(ENEM 2011 2º APLICAÇÃO)
A tirinha é um gênero textual que, além de entreter, trata de diferentes temas sociais. No caso dessa tirinha, as falas no 3º quadrinho revelam o foco do tema, que é
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UEL) Duas espécies de gramíneas, pertencentes a gêneros diferentes, ambas com número cromossômico 2n = 28, foram cruzadas e criou-se um híbrido, também com 2n = 28, que fl orescia, mas não conseguia produzir sementes. Meristemas desta geração de híbridos (F1) foram submetidos a um tratamento com colchicina, o que resultou em uma duplicação do número cromossômico, gerando plantas (F2) com 2n = 56, que por sua vez produziam sementes normalmente. De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica a causa mais provável para a infertilidade da F1, seguida de reprodução normal na F2:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia no trecho a seguir a definição sobre um sistema de produção e responda a questão.
Sistema direcionado à produção em massa de produtos padronizados em que o trabalhador desempenhava apenas uma única tarefa que requeria pouca perícia. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto que nunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar. Desta maneira era possível aumentar a produção.
http://revistacomarte02.blogspot.com/2009/11/qual-e-sua-participacao.html
Identifique o sistema de produção a que se refere o trecho anterior.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En el suelo, apoyado en el mostrador, se acurrucaba, inmóvil como una cosa, un hombre muy viejo. Los muchos años lo habían reducido y pulido como las aguas a una piedra o las generaciones de los hombres a una sentencia. Era oscuro, chico y resseco, y estaba como fuera del tempo, en una eternidad.
BORGES, J. L. Artificios. Madri: Alianza Cien, 1995.
No âmbito literário, são mobilizados diferentes recursos que visam à expressividade. No texto, a analogia estabelecida pela expressão “como las aguas a una piedra” tem a função de
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UNISINOS) Os alunos de uma escola irão fretar um ônibus com 50 lugares para um passeio ao jardim zoológico. Cada aluno deverá pagar R$ 40,00 mais R$ 2,00 para cada lugar vago. Para que quantidade de passageiros a empresa terá receita máxima?
- Geografia | 6.1 Agricultura
O desenvolvimento da agricultura brasileira vem sofrendo constantes mudanças. Um acontecimento de destaque foi a chamada Revolução Verde, que aconteceu a partir da década de 60. Essa tal revolução impôs um novo ritmo à agricultura, principalmente pela evolução tecnológica à qual as técnicas agrícolas foram expostas. Assim, torna-se evidente que o uso de tecnologias está sempre presente e agora, mais do que nunca, tem papel relevante para o avanço e crescimento da agricultura. O momento atual é a evolução desse ciclo, com a contribuição da área da eletrônica, informática, sensoriamento remoto e sistema geográfico de informações para o uso de alta tecnologia na produção agropecuária.
Disponível em: www2.ufpel.edu.br/cic/2003/relatorios/conteudo_EN.html. Acesso em: 16 ago. 2016.
A implementação de sistemas tecnológicos na produção agrícola está inserida em uma forma de produção no campo, a qual se enquadra principalmente no (na)