Leia os dados da tabela e responda a questão
A MULTIPLICAÇÃO DOS CARROS
O crescimento mundial da frota, junto com o crescimento da classe média, fez aumentar também a emissão de poluentes, apesar dos avanços tecnológicos.
A diferença entre a quantidade de carros por 1000 habitantes no Japão em 1990 e em 2010 é de
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
“A Lei Áurea era mesmo popular e conferia nova visibilidade à princesa Isabel e à Monarquia. No entanto, politicamente, o Império tinha seus dias contados ao perder o apoio dos fazendeiros do Vale do Paraíba. Apesar do clima de euforia reinante, parecia ser o último ato do teatro imperial. [...]. Nos jornais e nas imagens da época, Isabel passa a ser retratada como uma santa a redimir os escravos, que aparecem sempre descalços e ajoelhados, como a rezar e a abençoar a padroeira. Já a princesa surge de pé e ereta, contrastada com a posição curvada e humilde dos ex-escravos, que parecem manter a sua situação – se não mais real, ao menos simbólica. Aos escravos recém-libertos só restaria a resposta servil e subserviente, reconhecedora do tamanho do “presente” recebido. Estava inaugurada uma maneira complicada de lidar com a questão dos direitos civis. Sem a compreensão de que a abolição era resultado de um movimento coletivo, permaneceríamos atados ao complicado jogo das relações pessoais, suas contraprestações e deveres: chave do personalismo e do próprio clientelismo. Nova versão para uma estrutura antiga em que as relações privadas se impõem sobre as esferas públicas de atuação. Como se fôssemos avessos a qualquer associação com a violência, apenas reproduzimos hierarquias que, de tão assentadas, pareciam legitimadas pela própria natureza. Péssima lição de cidadania: a liberdade combinada com humildade e servidão, distante das noções de livre-arbítrio e de responsabilidade individual. ”
SCHWARCZ, Lilia. Abolição como Dádiva. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.) A Era da Escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009, p. 88-90.
A respeito da Lei Áurea é correto afirmar
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A mulher pálida [...] Como estes fatos se reproduzissem, a ideia de que Máximo estava doido foi passando de um em um, e dentro em pouco era opinião. O tempo parecia confirmar a suspeita. A condição da palidez que ele exigia da noiva tornou-se pública. Sobre a causa da monomania disse-se que era Eulália, uma moça da Rua dos Arcos, mas acrescentou-se que ele ficara assim porque o pai da moça recusara o seu consentimento, quando ele era pobre; e dizia- -se mais que Eulália também estava doida. Lendas, lendas. A verdade é que nem por isso deixava de aparecer uma ou outra pretendente ao coração de Máximo; mas ele recusava- -as todas, asseverando que a mais pálida ainda não havia aparecido. Máximo padecia do coração. A moléstia agravou-se rapidamente; e foi então que duas ou três candidatas mais intrépidas resolveram-se a queimar todos os cartuchos para conquistar esse mesmo coração, embora doente [...] Mas, em vão! Máximo achou-as muito pálidas, mas ainda menos pálidas do que seria a mulher mais pálida do universo. Vieram os parentes de Iguaçu; o tio major propôs uma viagem à Europa; ele, porém, recusou. — Para mim, disse ele, é claro que acharei a mulher mais pálida do mundo, mesmo sem sair do Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, uma vizinha dele, em Andaraí, moça tísica, e pálida como as tísicas, propôs-lhe rindo, de um riso triste, que se casassem, porque ele não acharia mulher mais pálida. — Acho, acho; mas se não achar, caso com a senhora. A vizinha morreu daí a duas semanas; Máximo levou-a ao cemitério. Mês e meio depois, uma tarde, antes de jantar, estando o pobre rapaz a escrever uma carta para o interior, foi acometido de uma congestão pulmonar, e caiu. Antes de cair teve tempo de murmurar. — Pálida... pálida... Uns pensavam que ele se referia à morte, como a noiva mais pálida, que ia enfim desposar, outros, acreditaram que eram saudades da dama tísica, outros que de Eulália, etc... Alguns creem simplesmente que ele estava doido; e esta opinião, posto que menos romântica, é talvez a mais verdadeira. Em todo caso, foi assim que ele morreu, pedindo uma pálida, e abraçando-se à pálida morte. Pallida mors, etc ASSIS, Machado de. A mulher pálida. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/
download/texto/fs000067pdf.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2018. Vocabulário:
Monomania – ideia fixa que absorve o pensamento de uma pessoa.
Tísica – pessoa que aparenta ter saúde frágil, pessoa magra.
Enunciado:
Diante da sugestão de seu tio de que viajasse à Europa, Máximo compreende que o objetivo da viagem seria o de encontrar
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto
Fomo, Fobo e Jomo: conheça as síndromes que podem surgir com o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos
A internet e as redes sociais aumentaram a
velocidade em que as informações são atualizadas e
provocaram, consequentemente, uma necessidade
de conexão e atualização permanente na
[5] humanidade. Segundo o Estudo Longitudinal da
Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), a pandemia
aumentou em mais de 62% dos brasileiros o tempo
de exposição contínua a telas. De acordo com Ticiana
Macedo, médica psiquiatra e diretora do Nosso Lar
[10] Hospital, esse aumento pode acarretar implicações
para a saúde mental, e alguns termos como Fomo,
Fobo e Jomo surgiram para definir fenômenos
comportamentais decorrentes dessa
hiperconectividade.
[15] A Fomo, sigla advinda da expressão em inglês
“fear of missing out” – traduzida para o português
significa “medo de ficar de fora” – é caracterizada
por sentimentos de ansiedade decorrentes da
sensação de estar perdendo a vivência de
[20] experiências satisfatórias de outras pessoas.
“É aquela necessidade de estar por dentro de
tudo que acontece, o medo e ansiedade vêm quando
pensam estar perdendo algo importante. Essa
síndrome faz com que sentimentos de inferioridade,
[25] inveja e o receio de estar sendo excluído de qualquer
ocasião surjam”, explica a psiquiatra.
De acordo com a especialista, é fundamental
prestar atenção em sinais que podem indicar Fomo,
como a necessidade de checagem frenética das
[30] mídias sociais, o desejo de permanecer
constantemente conectado e a intensificação do uso
dos aplicativos de comunicação, na tentativa de
aliviar o sofrimento causado por eles, caracterizando
o início de um ciclo vicioso.
[35] Já a Fobo, sigla que vem da expressão “fear of
a better option" – que significa medo de uma opção
melhor – gera um sentimento de ansiedade pelo
excesso de opções e informações disponibilizadas
online, ocasionando o medo de escolher algo que
[40] não seja perfeito e a dificuldade de tomar decisões.
“Sempre parece existir uma oportunidade
melhor. A pessoa vive em constantes
questionamentos sobre o que poderia ter acontecido
e o que pode acontecer, não se atenta ao presente e
[45] vive em atormentações de possibilidades. Perguntas
como “e se?” e “mas talvez?” se tornam frequentes”,
explica Ticiana Macedo.
O portador de Fobo também costuma cancelar
compromissos no último minuto, por preferir outra
[50] opção e tem dificuldade de iniciar e finalizar planos.
Diferente de Fomo e Fobo, o termo Jomo não
representa uma síndrome, mas um estilo de vida em
contraposição às síndromes citadas, pregando o
prazer em não estar conectado a todo momento e a
[55] valorização da vida fora das telas. A prática está
ligada às mudanças de hábitos com melhoria da
produtividade, qualidade de vida, redução da
procrastinação e desenvolvimento das relações
sociais.
[60] Segundo ela, por evitar a comparação típica
das redes sociais e diminuir as chances do
desenvolvimento de ansiedade e depressão, a
prática traz benefícios para a saúde, em especial a
mental. Para inserir a prática Jomo na rotina,
[65] algumas dicas como diminuir o tempo nos
aplicativos, estabelecer metas diárias de tempo fora
do celular ou computador e determinação de
horários para desligar-se completamente do mundo
virtual podem ser seguidas. A psiquiatra orienta
[70] inserir na rotina atividades sem telas que
proporcionem prazer e evitar checar notificações do
celular em momentos de descontração.
Para Ticiana, dialogar sobre bem-estar e saúde
emocional na era da conexão e imersão digital é
[75] extremamente necessário. A psiquiatra atenta, no
entanto, para a importância de procurar ajuda e
orientação profissional caso esses sinais e sintomas
se tornem frequentes e comecem a atrapalhar a
rotina.
[80] “O estresse causado pela necessidade de estar
participando de tudo ao mesmo tempo gerou
consequências que afetam relações no geral”,
comenta. A psiquiatra alerta que a falta de foco nas
atividades, o não estar presente nas interações e a
[85] baixa produtividade foram os sintomas mais citados
nos últimos tempos.
“É importante citar que as redes sociais têm
um impacto negativo quando consumidas em
excesso. Por isso, é ideal impor limites para o uso
[90] excessivo e que cause dependência”, finaliza.
BRUNO, Elias. Fomo, Fobo e Jomo: conheça as síndromes que podem surgir com o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos.
Considerando as informações do texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os dados percentuais, presentes no texto, configuram-se como argumentos para alertar sobre o tempo de exposição dos brasileiros às telas.
II. O uso de vocabulário acessível ao leitor revela a natureza de uma notícia de divulgação científica.
III. O texto faz uso de explicações médicas para ampliar a compreensão do assunto apresentado.
É correto o que se afirma em
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UPF) Além da seleção natural, ponto central do darwinismo, a teoria moderna da evolução considera, também, processos genéticos para explicar a origem da diversidade das características dos indivíduos. São eles:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
TEXTO I
Ideologia. É toda a crença usada para o controle dos comportamentos coletivos, entendendo-se o termo crença, em seu significado mais amplo, como noção de compromisso da conduta, que pode ou não ter validade objetiva. [...] O que transforma uma crença em ideologia não é a sua validade ou falta de validade, mas unicamente sua capacidade de controlar os comportamentos em determinadas situações.
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
TEXTO II
A relação entre os dois textos permite a compreensão da ideologia como elemento que