Uma aluna do 3º ano fez uma ilustração representando uma atividade extrativista. Veja como ficou o desenho.
Disponível em: http://www.guiadapesca.com.br/feiras-eventos/eventos-feiras-exposicoes/alunas-da-cidade-e-da-area-rural-vencem-concurso-da-semana-do-peixe/. Acesso em: 22 maio 2012.
(A) Explique o que é extrativismo.
(B) Cite dois exemplos de atividade extrativista.
Questões relacionadas
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2005 1ª FASE) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
- Matemática - Fundamental | 08. Adição
Os amigos resolveram organizar o aniversário da professora Lúcia e estabeleceram o que deveria ter na festa e o total a ser gasto com cada item. Veja a tabela de gastos.
Quanto eles gastaram para fazer a festa?
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Significado das Cores
A escolha das cores é fundamental para manter o equilíbrio da casa, pode influenciar beneficamente os ambientes que são utilizados. Cada cor provoca estímulos variados no nosso sistema nervoso, afetando nossas emoções e até nosso humor.
Vermelho
É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos.
Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia.
Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.
Amarelo
É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Se utiliza em áreas de acesso, salões sociais e quartos de estudo. Gera calor e por isso é recomendado para climas frios.
Violeta
O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Não é aconselhável para o ambiente inteiro com esta cor, mas num tom mais azulado é ideal para locais de meditação.
Laranja
É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Somada ao azul gera força.
Ideal para salas de estudo/reunião, local onde a família se encontra para conversar.
Rosa
Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.
Azul
Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranqüilidade.
É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, é a única que tem como grande poder de desintegrar energias negativas, favorece paciência amabilidade e serenidade. Acalma a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos.
Verde
Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação. É a cor de desvendar mistérios, indicada para todos os ambientes. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o.
Branco
Contém todas as cores, é purificador e transformador.
Representa o amor divino, estimula humildade e imaginação criativa, sensação de limpeza e claridade. Ótima para qualquer ambiente, mas e o local for totalmente branco pode se resultar em tédio.
Preto
É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento ao seu redor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro.
Converse com a turma sobre as cores, como elas são formadas, como elas podem ser quentes ou firas, pergunte aos alunos quais as cores que eles gostam e porque, fale sobre a influência que as cores tem sobre nós e compartilhe com a turma o texto acima, sobre os significados das cores.
Peça aos alunos que levem para a aula revistas que possam recortar, cola e tesoura. Proponha que façam uma colagem onde deverão montar um quarto em que se sintam bem, um quarto que contenha móveis e objetos que gostem e que tenham cores com significados importantes para eles. Eles deverão usar como suporte uma folha de cartolina branca e poderão completar a colagem pintando com tinta guache.
Depois dos trabalhos prontos, monte um varal na sala de aula. Sugira que todos olhem os trabalhos dos colegas e comentem se gostaram, o que as cores usadas transmitem, quais sensações e sentimentos.
- Matemática - Fundamental | 05. Números Decimais
Os endividados do futebol brasileiro O time de Futebol mais endividado do Brasil é o Botafogo do Rio de Janeiro. Sua dívida é de 378,2 milhões de reais e sua receita anual é de 52,7 milhões de reais.
Galileu, set 2011, pág. 28. Adaptado.
O texto acima nos traz informações sobre a situação financeira de um dos times de destaque do futebol brasileiro em 2011. O número natural que representa o valor da dívida, em reais, do Botafogo é
- Língua Inglesa
(UERJ) The art of difference
Mutuality in recognizing and negotiating difference is crucial for people to deal with their past and the future; it is also essential in the process of creating a culture of responsibility. How can this be achieved and what is the role of art in this process?
1A vision based on ideologies solves both challenges of sharing – the interpretation of the past and the projections of the future. But ideologies are somehow “total”, if not totalitarian, because there is not much space for serious public negotiation. Individuals, then, lose their integrity or are restricted to their private spheres and, in the end, their memories become part of the dominant identity discourse, their aspirations are delegated. Even in less obvious systems of ideological rule, where individual subscription to the official story line seems to be consciously voluntary and collective memories are willingly encouraged for the sake of collective identities, the negotiation of difference is often not welcome: exclusion happens quickly 2and non-conformist doubts produce suspicion.
A democratic vision – shared aspirations for the future, based on negotiated interpretations of the past that respect diversity – is necessarily found in complex processes of private and public discourse and participatory and inclusive culture. Yet, politics tends to reduce complexity and engineer the balance between the individual and the collective rather than invest in processes of negotiation. We have learned, 11though, that this social engineering is a phantasm, largely limited and limiting, and, even if successful, often creates paranoid and fatal structures of homogeneity by trying to mould memories and hopes.
Humankind has gathered impressive knowledge about the limitations of the human will and the failures of such “engineering”. 12Nevertheless, despite this, and maybe even because of it, we cannot give up trying the 3impossible: to create conditions for equality and solidarity for individuals to flourish. These conditions should be accompanied by narratives of a just, fair and free commonwealth of all. If history and memory seem to make this dream an 4unlikely scenario, can art play this part?
The role of art is precisely to keep inspiration alive, to deconstruct ideology, to 5recall the necessary dream of freedom, of the individual and of the common good beyond the “either/or” and beyond simplicity. In this sense, art in general prevents false hopes, and thus generates hope in the most paradoxical way: the only way of hoping that reaches beyond the private sphere without some kind of ideological distortion.
What makes art so unique? And why? Because the best narratives of art are purpose-free, uniquely non-instrumental, simply human. Art narrates what we don’t understand in 7enlightened ways. Artists in particular offer a wealth of 6unseen perspectives and 8unexpected pathways of human exploration. Art makes us aware that all memories are personal, despite the power of collective narratives. Arts and culture empower people to think freely, to imagine the 9unimagined, to feel responsible across borders and boundaries. Hopefully, the narratives of the future will be 10intercultural – and art will be the ally in the art of difference that needs to be further developed. “Art is about difference, art is difference”, as stated by Igor Dobricic*. And it is difference that will be at the origin of the new bonding narratives of confidence.
Gottfried Wagner alliancepublishing.org
The ideas expressed in a text might be perceived as true because of the choice and repetition of a specific tense.
The verb tense that makes the ideas in the text seem true is: