Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De modo, uma guerra contra dois gigantes estava fardada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente ao venceria nunca.
LYNCH, J. As repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Lesle (Org).
História da América Latina: da Independência até 1870, v. III. São Paulo: EDUSP,2004
A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO) Durante a primeira fase do projeto de uma usina de geração de energia elétrica, os engenheiros da equipe de avaliação de impactos ambientais procuram saber se esse projeto está de acordo com as normas ambientais. A nova planta estará localizada a beira de um rio, cuja temperatura média da água é de 25 °C, e usará a sua água somente para refrigeração. O projeto pretende que a usina opere com 1,0 MW de potência elétrica e, em razão de restrições técnicas, o dobro dessa potência será dissipada por seu sistema de arrefecimento, na forma de calor. Para atender a resolução número 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, com uma ampla margem de segurança, os engenheiros determinaram que a água só poderá ser devolvida ao rio com um aumento de temperatura de, no máximo, 3 °C em relação à temperatura da água do rio captada pelo sistema de arrefecimento. Considere o calor específico da água igual a 4 kJ/(kg °C).
Para atender essa determinação, o valor mínimo do fluxo de água, em kg/s, para a refrigeração da usina deve ser mais próximo de
- História | 6.14 Guerra Fria
Gerações inteiras criaram-se à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade.
[...] A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial.
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995.)
A contradição entre os dois parágrafos do excerto justifica-se, pois havia
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir:
Disponível em: http://www.clicrbs.com.br. Página acessada em maio de 2010.
Em 2009, a Alemanha comemorou 20 anos da queda do Muro de Berlim. A fotografia retrata este momento: quando as autoridades assistem, atônitas, a derrubada do muro pelos cidadãos das duas Alemanhas.
ANALISE o significado deste fato histórico para a Alemanha e para a ordem política mundial.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos. A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma empresa divide o balanço anual de vendas de seus produtos em duas partes, calculando o número de vendas dos produtos ao final de cada semestre do ano. Após o balanço do primeiro semestre, foram realizadas ações de marketing para os cinco produtos menos vendidos da empresa. A tabela mostra a evolução das vendas desses produtos, do primeiro para o segundo semestre.
Produto
Número de unidades vendidas no primeiro semestre
Número de unidades vendidas no segundo semestre
I
350
600
II
1 000
1 100
III
4 000
4 500
IV
850
1 200
V
2 000
2 600
O sucesso de uma ação de marketing de um produto é medido pelo aumento percentual do número de unidades vendidas desse produto, do primeiro para o segundo semestre.
A ação de marketing mais bem-sucedida foi para o produto