A charge remete ao contexto do movimento que ficou conhecido como Diretas Já, ocorrido entre os anos de 1983 e 1984. O elemento histórico evidenciado na imagem é:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Um pássaro situado num poste de luz a 9 metros de altura em relação ao solo faz um mergulho parabólico e em três segundos atinge o solo, pega um inseto e logo em seguida faz outro voo parabólico, atingindo uma altura máxima de 8 metros, descendo novamente ao solo, para pegar outro inseto.
Um matemático que observava todo o movimento desse pássaro esboçou o gráfico da sua altura H, em metros, em função do tempo x, em segundos, representado a seguir:
Após alguns cálculos, o matemático descobriu a função
que representava a altura H, em metros, desse pássaro, em função do tempo x, em segundos, e que os coeficientes m, n e p seriam facilmente determinados com os dados do gráfico representado anteriormente.
O valor da soma dos coeficientes m + n + p é um número
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O consumo de água na residência de Ademar e o custo desse consumo são grandezas que se relacionam conforme mostra o gráfico.
Analisando as informações contidas no gráfico, é possível concluir que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os maias possuíam dois calendários, sendo um relacionado a vida religiosa e outro que seguia os eventos da agricultura. Chamado pelos maias de Tzolkim, o calendário religioso possuía um ano composto por 260 dias, dividido em 13 meses (cada mês tinha 20 dias). Esse calendário era orientado pela Lua. Repleto de previsões astrológicas, este calendário estava ligado ao período de gestação dos seres humanos. Os maias acreditavam que este calendário tinha o poder de orientar e reger a vida pessoal (amor, família, trabalho, saúde, etc.) dos indivíduos. Os maias chamavam calendário agrícola de Haab. Possuía 365 dias de acordo com o ano solar. Era dividido em 18 meses de 20 dias, além de 5 dias destinados a festas. Estava ligado aos eventos agrícolas (plantio e colheita) realizados pelos maias. Estes dois calendários não funcionavam separadamente. A cada 52 anos solares, os dois calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. A cada 3.172 anos solares ocorria o encontro do início destes dois calendários. Para os maias, este período simbolizava o recomeço de uma nova Era.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/calendario_maia.htm Acesso em: 19 de nov. 2016.
Enunciado:
a)Identifique os dois calendários maias e aponte as diferenças entre eles.
b)Por que pode-se afirmar que esses dois calendários funcionavam de forma sincronizada.
- Biologia | A. Digestão
O quilo, produto da digestão, é composto pelos nutrientes transformados em moléculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais. As substâncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, por meio das vilosidades do intestino delgado. Uma amostra de quilo retirada do intestino de uma mulher que havia almoçado mostrou-se rica em aminoácidos e glicose, portanto é possível inferir acertadamente que essa pessoa alimentou-se de:
- História | 3.5 Nova
Disponível em: http://une.org.br. Acesso em: 30 jul. 2015 (adaptado).
Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao(à)