A imagem a seguir mostra uma variedade de formas da superfície terrestre.
O conjunto das formas representado na imagem recebe o nome de
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
Um moedor de cana de açúcar é uma máquina composta de um cilindro moedor que trabalhando em conjunto com um sistema de engrenagens conseguem espremer o caule da cana de açúcar, extraindo o caldo doce usado nos engenhos e nas usinas de açúcar e álcool. Um dos sistemas de engrenagens de um moedor é composto de três engrenagens com diferentes raios, como é mostrado na figura a seguir.
Para que o sistema funcione adequadamente as engrenagens A, B e C devem possuir 16 dentes, 12 dentes e 8 dentes, respectivamente e uma manivela deve ser conectada à engrenagem A. Um operário consegue girar a manivela efetivando 15 voltas a cada minuto e assim acionar a engrenagem C conectada no mesmo eixo do cilindro moedor.
Quando está funcionando adequadamente qual a frequência, em Hertz, com que o cilindro moedor gira?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Texto base: A questão refere-se à propaganda de divulgação do carro da Chevrolet, Celta, pelo personagem Cebolinha – revistas em quadrinhos do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. Leia-a e observe-a com atenção.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://infoco5pp.files.wordpress.com/2009/05/i- – 31/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
A fala do personagem Cebolinha, para divulgar o carro, associa, de acordo com o efeito de sentido dessa comunicação
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
Leia o texto que foi escrito pelo Daniel Munduruku, um escritor indígena com 45 livros publicados e que já recebeu diversos prêmios no Brasil e no Exterior. Uma das lembranças mais agradáveis que tenho da minha infância é a de meu avô ensinando-me a ler. Mas não ler as palavras dos livros, e, sim os sinais da natureza, sinais que estão presentes na floresta e que são necessários saber para poder nela sobreviver. Meu avô se deitava sobre a relva e começava a nos ensinar o alfabeto da natureza: apontava para o alto e nos dizia o que o voo dos pássaros queria nos informar. Outras vezes, fazia questão de nos ensinar o que o caminho das formigas nos dizia. [...] Fazia isso nos contando histórias das origens das estrelas, do fogo, dos rios. Ele sempre nos lembrava que, para ser conhecedor dos mistérios do mundo, era preciso ouvir a voz carinhosa da mãe-terra, o suave murmúrio dos rios, a sabedoria antiga do irmão-fogo e a voz fofoqueira do vento, que trazia notícias de lugares distantes. Hoje, pensando naquele tempo, sinto que a sabedoria dos povos indígenas está além da compreensão dos homens e mulheres da cidade. Disponível em:< http://pib.socioambiental.org/pt/c/iniciativas-indigenas/autoria-indigena/a-escrita-e-a-autoria-fortalecendo-a-identidade>. Acesso em: 30 abr. 2015. O texto revela alguns aspectos da relação dos índios com a natureza.
A) O que se pode destacar a respeito da relação dos indígenas com os ambientes naturais em que vivem?
B) Os homens e mulheres da cidade, muitas vezes, mantêm uma relação diferente da dos indígenas no que se refere à natureza. Que diferenças são essas?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
.
In Brazil we celebrate Arbor Day in:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
The camping trip
Look”, says Mom. “There’s a campsite in Upton.”
“Great!” says Dad. “Let’s go there.”
They look for the camping things.
“Where’s my sleeping bag?” asks Tom.
“It’s in the cupboard”, says Mom.
“Where’s the stove?” asks Dad.
“It’s in this drawer,” says Mom.
“Where’s the tent?” asks Dad.
“I don’t know”, says Mom.
Mom finds the tent under the stairs.
“Here it is!” she says.
[...]
Glossary
To look for – procurar.
Cupboard – armário.
Drawer – gaveta.
Stairs – escadas.
Here it is – aqui está.
According to the text, what camping items does the family take to the trip?