Leia o texto a seguir e responda a questão.
(Fonte: Coleção Um tema só – Mônica – Fábulas – Maurício de Sousa – Editora Globo)
a) Como Mônica foi parar dentro desse conto de fadas?
b) Em que momento a história original foi interrompida?
c) Quem foi responsável por essa confusão?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A colônia era uma espécie “de galinha dos ovos de ouro” de Portugal.
Por que o Brasil era importante para Portugal no período da Colônia?
- Física | A. Escalar
(UERJ) A figura abaixo mostra dois barcos que se deslocam em um rio em sentidos opostos. Suas velocidades são constantes, e a distância entre eles, no instante t, é igual a 500 m.
Nesse sistema, há três velocidades paralelas, cujos módulos, em relação às margens do rio, são:
Vbarco 1 = Vbarco 2 = 5 m/s
Vrio = 3 m/s
o tempo necessário para ocorrer o encontro dos barcos, a partir de t é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
O bicho Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho Na imundície do pátio,
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão.
Não era um gato. Não era um rato .
O bicho, meu Deus, era um homem.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338 >. Acesso em: 08 out. 2013
No poema lido, Manuel Bandeira repete a palavra “bicho”. Essa palavra refere-se à alternativa:
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
As figuras desta sequência são compostas por quadradinhos de tamanhos iguais. Analise estas figuras e determine:
1.ª 2.ª 3.ª
A) A fórmula que permite calcular o número de quadradinhos (n) de uma figura dessa sequência em função de sua posição (p).
B) A quantidade de quadradinhos da 28.ª figura.
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. Sábado, 05 de dezembro de 2009 INCLUSÃO CRIATIVA Foi comemorado na quinta-feira (dia 3) o Dia Internacional das Pessoas com Necessidades Especiais. Um exemplo de inclusão desses cidadãos é dado pelos alunos da Escola Ana do Nascimento Souza de Educação Especial, que se tornaram grandes contadores de história. Em 1997, os alunos da instituição, que fica em Nova Lima, criaram a trupe Alegria em movimento, grupo de 30 contadores de história formado por cadeirantes, pessoas com síndrome de Down e com outras necessidades especiais. Semana passada, eles lotaram o Teatro Municipal de Nova Lima com o espetáculo Caixas de mim, em que 50 atores entre 16 e 46 anos contaram uma história que nos faz pensar sobre nossas capacidades, limites e como nos relacionamos com o mundo. “Todos somos diferentes, mas, em alguns, essa diferença está mais à mostra. Mesmo assim, essas pessoas têm suas potencialidades e seus limites”, afirma o diretor e roteirista do espetáculo, Gustavo Queiroz Guimarães, o Gustavo Gaivota. (...) (Fonte: Jornal Estado de Minas – Suplemento infantil Gurilândia – 05/12/2009)
Enunciado:
a) As crianças da reportagem estudam em uma escola especial. O que é uma escola especial?
b) Elas poderiam estudar em escolas inclusivas. O que são escolas inclusivas?