Na praia, Pedro levou seus brinquedos para brincar na areia. Um deles tinha formato de cubo.
A planificação de um cubo está representada na alternativa:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, indicam que o número de fumantes no Brasil caiu 31% nos últimos nove anos. No entanto, o país ainda apresenta cerca de 20 milhões de habitantes sujeitos a um maior risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares devido ao tabagismo.
Entre as principais doenças pulmonares relacionadas ao cigarro está o enfisema, que é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, na qual as paredes internas dos alvéolos pulmonares são destruídas. O indivíduo que sofre de enfisema apresenta respiração ofegante, com chiado e falta de ar, que se agravam à medida que a doença avança.
Os sintomas do enfisema estão diretamente relacionados à função das estruturas pulmonares que são afetadas por essa doença. A função principal dessas estruturas é
- Espanhol - Fundamental | 1.3 Mi Rutina (Minha Rotina)
La habitación de los adolescentes. Espacio de identidad y privacidad en la adolescencia
- Arte - Fundamental | 04.5. Maquiagem e adereços
MATERIAIS
- Tesoura sem ponta
- Cola branca
- Rolos de papel higiênico
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel
- Recipientes com água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com as crianças sobre os adornos e vestes
típicas da cultura africana.
- Mostre para as crianças a variedade de linhas que os africano usavam para decorar
suas roupas, e adornos.
Disponível: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php
https://pt.slideshare.net/rosangela13/estampa-africana
- O professor vai propor para a turma a confecção de uma pulseira com desenhos
africanos.
- Peça as crianças para cortar o rolo de papel higiênico em tamanhos diferentes.
- Incentive as crianças a começar a pintura utilizando cores que remetam à cultura
Africana. Comece pintando um rolo de papel higiênico com tinta colorida .
- Espere secar.
- Peça as crianças para desenhar nos rolos os desenhos que vão ser pintados. Lembre
que os desenhos africanos costumam ser repetidos, formando uma sequência.
- Auxilie as crianças durante todo o processo desta atividade.
- Peça as crianças para pintar cada pedaço bem devagar, dando uma sequência no
desenho.
- Deixe as crianças usarem toda a sua imaginação para a criação destas pulseiras.
- Quando estiver tudo pintado, instrua as crianças para passar cola branca cobrindo
toda a pulseira. Explique que a cola tem que ser passada em toda a superfície da
pulseira e depois que secar vai ficar um acabamento brilhante nas pulseiras.
- Coloque para secar.
Fonte:
http://alisaburke.blogspot.com/2010/01/recycled-tribal-necklace.html
O AFRICANO COMO TEMA NA ARTE
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
[5] Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”
[10] Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
[15] Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
[20] Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
[25] Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
CAZUZA e ROBERTO FREJAT - 1988 www.cazuza.com.br
É possível estabelecer uma relação de equivalência entre o que está expresso pelas palavras do cartum e a letra de Cazuza e Frejat.
Dois dos versos que comprovam essa relação estão transcritos em:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The British (serves 60 million)
Take some Picts, Celts and Silures
And let them settle,
Then overrun them with Roman conquerors.
Remove the Romans after approximately 400 years
Add lots of Norman French to some
Angles, Saxons, Jutes and Vikings, then stir vigorously.´
[...]
Sprinkle some fresh Indians, Malaysians, Bosnians,
Iraqis and Bangladeshis together with some
Afghans, Spanish, Turkish, Kurdish, Japanese
And Palestinians
Then add to the melting pot.
Leave the ingredientes to simmer.
As They mix and blend allow their language to flourish
Binding them together with English.
Allow time to cool.
Add some Unity, understanding, and respect for the future,
Serve with justice
And enjoy.
Note: All the ingredientes are equally importante. Treating one ingrediente better than another will leave a bitter unpleasant taste.
Warning: An unequal spread of justice will damage the people and cause pain. Give justice and equality to all.
Disponível em: www.benjaminzephaniah.com.
Acesso em: 12 dez. 2018 (fragmento)
Ao descrever o processo de formação da Inglaterra, o autor do poema recorre a características de outro gênero textual para evidenciar