Interprete o mapa a seguir e responda a questão
O mapa representa os países com acesso à Internet da forma mais barata do mundo, quanto é o custo médio mensal (em dólares) e sua respectiva velocidade. O Brasil não aparece no mapa, mas quem utiliza os provedores nacionais poderá ver o quanto pagamos caro pelas nossas conexões.
Disponível em: <http://ruixcp.blogspot.com.br/2010/09/quem-tem-internet-mais-rapida-e-mais.html>. Acesso em: 17 out. 2013.
A sigla Mbps significa Megabit por segundo. Essa é a velocidade de transmissão da Internet.
Classifique por ordem crescente os países citados no mapa de acordo com sua velocidade de transmissão da Internet.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Leia algumas informações sobre o Facebook e responda
Informações disponíveis em
http://www1.folha.uol.com.br/tec/1100680-um-terco-dos-usuarios-fica-menos-no-facebook-do-que-ha-6-meses-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 15 jun. 2012.
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/efe/2012/05/04/relatorio-aponta-que-aumentou-numero-de-perfis-falsos-no-facebook.htm. Acesso em: 15 jun. 2012.
Que fração corresponde aos usuários não falsificaram seu perfil nos Estados Unidos?
- História | Geral
(PUC-RS) Considere o texto abaixo, do medievalista Georges Duby.
“Nos cinquenta, sessenta anos que se seguiram à pandemia de 1348, e que foram sacudidos pelos ressurgimentos da peste, situa-se uma das grandes rupturas da história da nossa civilização. Dessa prova a Europa saiu aliviada. Ela era superpovoada. Restabeleceu-se o equilíbrio demográfico. A atmosfera de naturalidade que se instalou explica por que a criação artística não perdeu sua vitalidade. Mas, como tudo o mais, ela mudou de tom”.
DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 113.
A afirmação “ela mudou de tom”, com que o autor conclui sua análise, constitui uma referência
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Em 1962, um jingle (vinheta musical) criado por Heitor Carillo fez tanto sucesso que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado. Nele, uma pessoa respondia ao fantasma que batia em sua porta, personificando o “frio”, que não o deixaria entrar, pois não abriria a porta e compraria lãs e cobertores para aquecer sua casa. Apesar de memorável, tal comercial televisivo continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria.
DUARTE, M. Jingle é a alma do negócio: livro revela os bastidores das músicas de propagandas. Disponível em: https://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em: 24 abr. 2019 adaptado).
Para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de:
- Matemática - Fundamental | 11.1. Divisão por número com 2 ou mais algarismos
O gráfico a seguir apresenta o número de pessoas vacinadas em cada um dos 5 dias de uma campanha de vacinação.
De acordo com essas informações, responda:
Quantas pessoas, em média, foram vacinadas por dia durante a campanha?
- Geografia - Fundamental | 04. A Urbanização Brasileira
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
Alexandre em ação no túnel
FAXINA URBANA
Com um pano na mão e uma idéia na cabeça, o artista plástico Alexandre Órion transformou um túnel de São Paulo em um alerta sobre a poluição - e uma catacumba urbana - usando como arma um pano úmido Por Bruna Malburg Revista MTV - 06/2007 Durante 13 madrugadas seguidas, Alexandre Órion, 27 anos, cumpriu o mesmo ritual. Usando um respirador, chegava ao túnel Max Feffer - que liga a avenida Europa à avenida Cidade Jardim, em São Paulo - pela via, instalava-se no único corredor para pedestres que a passagem possui e durante quase oito horas percorria em um movimento quase coreográfico sua parede. Em um túnel monitorado por câmeras, é quase impossível registrar qualquer mensagem por ali. Ainda assim, cerca de 3.500 caveiras foram desenhadas. No lugar da lata de spray Alexandre usava apenas um pano úmido, com o qual retirava a fuligem da parede e desenhava as tais caveiras. A idéia surgiu quando Órion reparou que as paredes do túnel, originalmente amarelas, estavam completamente pretas meses depois da inauguração devido à fuligem acumulada. Percebeu que era possível usar a poluição como matéria-prima para tratar dela mesma. "Se eu removesse a fuligem, sobrariam crânios, como um sítio arqueológico." A simulação de uma caverna também se casava muito bem com um lugar que não foi construído para pedestres. "Acho curioso você pensar em um modelo de cidade onde vários lugares são destinados ao carro, que te exclui. É elitista." (...)
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_246221.shtml> Adaptação - Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
As interferências que fazemos no espaço geográfico trazem consequências.
a) Que consequências destas interferências foram mostradas nessa reportagem?
b) Cite uma interferência humana na paisagem que pode ser vista em uma cidade e as suas consequências.