(ENEM 2011 2º APLICAÇÃO)
Mary Mac’s mother’s making Mary Mac marry me.
My mother’s making me marry Mary Mac.
Will I always be so Merry when Mary’s taking care of me?
Will I always be so merry when I marry Mary Mac?
(from a song by Carbon Leaf)
Disponível em: http://www.uebersetzung.at. Acesso em: 27 jun. 2011.
O trava-língua, além de funcionar como um exercício de pronúncia, também pode abordar assuntos relacionados à sociedade. No texto, o tema abordado refere-se
Questões relacionadas
- Física
Um estudante de física, durante seu intervalo de aula, preparou um café. Durante o processo, ele utilizou uma vasilha com 1 litro de água cuja temperatura inicial era de 21ºC Ele lembrou ter ouvido, em suas aulas de Laboratório de Física II, que a água em Juiz de Fora entra em ebulição a 98,3ºC Sabendo que os processos ocorreram à pressão constante, o estudante chega às seguintes conclusões:
I. Levando-se em conta que o calor especifico da água é aproximadamente 1,0cal/gºC a energia gasta para aquecer a água até a ebulição foi de 77300cal
II. Após a água entrar em ebulição, a temperatura da água aumentou até 118,3ºC
III. Durante o processo de aquecimento, o volume de água não se alterou;
IV. A quantidade de calor fornecida para água, após ela entrar em ebulição, é gasta na transformação de fase líquido/gás.
Marque a alternativa CORRETA.
- Geografia | 5.1 População
A alteração apresentada no gráfico a partir da década de 1960 é reflexo da redução do seguinte indicador populacional:
- Química | A. Plana
(UECE) Leia atentamente as seguintes informações referentes a três substâncias denominadas de E, G e J.
I. O ácido propanoico é obtido a partir da oxidação da substância E.
II. A substância G é isômero de posição do propanol.
III. A substância J é isômero de função da substância G.
Considerando as informações a respeito das substâncias E, G e J, é correto afirmar que a substância
- História | 1. Colônia
Sobre o processo de colonização do Brasil, leia o fragmento abaixo e considere as afirmações a seguir.
“Desde o século XIX, discute-se se a chegada dos portugueses ao Brasil foi obra do acaso, sendo produzida pelas correntes marítimas, ou se já havia conhecimento anterior do Novo Mundo e Cabral estava imbuído de uma espécie de missão secreta que o levasse a tomar o rumo do ocidente (...). De qualquer forma, trata-se de uma controvérsia que hoje interessa pouco, pertencendo mais ao campo da curiosidade histórica do que à compreensão dos processos históricos.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil, 2002, p.30)
I. O descobrimento do Brasil não entusiasmou Portugal do ponto de vista econômico. A arrecadação proveniente do Brasil representava apenas 2,5% das rendas da Coroa e por muitos anos a principal atividade econômica foi a extração de pedras preciosas.
II. Uma das grandes ameaças à posse do Brasil por Portugal foi a França, que ocupou o Rio de Janeiro (1555-1560) e o Maranhão (1612-1615), entrando no comércio de pau-brasil e praticando a pirataria.
III. No sistema de capitanias hereditárias, as únicas que prosperaram foram as de São Vicente e de Pernambuco, que desenvolveram a atividade açucareira e estabeleceram um relacionamento mais amistoso com os índios.
IV. A centralização administrativa da colônia foi feita pelo Governo Geral, que consolidou os pilares básicos da colonização: grande propriedade, trabalho assalariado e agroexportação.
Está incorreto apenas o que se afirma em:
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Texto base: Leia o trecho a seguir: “Considerando que tendo Jaime II abdicado e estando o trono vacante, Sua Alteza, o Príncipe de Orange, ordenou a eleição de deputados para o Parlamento, estes agora reunidos como representantes totais e livres desta nação, declaram: 1 – Que o pretenso poder de suspender as leis, ou a execução das leis, pela autoridade régia, sem o consentimento do Parlamento é ilegal. [...] 4 – Que o direito de cobrar impostos para o uso da coroa, com o pretexto de privilégio, sem outorga do Parlamento, é ilegal. 5 – Que é direito dos súditos apelar para o Rei e todos os obstáculos que lhe forem colocados são ilegais. 6 – Que o recrutamento e manutenção de um exército, em tempo de paz, é ilegal sem o consentimento do Parlamento. [...] 8 – Que a eleição dos membros do Parlamento deve ser livre. 9 – Que a liberdade de palavra nos debates e atas do Parlamento não deve ser questionada em nenhuma corte ou lugar fora do Parlamento”. Declaração dos Direitos, 1689. Coletânea de documentos históricos para o 1º grau. São Paulo: Cenp/SE-SP, 1980. p. 83.
Enunciado:
a) Aponte, a partir do texto, uma conquista de direitos relacionados às seguintes áreas:
Econômica:
Política:
Militar:
b) Analise a situação política da Inglaterra após a Declaração de Direitos, comparando-a com o contexto que precedeu o processo revolucionário nesse país.