Durante nossos estudos descobrimos que a Lua é um satélite natural do nosso planeta, ela gira em torno da Terra e por isso pode ser vista no céu de diferentes formas que denominamos fases da lua. As fases da lua são: Minguante, Nova, Crescente e Cheia.
Observe as imagens a seguir e marque a alternativa que corresponde à lua crescente.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
Maíra está começando a organizar sua festa de aniversário de 30 anos. Ela vai convidar muitos amigos e familiares e calculou mentalmente quantos convidados seriam, no total, contando adultos e crianças. Sua lista tem 28 crianças e 147 adultos. Veja como Maíra está pensando para calcular:
Qual número completa o espaço representado por
no cálculo mental que Maíra está fazendo para descobrir o número total de pessoas que convidará para sua festa?
- Geografia - Fundamental | A. Processo de Urbanização no Brasil
Chamamos de megalópole uma área onde ocorreu a conurbação, ou seja, a união das malhas urbanas das cidades que se localizam próximas umas das outras, a ponto de não se saber onde começa uma cidade e termina a outra. São exemplos de metrópoles conurbadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
No ponto P, localizado no interior de uma nuvem, o campo elétrico tem direção vertical e sentido para baixo, conforme indicado na figura.
Devido a esse campo elétrico, uma gotícula de água localizada no ponto P e eletrizada com carga negativa fica sujeita à ação de uma força vertical para
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Fábula sempre faz a gente pensar...
O Galo e a Raposa
No meio dos galhos de uma árvore bem alta um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou a galo dizendo:
- Oh! meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
- Bem – disse o galo – acho que estou vendo uma matilha ali adiante.
- Nesse caso acho melhor eu ir embora – disse a raposa.
- O que é isso prima? – disse o galo. – Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros nesses tempo de paz ?!
- Não, não é medo – disse a raposa - mas... e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?
Moral: Cuidado com as amizades muito repentinas
(Fábulas de Esopo. Trad. Heloisa Jahn. São Paulo, companhia das Letrinhas, 1999. p. 22)
A autora queria dizer, com a moral "Cuidado com as amizades muito repentinas", que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: 9716349
Texto para a questão Vocabulário brasileiro: Culturas africanas influenciaram nosso idioma Heidi Strecker O português que falamos no Brasil tem muitas palavras de origem africana, você sabia? Isso acontece porque – principalmente durante o período colonial – os negros foram trazidos da África como escravos, para trabalhar na lavoura. Os africanos trouxeram consigo sua religião – o candomblé – e sua cultura, que inclui as comidas, a música, o modo de ver a vida e muitos dos seus mitos e lendas. Trouxeram ainda – é claro – as línguas e dialetos que falavam. Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitos vocábulos que nós usamos frequentemente vieram desses idiomas. Quer exemplos? "Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"... Outras palavras do português falado no Brasil também têm raízes africanas. Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba). Palavras como "acarajé", "gogó", "jabá" e muitas outras passaram a fazer parte do nosso vocabulário, foram incorporadas à nossa cultura. Em geral, trata-se de nomes ligados à religião, à família, a brincadeiras, à música e à vida cotidiana. [...] A verdade é que hoje a gente usa tantas palavras africanas que nem repara em sua origem. Quer ver? O que seria do Brasil sem o "samba"? E tem mais: "cachaça", "dendê", "fuxico", "berimbau", "quitute", "cangaço", "quiabo", "senzala", "corcunda", "batucada", "zabumba", "bafafá" e "axé". Para quem não sabe, "bafafá" significa confusão. E "axé" é uma saudação com votos de paz e felicidade. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/vocabulario-brasileiro-culturas-africanasinfluenciaram-nosso-idioma.htm?>. Acesso em: 26 out. 2017.
Enunciado:
De acordo com o texto é correto afirmar que