A força de atrito é uma força que depende do contato entre corpos. Pode ser definida como uma força de oposição à tendência de deslocamento dos corpos e é gerada devido a irregularidades entre duas superfícies em contato. Na figura, as setas representam forças que atuam no corpo e o ponto ampliado representa as irregularidades que existem entre as duas superfícies.
Na figura, os vetores que representam as forças que provocam o deslocamento e o atrito são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
Disponível em: https://www.historiadasartes.com. Acesso em: 15 set. 2021 (adaptado).
O artista plástico norte-americano Mike Esparza criou uma série de telas retratando diversos super-heróis e vilões do mundo dos quadrinhos.
Observando algumas de suas criações, conclui-se que o artista fez uma intertextualidade com o estilo
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UNIFACS) Neurocientistas procuram entender os mecanismos da memória na intrincada rede de eventos neuroquímicos e neurocelulares. Onde e como as recordações são guardadas? Como são ativadas? O que é e por que ocorre o esquecimento? Que caminhos as células nervosas percorrem para recordar? A série de experimentos permitiu ao grupo descrever alguns mecanismos do funcionamento da memória, que formam a base material do pensamento. O cérebro está sob influência de várias substâncias moduladoras e neurotransmissores das atividades neurais e de hormônios. Tanto os hormônios quanto os neuromoduladores estão associados à manifestação de estados emocionais e influenciam a formação e a evocação de memórias.
(BERCHT, 2010, p.36-38)
Os atuais estudos experimentais sobre a memória se baseiam na ideia de que suas bases biológicas estão nas alterações anatômicas e fisiológicas das ligações entre as células nervosas, denominadas sinapses.
Com base nos conhecimentos existentes acerca deste processo e sua importância para o desenvolvimento da memória, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As sinapses químicas desenvolvem-se a partir da liberação de um neurotransmissor, o que possibilita a propagação do estímulo nervoso às células vizinhas.
( ) As conexões ou sinapses estabelecidas entre as células cerebrais possibilitam o surgimento da memória.
( ) A perda de memória pode estar relacionada com a formação de novos neurônios e estabelecimento de sinapses.
( ) A bainha de mielina que recobre as células do sistema nervoso possibilita a condução mais rápida dos impulsos nervosos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base: Leia o texto a seguir.
Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos dessa associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte pois é o organismo fotossintetizante da associação. [...]
Disponível em: <http://goo.gl/2XDyBJ>. Acesso em: 17 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
a) Identifique o Reino ao qual pertencem os seres que formam essa associação.
b) Descreva duas características do organismo micobionte.
c) Explique a vantagem para o fungo formar esse tipo de associação.
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amido no parênquima amilífero. Já o parênquima clorofiliano é responsável pela síntese de glicose.
Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofilianas dos vegetais estão situadas em órgãos diferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende
- História | 5.8 Independência dos EUA
(ESPM) Em 1773, procurando aliviar as dificuldades financeiras da Companhia das Índias Orientais, o governo britânico concedeu-lhe o monopólio do chá nas colônias. Os colonos reagiram e disfarçados de índios, patriotas de Boston, abordaram navios que transportavam chá, lançando a mercadoria nas águas do porto.
(H. C. Allen. História dos Estados Unidos da América)
A ação descrita pelo texto levou o parlamento britânico a promulgar, em 1774, as Leis Coercitivas ou, como foram chamadas pelos colonos, Intoleráveis. Tais leis: