Cientistas da Austrália descobriram um meio de produzir roupas que se limpam sozinhas. A equipe de pesquisadores usou nanocristais de dióxido de titânio (TiO2) que, sob ação da luz solar, são capazes de decompor as partículas de sujeira na superfícies de um tecido. O estudo apresentou bons resultados com fibras de algodão e seda. Nesses casos, foram removidas manchas de vinho, bastante resistentes. A nano camada protetora poderá ser útil na prevenção de infecções em hospitais, uma vez que o dióxido de titânio também mostrou ser eficaz na destruição das paredes celulares de microrganismos que provocam infecções. O termo nano vem da unidade de medida nanômetro, que é a bilionésima parte de 1 metro.
Veja. Especial Tecnologia. São Paulo: Abril, set. 2008 (adaptado).
A partir dos resultados obtidos pelos pesquisadores em relação ao uso de nanocristais de dióxidos de titânio na produção de tecidos e considerando uma possível utilização dessa substância no combate às infecções hospitalares, pode-se associar que os nanocristais de dióxido de titânio
Questões relacionadas
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UERN)
O laser é um equipamento que amplifica a luz por meio da emissão estimulada de radiação. No laser de neodímio,60Nd144, elétrons de íons desse elemento químico são excitados por uma lâmpada tipo flash, como mostra a ilustração. No retorno, esses elétrons ficam estacionados em um nível de energia intermediário, onde permanecem por alguns segundos. Por um artifício, são forçados a retornar simultaneamente para o estado fundamental, em um processo denominado emissão estimulada de radiação. Por esse processo, pode-se obter um feixe de luz de alta intensidade e de frequência bem definida, chamado laser.
A partir dessas considerações sobre o laser de neodímio, é correto afirmar:
- Física | 2.6 Hidrostática
As bombas são muito úteis em residências que possuem poços ou cisternas, disponibilizando o acesso mais fácil à água. Em uma fazenda, onde a captação no poço está a 4 m do ponto de fixação da bomba, a caixa d´água deve ser posicionada cuidadosamente para que a bomba consiga cumprir sua tarefa. A bomba instalada possui em suas especificações uma pressão máxima de operação no valor de 2 Pa desde o ponto de captação até o nível da caixa d´água. A figura a seguir representa o sistema citado.
No processo de sucção, as forças dissipativas entre o fluido e o cano podem ser consideradas desprezíveis e a densidade da água do poço vale 1 kg/L. Considere que a pressão atmosférica e a aceleração gravitacional locais são iguais a 105 Pa e 10 m/s², respectivamente.
Para que a bomba cumpra sua função, a altura máxima H, em metro, deve ser igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
No primeiro quadrinho, o segundo e o terceiro períodos manifestam o pensamento da personagem, respectivamente, por meio de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia a letra da música a seguir com atenção para responder à questão.
Direito da Criança
Criança tem direito a se alimentar
Criança tem direito a se educar
Saúde é preciso, precisa cuidar
E todas as crianças têm direito a um lar
Criança tem direito pra se respeitar
Não pode no papel esse direito ficar
E o mundo inteiro tem que entender
Que o direito da criança é pra valer
Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração refrão:
Já é a hora de mudar
Com os direitos da criança
Não é pra se brincar MARAVILHA, Mara. Direito da criança. Single.1992.
Enunciado:
Releia outra parte da música:
“[...] Futuro do mundo
Não pode sofrer nenhum tipo de agressão
Criança amada
Só tem carinho e amor no coração [...]”
MARAVILHA, Mara. Direito da criança. Single.1992.
Em 1992, quando a música Direito da Criança foi escrita, havia a preocupação em proteger as crianças de todo tipo de agressão.
Essa preocupação permanece atualmente? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia-a e observe-a com atenção.
Gabriel Chalita
Bullying: a solução é o diálogo e o bom exemplo
O Bullying é um tema que tem sido discutido cada vez mais em escolas do Brasil e do mundo. O termo compreende vários tipos de agressões entre crianças, jovens e até mesmo entre adultos. Essas agressões não são apenas físicas, mas também psicológicas, como colocar apelidos, humilhar, discriminar, isolar, intimidar, fazer sofrer, ofender, aterrorizar, assediar, roubar, dominar.
De acordo com o membro da Academia Paulista de Letras, professor universitário [...], Gabriel Chalita, o bullying é prejudicial porque marca a vida da pessoa para sempre.
Chalita ainda orienta que, para evitar este mal, é fundamental a participação dos pais, tendo em vista que, na maioria dos casos, o bulliyng é praticado por crianças e jovens em idade escolar. Diálogo, orientação e bons exemplos são as dicas do professor para resolver este problema.
TV Canção Nova – O que é bullying?
Chalita – A definição mais fácil para bullying é uma agressão à alma, é um ato de covardia que se faz repetidamente contra uma criança, um adolescente, contra um jovem. Por exemplo, uma criança que sofre preconceito na sala de aula porque é negra, gorda, é mulher ou homem; um preconceito porque alguém é estrangeiro ou tem dentes feios, mau hálito ou é pobre. O bullying, às vezes, é até um tipo de "brincadeira", mas uma brincadeira covarde, pois é sempre o mais forte fazendo com que o mais fraco sofra numa relação de sala de aula ou profissional.
TV Canção Nova – Esta prática é prejudicial às crianças?
Chalita – Ele é prejudicial porque marca a vida da pessoa para sempre. Há muitos casos de jovens, em muitos países do mundo, que se matam por causa do bullying, como essas histórias americanas de um jovem que entra no teatro e mata outros jovens e depois se mata. Isso é um tipo de culminância do bullying. É alguém que não aguentava mais sofrer, por isso acabou matando outras pessoas e destruindo a própria vida.
TV Canção Nova – Quais são os tipos mais comuns?
Chalita – Os tipos mais comuns são as brincadeiras; os pequenos tapas. É um menino que não joga bola muito bem e todo mundo bate na cabeça dele. O obeso também sofre muito na escola, pois há até uma brincadeira em que a pessoa [obesa] senta e todos se levantam, como se fosse uma gangorra. Uma fofoca em que os meninos inventam alguma coisa e todo mundo fica olhando de uma forma estranha para alguém. Esses são os tipos mais comuns, mas há situações complexas que são os de violência propriamente dita. Hoje, há um tipo de bullying chamado cyberbullying, ou seja, as pessoas fazem uma filmagem ou, às vezes, uma montagem de alguma coisa ruim da vida de alguém e coloca na internet. Todos começam a ver cenas, que, muitas vezes, não são verdadeiras, mas que destroem a imagem de quem foi vitimizada na internet.
TV Canção Nova – O que o senhor acha que está faltando na educação de nossas crianças?
Chalita – As famílias não estão cumprindo o papel delas. Se houvesse diálogo nas famílias, se os pais orientassem os filhos... mais do que isso, se eles dessem bons exemplos a seus filhos isso não aconteceria. Muitas vezes, as palavras comovem, mas são os exemplos que arrastam, como diz o ditado. Então, se o pai e a mãe têm uma postura correta, digna, nobre, eles ajudam os filhos a ter valores. Pais religiosos que rezam e conversam juntos ajudam a acabar com o bullying tanto do agressor quanto da vítima. O problema da vítima do bullying ocorre quando ela não conta o que está acontecendo, porque tem medo dos pais; não tem diálogo em casa. Então, é algo que precisa acontecer dos dois lados: a pessoa não agride, porque aprende em casa que não deve agredir; e o outro não é uma vítima calada que sofre sozinha, porque pode contar com a amizade dos pais.
TV Canção Nova – Essa prática pode marcar a vítima durante toda a vida?
Chalita – Sim, por isso é importante que os pais percebam as reações de seus filhos. Observar se o filho gostava de ir à escola, mas já não gosta mais; se a filha, que era muito participativa, agora fica quieta, tímida. Se o filho está escondendo alguma coisa, isso quer dizer que algo estranho está acontecendo na vida deles. Para termos uma idéia do elemento assustador que é o bullying, hoje, há um relato, nos países que fizeram uma pesquisa sobre este assunto, de que 40% das crianças, em idade escolar, sofrem desse mal. Quase metade da população escolar passa por isso. Daí a importância do tema e dos pais estarem bem preocupados em como orientar seus filhos para que eles não sofram as consequências do bullying.
TV Canção Nova – Uma criança que pratica o bullying na infância pode se tornar um adulto agressivo e violento?
Chalita – Uma criança que sofre de bullying ou o pratica aprende a bater. Fiz uma pesquisa sobre esse assunto e muita gente respondeu que era um agressor do bullying. E como eles começaram a ser agressores? Há um caso em que o filho chegou para o pai, em casa, e disse que apanhou na escola. Daí, este pai deu uma surra nele para ele aprender a ser homem, porque homem não apanha. A partir disso, a criança começou a bater nos colegas, na escola, para contar ao pai que, agora, ele batia e não apanhava mais. Então, veja como o mau exemplo destrói a pessoa para a vida toda. Ele chegou a ser preso por agressão, lesão corporal dolosa, quase foi condenado por tentativa de homicídio por causa de uma coisa que aprendeu na infância. Temos que tomar cuidado, porque a criança é como uma esponja. Se você coloca uma esponja numa água limpa, ela vai sugar coisas boas e limpas; mas, numa água suja, ela vai sugar sujeira.
TV Canção Nova – Você acredita que a maioria das pessoas foram influenciadas pelo bullying?
Chalita – Sim, porém não conhecíamos muito sobre isso. Parece que é normal, mas ele começou a ser estudado na década de 70 na Noruega. No Brasil, faz cinco que se estuda bullying. Há muitas pessoas que são tímidas e não conseguem falar em público, porque têm medo de se expor. As pessoas têm sérios problemas por causa de coisas que sofreram na escola. Eu acho que as vítimas de bullying precisam se libertar disso. Nós devemos prevenir para que outras pessoas não sofram a mesma coisa. Educação, já dizia Dom Bosco, é a arte do coração. Se educarmos com amor, não existirá bullying nem preconceito; não existirá discriminação, maldade. Quem ama cuida; quem ama prepara alguém para a vida.
TV Canção Nova, 15/12/2008: www.cancaonova.com
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=929 – 21/5/2010 – adaptado.
Segundo a resposta do entrevistado, Professor Gabriel Chalita, o que mais dificulta a educação de algumas crianças brasileiras, causando problemas no efeito bullying, é, principalmente,