Veja o número do apartamento de Jussara.
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Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT) Helicobacterpylori(H. pylori) é um bacilo em forma de espiral, Gram-negativo, que é encontrado na mucosa que reveste o estômago humano e tem sido associado com diferentes doenças digestivas. A bactéria foi identificada pela primeira vez por Marshall e Warren, em 1983, na Austrália, descoberta que lhes conferiu o prêmio Nobel em Medicina e Fisiologia, em 2005. Após sua identificação, o micro-organismo tem sido verificado, em diferentes partes do mundo, em 50% ou mais da população mundial. A infecção por H. pylorié adquirida predominantemente na infância, antes dos 10 anos de idade. O baixo nível socioeconômico e suas consequências naturais, como más condições de habitação e higiene, são hoje considerados os principais facilitadores para aquisição da infecção pelo H. pylori. A transmissão parece ocorrer de pessoa a pessoa. Há dúvidas se a transmissão ocorre por via oral-oral, fecal-oral ou ambas.
(HELICOBACTER..., 2015)
Um dos problemas que a H. pyloripode causar no organismo é a:
- Matemática | 3.6 Exponencial
(FUVEST 2012 1ª FASE) Uma substância radioativa sofre desintegração ao longo do tempo, de acordo com a relação m(t) = ca-kt, em que a é um número real positivo, t é dado em anos, m(t) é a massa da substância em gramas e c, k são constantes positivas. Sabe-se que m0 gramas dessa substância foram reduzidos a 20% em 10 anos.
A que porcentagem de m0 ficará reduzida a massa da substância, em 20 anos?
- Matemática | 15.2 Reta
Em um plano cartesiano, seja o triângulo de vértices A(3, 8), B(1, –2) e C(7, –2). A reta suporte da altura desse triângulo, relativamente ao ponto A, intersecta o lado BC no ponto
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais necessários
- Papel com gramatura alta, tamanho A3. Uma folha para cada criança.
- Pratinhos de plástico, tipo festinha infantil.
- Pedaços de barbante. Um para cada cor que as crianças usarão, por grupo.
- Tinta guache ou artesanal (feita com antecedência, seguindo as receitas fornecidas no manual do livro ou outras, nas cores que as crianças quiserem).
- Pincéis largos que serão usados para ajudar a embeber os fios de barbante com tinta.
- Panos para limpeza.
- Potes com água.
Procedimentos
1 º.O professor já deve ter trabalhado com as crianças, algumas possibilidades de exercitar a pincelada com materiais diferentes. Também retome as informações e uma breve discussão sobre pintura abstrata.
2 º.Apresentar a atividade sugerida com bastante entusiasmo, mostrando a técnica de pintura com barbante como uma atividade divertida e livre, que solta à criatividade e dá liberdade ao nosso traço. Explicar que com o barbante daremos “pinceladas” diferentes e usaremos uma forma nova de pintar como Pollock. As crianças devem se sentar em grupos. No meio da mesa coloque os pratinhos com um pouco de tinta em cada um. Coloque também os pincéis e ensine a técnica que consiste em ir mergulhando o barbante na tinta e com a ajuda do pincel ir embebendo-o nas cores. Permanecer segurando uma ponta que não deve ser colocada na tinta. Depois, colocar o barbante molhado no papel e ir dando voltas nele, hora arrastando, hora batendo de leve com ele dobrado, hora apertando o barbante com os dedos.
3 º.Deixe que as crianças trabalhem livremente até cobrir o espaço do suporte. Incentive-as a usar todas as cores.
4 º.Após terminar o trabalho e a secagem completa das folhas, coloque tudo em exposição. Guarde os barbantes coloridos para aproveitar em uma nova atividade ou na decoração da exposição.
Disponível em: <https://aprendendoebrincando.wordpress.com/2013/07/03/pintura-com-barbante/>. Acesso em: 11 dez. 2015.
- Matemática - Fundamental | 06. Porcentagem e Juros
O pai de André vai fazer uma compra no valor de R$ 4.000,00 usando o que tem depositado na caderneta de poupança, que está rendendo 1% ao mês. Ele perguntou a André, do ponto de vista financeiro, qual plano de pagamento seria mais vantajoso:
- Pagamento à vista de R$ 4.000,00 ou
- Pagamento em duas prestações iguais a R$ 2.005,00 cada, sendo que uma dessas prestações seria paga no ato da compra e a outra após um mês.
André é um aluno muito estudioso e, analisando o problema, propôs a solução mais adequada.
Seu pai ,orgulhoso, prometeu a ele um prêmio:
O dinheiro economizado com a solução proposta.
André e seu pai deram boas gargalhadas quando André mostrou o valor que ganharia.
Calcule quanto André ganhou de seu pai.