Parabéns, Brasília!
Capital do nosso país completa 50 anos em 2010
Rumo ao oeste
Vinte e um de abril de 1960. Há exatos 50 anos, o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira, inaugurava a atual capital do nosso país: Brasília.
Cidade planejada, que nasceu primeiro na imaginação e nas pranchetas dos arquitetos, Brasília foi erguida para substituir o Rio de Janeiro como sede do poder brasileiro.
Planejada, mas não pioneira
Brasília não foi a primeira cidade planejada erguida no país, mas a terceira. Cidades planejadas começaram a ser pensadas em 1897, com Belo Horizonte, e, em 1940, com Goiânia.
A escolha da região centro-oeste para sediar a nova capital federal não foi fruto do acaso. “A idéia, defendida principalmente por parlamentares mineiros, era fazer a nova capital em um lugar central para unir o Brasil”, explica a socióloga Helena Bomeny, do CPDOC-FGV.
Sonhos em uma capital sem igual
“Operários, vindos principalmente do nordeste, trabalhavam em três turnos. Durante as 24 horas do dia, havia sempre turmas de trabalhadores a postos no canteiro de obras”, explica Helena Bomeny. “Essas pessoas vinham trabalhar em Brasília com a esperança de reconstruir a vida. Nos quatro anos da obra, viveram em condições precárias, mas não tiveram lugar na cidade quando ela ficou pronta. Sem poder arcar com o valor dos imóveis na capital federal foram para a periferia.”
Uma capital que surgiu para ser diferente de qualquer outra e que exigiu um grande investimento para ser construída. “Brasília representa o Brasil potência, um país capaz de ocupar seu território continental e também capaz de ingressar no mundo moderno”, conta a historiadora Marly Motta, do CPDOC-FGV.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/abril/parabens-brasilia/?searchterm=cidade
Sobre Brasília podemos afirmar: