones do que com aquela desgastada imagem que temos acerca de funcionários públicos. São eles os responsáveis pela resolução de alguns dos crimes mais enigmáticos do Brasil, a exemplo do caso da menina Isabella Nardoni, atirada pela janela de um prédio em São Paulo pelo próprio pai, há dois anos; da adolescente Maria Cláudia Del’Isola, morta a golpes de pá pelo caseiro e pela empregada em 2004, em Brasília; e de Suzane von Richthofen, acusada de assassinar pai e mãe com a ajuda do namorado numa mansão em São Paulo, em 2002.
Trata-se de uma equipe jovem (a média de idade é 30 anos), bem remunerada (os salários vão de R$ 3 mil a R$ 18 mil) e muito inteligente (boa parte dos peritos ostenta, além de diplomas, mestrados e cursos específicos em respectivas áreas). E não é tarefa fácil fazer parte do grupo. Os interessados precisam passar por um verdadeiro vestibular de conhecimentos teóricos e práticos, não raro mais concorridos do que muitas faculdades de medicina. Uma vez aprovados, aprendem a lidar com os equipamentos mais modernos do mundo no que diz respeito à investigação criminalística. Mas não se trata de uma profissão glamorosa, como muitas vezes a TV nos dá a impressão. O dia a dia desse pessoal envolve sangue, cadáveres e violência. Um trabalho duro, mas alguém tem de fazê-lo.
Ricardo Moreno,
Diretor de Redação.
(GALILEU, abril de 2010, n⁰ 255. p. 06)
Há, no texto, vários elementos que descrevem a construção da reportagem da capa. Isso pode ser comprovado:
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Leia o texto a seguir, que trata das características de um determinado grupo de invertebrados.
Possuem esqueleto interno e pés ambulacrários, utilizados na locomoção. Evolutivamente é o grupo mais próximo dos cordados. São exclusivamente marinhos e podem viver fixos a substratos ou ainda nadar, rolar ou rastejar no fundo do mar. Alguns são carnívoros; outros são herbívoros (alimentam-se de algas) e saprófagos (alimentam-se de seres mortos). Há ainda os que são filtradores e um grupo que raspa algas (herbívoros) e corais e esponjas (carnívoros).
Assinale a alternativa que cita representantes do grupo caracterizado no texto acima.