A sequência numérica abaixo tem 7 números que começa com 5 na ordem dos milhares.
Determine o último número da sequência numérica:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 11. Os Materiais Artificiais
Analise a imagem a seguir.
Na imagem, vemos exemplos de como a tecnologia digital tem transformado o nosso modo de viver, trabalhar e nos divertir.
Escreva duas situações do dia a dia em que utilizamos a tecnologia digital.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: Diretor de “Frozen” diz que Tarzan é irmão das princesas Elsa e Anna [...] O diretor do filme “Frozen – Uma Aventura Congelante” colocou lenha na fogueira dos criadores de teorias de conspiração sobre os filmes da Disney. Em um evento da produtora [...] o americano Chris Buck disse à MTV News que, para ele, Tarzan é irmão caçula de Elsa e Anna, as protagonistas de “Frozen”. Reproduzindo uma conversa que teve com outra diretora do longa, Jennifer Lee, disse: “Claro que os pais de Anna e Elsa não morreram”, referindo-se ao naufrágio que supostamente matou o casal no começo do filme. “Sim, houve um naufrágio, mas eles ficaram no mar durante mais tempo do que nós pensamos, porque a mãe estava grávida e no barco ela deu à luz um menino”, explicou. “Em seguida eles naufragam, e de alguma forma vão parar muito longe das águas escandinavas, em uma floresta. Acabam construindo uma casa na árvore e um leopardo os mata, então o bebê é criado por gorilas.” “Na minha pequena imaginação, Tarzan é irmão de Elsa e Anna”, continua Chris Buck, que também dirigiu a animação de 1999. Mas na cabeça do cineasta isso não é tudo. “Do outro lado da ilha, estão pinguins surfistas, para amarrar com um filme meu que não é da Disney, o ‘Tá Dando Onda’. Esse é o meu pequeno e divertido mundo.” [...] “As pessoas devem acreditar em tudo o que quiserem”, concluiu Buck na entrevista. “Se você quiser juntar todos eles em uma história só, faça-o. Esse é o espírito da Disney.” Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/08/1668421-diretor-de-frozen-diz-que-tarzan
e-irmao-das-personagens-elsa-e-anna.shtml>. Acesso em: 13 mar. 2018. Adaptado.
No texto, as aspas são utilizadas em dois casos:
1. indicar a fala de alguém;
2. marcar o nome do filme.
A frase em que o uso das aspas tem a função 2 é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Pontuações Básicas
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Do diário de um auxiliar de guarda-livros
11 de maio de 1863. Nosso guarda-livros sexagenário, Glótkin, estava tomando leite com conhaque para se tratar de tosse e adoeceu, por este motivo, de peste-branca. Os médicos asseguram […] que vai morrer amanhã. Finalmente, serei guarda-livros! Esse cargo já me foi prometido há muito tempo.
O secretário vai ser processado, por haver batido num solicitante que o chamara de burocrata. Parece que se resolveu, mesmo, iniciar o processo.
Tomei uma infusão contra catarro do estômago.
3 de agosto de 1865. O guarda-livros Glótkin está de novo doente do peito. Começou a tossir e tomar leite com conhaque. Se morrer, a vaga será minha. Alimento esperanças, mas fracas, pois, ao que parece, a peste-branca nem sempre é mortal!
O secretário arrancou das mãos de um armênio uma nota promissória e rasgou-a. O caso pode resultar em processo.
30 de junho de 1867. Escrevem os jornais que há cólera na Arábia. Pode ser que a epidemia chegue até a Rússia e, então, haverá muitas vagas novas. […]
TCHÉKHOV, Anton Pavlovitch. Do diário de um auxiliar de guarda-livros. In:
A dama do cachorrinho e outros contos. São Paulo: Editora 34, 1999. Adaptado.
Releia a oração.
“Finalmente, serei guarda-livros!”
O ponto de exclamação reforça a ideia de
- Física
Um bloco, que se movia à velocidade constante v em uma superfície horizontal sem atrito, sobe em um plano inclinado até atingir uma altura h permanecendo em seguida em equilíbrio estável. Se a aceleração da gravidade local é g pode-se afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Seus eletroeletrônicos também podem ser reciclados
Brasileiros produzem mais de 360 mil toneladas de lixo tecnológico por ano. O que fazer para tudo isso não contaminar o solo e o ar
Placas de computador jogadas fora. No Brasil, 96 mil toneladas de computadores são descartadas todos os anos. (Foto: Reprodução / Revista ÉPOCA) Eles estão por todos os lados. Celulares, televisores, computadores. Não faz muito tempo, um telefone móvel era acessório de luxo. TV era uma por residência. Em pouco tempo, esses aparelhos se tornaram objetos mais presentes no nosso dia a dia. O que é ótimo, pois facilita a nossa vida. Mas não percebemos que essa multiplicação dos aparelhos eletrônicos tem um efeito colateral: o lixo eletrônico. Considera-se lixo eletrônico, também chamado de e-lixo ou lixo tecnológico - não confundir com spam -, tudo o que é jogado fora que funciona com eletricidade: de geladeiras a computadores, passando por secadores de cabelo, celulares, pilhas e baterias. O problema é que a vida útil desses aparelhos é cada vez menor, e quando trocamos um celular ou um televisor, a maioria das pessoas não sabe como descartar esses aparelhos. Para se ter uma ideia, os brasileiros produzem mais de 360 mil toneladas de lixo tecnológico por ano, segundo uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas esse número deve ser muito maior, uma vez que a estimativa é de 2005 e só considerou os aparelhos eletrônicos mais comuns. Esse tipo de lixo não deve ser jogado junto com o lixo orgânico. Os eletrônicos possuem metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, que liberados em um aterro podem contaminar o lençol freático e poluem o ar se forem queimados. Além disso, muitos componentes eletrônicos podem ser reciclados, aproveitando os minerais presentes neles e diminuindo a pressão por mineração, uma atividade econômica com potencial para causar grande dano ao meio ambiente. [...] CALIXTO, Bruno. Disponível em:<http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/o-caminho-do-lixo/noticia/2012/01/seus-eletroeletronicos-tambem-podem-ser-reciclados.html>. Acesso em: 26 jun. 2016.
Enunciado:
- a) Qual é a manchete dessa reportagem? E qual é o lide?
- b) A manchete estabelece uma interlocução com o leitor. Como ela ocorre?
- c) Qual é a função da legenda abaixo da imagem?
- d) Nas reportagens, os dados numéricos têm o propósito de embasar as informações apresentadas pelo jornalista. Cite um exemplo desse recurso utilizado no texto