Por volta de 10 mil anos atrás, as mudanças climáticas, o tipo de solo e relevo do local foram responsáveis pelo deslocamento das populações que habitavam o continente americano. Alguns povos se deslocaram para as regiões litorâneas da América. Os Sambaquis constituem um exemplo disso. Observe o que encontramos no Museu dos Sambaquis:
Disponível em: http://googleimagem.com.br Acesso em: 29 abr. 2015.
Compare o modo de vida dos povos denominados Coletores e Caçadores com o povo dos Sambaquis e escreva uma semelhança e uma diferença entre esses povos:
Semelhança:
Diferença:
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- Geografia | 6.3 Mineração
A partir do conhecimento das diferentes formações geológicas do território brasileiro, é possível deduzir a ocorrência de determinadas riquezas minerais.
Na área “I”, hachurada no mapa esquemático das formações geológicas brasileiras a seguir, verifica-se a presença de jazidas de
- Física | B. Vetorial
A figura mostra a vista superior de um trecho plano, horizontal e circular de uma rodovia, e dois veículos A e B, inicialmente nas posições indicadas, que se movem no sentido anti-horário, com velocidades constantes, em módulo.
O veículo A, de massa 800 kg, move-se sobre uma circunferência de raio RA = 80 m, com velocidade VA = 10 m/s. O veículo B move-se sobre uma circunferência de raio RB = 120 m, com velocidade VB.
Para que A e B cheguem simultaneamente sobre o segmento XY indicado na figura, é necessário que VB seja, em m/s, igual a
- História | 6.03 Revolução Industrial
[1] Desde o século XIX, depois da invenção da fotografia,
do incremento do jornal, do surgimento do cinema e da
explosão da publicidade, passo a passo, a era de Gutenberg foi
[4] cedendo seu espaço exclusivo ― de alta cultura e de linguagem
tão próxima quanto possível da pureza de meios (a escrita) ―
para linguagens cada vez mais híbridas, das quais o cinema e,
[7] então, a televisão são exemplos. Durante mais de três quartos
do século XX, de um lado, o texto escrito mantinha-se como
detentor dos valores da ciência, do conhecimento e do saber,
[10] enquanto, de outro lado, os meios de informação e
entretenimento, marcados pela explosão do som e da imagem,
tomavam crescentemente conta da paisagem cultural. Entre
[13] ambos, a arte mantinha sua sabedoria sobre o reino da
sensibilidade. O advento da web e da linguagem que nela
circula, a hipermídia, trouxe, entretanto, intensas
[16] transformações nessa distribuição de papéis e funções culturais.
Tudo começou a misturar-se.
Lúcia Santaella. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010, p. 64 (com adaptações).
Considerando o texto e a imagem apresentados, julgue o item.
Fotografia, cinema, rádio e televisão, que integram o contexto histórico do que comumente se denomina Segunda Revolução Industrial, desempenharam, ao longo do século XX, papel essencial à configuração de uma sociedade de massas crescentemente urbanizada.
- Espanhol - Fundamental | 2.2 Rutinas Diarias y Hábitos (Rotinas e Hábitos)
Observe a imagem e marque o hábito que está presente nela:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(AFA) FAVELÁRIO NACIONAL
Carlos Drummond de Andrade
Quem sou eu para te cantar, favela,
Que cantas em mim e para ninguém
a noite inteira de sexta-feira
e a noite inteira de sábado
E nos desconheces, como igualmente não te
conhecemos?
Sei apenas do teu mau cheiro:
Baixou em mim na viração,
direto, rápido, telegrama nasal
anunciando morte... melhor, tua vida.
...
Aqui só vive gente, bicho nenhum
tem essa coragem.
...
Tenho medo. Medo de ti, sem te conhecer,
Medo só de te sentir, encravada
Favela, erisipela, mal-do-monte
Na coxa flava do Rio de Janeiro.
Medo: não de tua lâmina nem de teu revólver
nem de tua manha nem de teu olhar.
Medo de que sintas como sou culpado
e culpados somos de pouca ou nenhuma irmandade.
Custa ser irmão,
custa abandonar nossos privilégios
e traçar a planta
da justa igualdade.
Somos desiguais
e queremos ser
sempre desiguais.
E queremos ser
bonzinhos benévolos
comedidamente
sociologicamente
mui bem comportados.
Mas, favela, ciao,
que este nosso papo
está ficando tão desagradável.
vês que perdi o tom e a empáfia do começo?
...
(ANDRADE, Carlos Drummond de, Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984)
Nos versos abaixo, percebe-se que foram utilizadas figuras de linguagem, enfatizando o sentimento do eu-lírico. Porém, há uma opção em que não se verifica esse fato. Assinale-a: