Já pararam para observar como algumas construções antigas ou ruas com nomes diferentes podem nos contar um pouco sobre a história da cidade em que vivemos? As paisagens são como um livro aberto, que podemos ler com os nossos olhos e outros sentidos.
Como as marcas do passado podem estar presentes nas paisagens que observamos hoje? O que essas marcas nos contam sobre a história do lugar em que vivemos?
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UFGT) A transpiração é um fenômeno que auxilia na manutenção da temperatura do corpo, visto que a mudança de fase do suor consome energia térmica. Trata-se de um fenômeno:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia a notícia a seguir.
Ministro da saúde diz que país está perdendo a batalha contra a dengue
O ministro da saúde, Marcelo Castro, afirmou nesta sexta-feira (22) que o país está perdendo a batalha contra o mosquito Aedes aegypti.
Ao participar de um seminário da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), em Teresina (PI), o ministro ressaltou que, se a população não participar do combate ao mosquito, a sociedade entra numa “batalha derrotada”.
“Esse mosquito está convivendo com a gente há pelo menos uns 30 anos e, infelizmente, nós estamos perdendo a batalha para ele”, disse Marcelo Castro, ao apresentar o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia para gestores e profissionais da saúde no Piauí, sua terra natal.
Para o ministro, há risco de se criar uma geração que ele chamou de “sequelados”, caso não haja a participação dos moradores no combate ao mosquito.
“Não podemos perder essa guerra. Se não, teremos uma geração de sequelados e seremos responsabilizados pela história por não termos nos mobilizado para vencer esse problema”, disse.
Segundo Castro, no ano passado, o país registrou o maior número de casos de dengue: 1 milhão e 600 mil. Foram mais de 800 mortes devido à doença. [...]
Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 23 jan. 2015.
a) Qual é o principal assunto dessa notícia?
b) De acordo com o texto, qual o sentido expressões
- “batalha derrotada”?
- “geração de sequelados”?
c) Quais as principais partes que compõem uma notícia?
- Geografia | 6.4 Transportes
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
- Física
Considere um edifício em construção, constituído pelo andar térreo e mais dez andares. Um servente de pedreiro deixou cair um martelo cuja massa é 0,5 kg a partir de uma altura do piso do décimo andar. Suponha que cada andar tem uma altura de 2,5 m e que o martelo caiu verticalmente em queda livre partindo do repouso. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e o martelo como uma partícula. Despreze a resistência do ar, a ação do vento e a espessura de cada piso.Levando em conta as informações dadas, analise as seguintes afirmativas:
1. A velocidade do martelo ao passar pelo teto do 1° andar era 20 m/s.
2. A energia cinética do martelo ao passar pelo piso do 5° andar era maior que 100 J.
3. Se a massa do martelo fosse o dobro, o tempo de queda até o chão diminuiria pela metade.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 13.2. Quadriláteros
Uma praça muito utilizada para caminhada e outras atividades ao ar livre na cidade de Recife, tem o formato de um quadrado, medindo 270 m, cada um dos seus lados.
Então é possível afirmar que o perímetro desta praça é: