Os lugares que frequentamos têm um papel importante em nossas vidas, pois são neles que passamos momentos agradáveis e criamos memórias. Desde a nossa própria casa até estabelecimentos públicos como parques e praças, cada lugar tem algo que nos agrada. É importante que as crianças aprendam a identificar o que gostam em cada um desses locais para poderem desfrutar ao máximo de suas experiências.
O que torna um parque um lugar agradável para passar o tempo?
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Texto 2
1/02/2012 — 03h30
Livro que originou filme tem surpresa
Em “(...) há uma surpresa, no final, que é exclusiva do livro.” (linha 9), o uso da palavra exclusiva sugere que, para o autor,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia a crônica “Lápis”, de Mário Prata, para responder.
Sem eletricidade pela manhã e precisando escrever um texto, procurei as canetas. Secas, falhando ou soltando tinta demais, sabe como é? E ali estava um lápis que eu não tenho a menor ideia de como surgiu e há quanto tempo. A ponta apontada.
Comecei a escrever com o lápis. Algumas coisas começaram a acontecer na minha memória e no meu coração. Voltei correndo para o Grupo Escolar D. Henrique Gelain . [...]
E me lembrei que todos nós começamos a escrever com ele. Mas, ainda com sete anos, o sonho era começar a usar a caneta tinteiro e o mata-borrão. Mas isso era coisa para o pessoal mais velho, do segundo ano, na classe da dona Clara. A caneta era com pena que a gente mergulhava no tinteiro. Voltava imundo para casa. Aí o sonho era a caneta Parker (que eu um dia escrevi aqui Park) que já vinha com tinta que a gente carregava em casa, num mecanismo avançadíssimo.
Depois o sonho foi a Lettera 22, depois a IBM de bolinha. [...] E o lápis ficou lá atrás. Só que ele não seca, não acaba e não suja.
Aí me lembrei que existiam uns lápis que tinham uma borrachinha na outra ponta. Para apagar erros. Não resisti, saí e comprei. Não um, mas vários. E, é claro, um apontador. [...]
Aí, não tendo mais o que inventar para brincar, resolvi escrever um texto com letra de forma (porque se chama de forma?), escanear e ver se o computador reconhecia o meu texto [...]
Afinal, hoje em dia, além de preencher cheques, para que serve escrever à mão? Como para que serve saber somar ou subtrair se as maquininhas estão aí? Para que serve o curso primário?
É aqui que eu queria chegar. Não adianta o governo testar alunos e professores e universidades. Vai dar sempre zebra. O buraco é bem mais embaixo senhor Ministro da Educação. Vamos voltar ao lápis e ao dois mais dois. Vamos começar pela base. Vamos escrever a lápis. Mesmo porque, se não der certo, a gente apaga e começa de novo.
Disponível em: <www.cronicas.com.br>.Acesso em: 21 nov. 2012.
A crônica “Lápis” , de Mário Prata, trata desse objeto com saudade, lamentando seu desuso, entretanto a crítica do autor é dirigida
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
da sua memória
mil
e
mui
tos
out
ros
ros
tos
sol
tos
pou
coa
pou
coa
pag
amo
meu
ANTUNES, A. 2 ou + corpos no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Trabalhando com recursos formais inspirados no Concretismo, o poema atinge uma expressividade que se caracteriza pela
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Leia.
Na história de Eva Furnari, a mágica da Bruxinha foi:
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Classifique a oração a seguir observando os vocábulos usados de acordo com a subordinação sintática relacionada com a primeira oração do período.