No labirinto em um parque de diversões, representado pela malha quadriculada, encontram-se sete crianças: Ana, Carol, Samanta, Denise, Roberta, Eliana e Larissa, representadas por pontos, identificados pela letra inicial do nome de cada uma delas. A malha é formada por quadrados, cujos lados medem 1 cm.
Considere que cada criança pode se deslocar apenas na direção vertical ou horizontal dentro do labirinto. Desse modo, Ana encontra-se equidistante de Samanta e de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto 1 A língua é viva Cada grupo social é capaz de modificar o falar e o escrever, mas em geral, a população mais jovem é disparadora das mudanças. [...] José Eduardo Sena se surpreende com as gírias que os alunos trazem do universo da informática: "Na sala de aula, temos o privilégio de ouvir inovações linguísticas em primeira mão". O exemplo mais recente de todo esse dinamismo está na escrita cifrada usada na Internet, que pode (e deve) ser discutida em sala de aula e usada em proveito da aprendizagem. O uso criativo da linguagem da comunicação via computador é uma novidade. Abreviações eram feitas desde a época do latim, mas nunca houve nada com a inventividade do internetês."Trata-se de uma escrita praticamente instantânea, algo inédito", comenta Ataliba de Castilho, da USP. [...] Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/lingua-viva-423717.shtml>. Acesso em: 02 nov. 2015. (Fragmento) Texto 2 Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/blog/bugio-o-chato/>. Acesso em: 02 nov. 2015.
Enunciado:
a) É papel da juventude se diferenciar, romper padrões e testar novidades relacionadas à linguagem. Comente essa afirmativa com base nos elementos associados à tecnologia da informação presentes nos textos 1 e 2.
b) Se autor da “carta” encontrada resolvesse empregar uma linguagem de acordo com a norma-padrão, como seria construída a mensagem do terceiro quadrinho?
- Geografia | 7. Geopolítica
UM MOMENTO DE DESORDEM MUNDIAL
“Neste começo de século, assistimos a uma reformulação de fronteiras e influências político-econômicas no mundo. Essa nova forma de organização mundial, baseada na existência de redes, fluxos e conexões, exige mudanças no método [...] de agrupar e separar territórios. [...]
Essa nova era é marcada pelo advento da globalização e da internet, que permitiu maior integração internacional e criou um novo espaço [...], o “território-mundo”, composto de uma sociedade mundial que compartilha os mesmos valores. A integração cada vez maior dos Estados e a soberania de um país através de um grupo [...] são demonstradas pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. [...]
Identifica-se um novo movimento de regionalização do espaço contemporâneo a partir de redes integradas ilegais de poder, como o tráfico de drogas e o terrorismo globalizado [...] e a reconfiguração dos territórios devido a mudanças nas relações de poder e ao hibridismo cultural”.
(Adaptado de Ciência Hoje On-line. In: http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/
um-momento-de-desordem-mundial. Acesso em: 23/08/14.)
Conforme o texto, “[...] o capitalismo globalmente integrado é demonstrado pela força dos blocos econômicos, que estabelecem uma concorrência acirrada entre si para manter a influência sobre seus parceiros comerciais. Nesse processo, interesses econômicos e políticos se mesclam o tempo todo”, estabelecendo uma nova ordem geopolítica que, na etapa contemporânea, caracteriza-se pelo (a):
- Geografia | 8. Regionalização
(FUVEST 2011 1° FASE) Doenças tropicais surgem graças a um conjunto de fatores biológicos, ecológicos e evolutivos que condicionam a sua ocorrência exclusivamente nas proximidades do Equador, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Porém, a perpetuação das doenças tropicais em países aí situados depende, fundamentalmente, da precária situação econômica vigente e é consequência direta do subdesenvolvimento.
E. P. Camargo, Doenças tropicais, 2008. Adaptado.
Com base no mapa e em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A figura representa uma embalagem cartonada e sua constituição em multicamadas. De acordo com as orientações do fabricante, essas embalagens não devem ser utilizadas em fornos micro-ondas :
A restrição citada deve-se ao fato de a:
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 º.Converse com os alunos antes de realizar a atividade. A música é uma forma de arte imaterial (não possui matéria física) e temporal (acontece no tempo). Quando se ouve uma música, existe uma predisposição do ouvinte na percepção dos sons, procurando e criando sentido e dando uma ideia de unidade a ela. Isto é, a intenção de ouvir aquele grupo de sons como música é fundamental para a percepção. Peça aos alunos para falarem de suas preferências musicais e de como o ritmo é importante e que estamos sempre com a escuta mais aguçada para o tipo de música que mais gostamos ou que estamos mais acostumados a ouvir.
2 º.Questione sobre que tipos de movimentos as pessoas podem fazer e se quando eles ouvem uma música tem vontade de fazer movimentos diferentes. Em seguida, proponha a experimentação de uma brincadeira com música.
3 º.Divida a sala em dois grupos. A metade será a “massinha” e a outra metade “os escultores”. As massinhas ficam paradas e não podem fazer nenhum movimento, já os escultores, têm que “modelar” as massinhas. Neste caso, modelar significa manipular o corpo do colega montando diferentes poses ao som de uma música.
4 º.Inicie com uma música bem lenta. Uns 2 minutos de música são suficientes para que os escultores movimentem as massinhas. Registre o momento.
5 º.Agora faça mais uma sessão de modelagem com uma música mais agitada. Registre o momento.
6 º.Coloque mais músicas sempre alternando os ritmos. Depois troque os papéis. Quem era massinha será escultor e vice-versa. Registre tudo.
7 º.Ao final da atividade, sente-se em uma roda com os alunos e deixem que falem sobre a experiência que vivenciaram.