Veja a imagem a seguir.
Disponível em: <www.dcomercio.com.br>. Acesso em: 19 out. 2013.
A) Que tipo de trabalho a imagem está retratando?
B) Você já viu crianças trabalhando pelas ruas de sua cidade?
C) Como você imagina que será o futuro dessa criança?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.6 Verminoses
(PUC-PR) Uma pessoa que vive na zona rural, foi ao posto médico da cidade. O médico observou que este paciente se encontrava descalço e mal vestido, apresentava magreza, palidez e seu intestino estava repleto de vermes. Dado esse contexto, identifique os vermes intestinais responsáveis pelo estado desse rapaz e identifique o que ele deve fazer para não adquiri-los:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Milhares de anos atrás, as pessoas não tinham as ciências para ajudá-las a entender a vida. Assim, por exemplo, elas não sabiam por que o sol nasce toda manhã ou por que as estações mudam. Os povos antigos viam a doença, a morte e as calamidades naturais, mas não sabiam o que as causava. Assim, desenvolviam histórias e crenças próprias para explicar o mundo em redor. (...) Viravam histórias que uma geração ia contando para a outra. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/481998/>. Acesso em 18 de nov. 2015.
Enunciado:
Para estudar as crenças que foram criadas pelas primeiras comunidades humanas para explicar a realidade, a história recorre a
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
WATTERSON, B. Disponível em: www.gomics.com. Acesso em: 14 abr. 2015 (adaptado).
Essa tirinha revela que um dos impactos sociais provenientes do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação tem como consequência o(a):
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto 1 Estudos mostram que, no século dezenove, nos engenhos, os filhos de escravos, como seus pais , passavam pelo mesmo tormento de ter que trabalhar, cortar a cana de açúcar, arrastá-la e picá-la em pedaços, colocando-a para moer, espremer e ferver. Podemos supor , então, que seus pequenos corpos também experimentaram o desconforto das altas temperaturas emanadas das caldeiras das casas de purgar, local onde se fabricava o açúcar. Também nas demais atividades em que se empregava mão de obra escrava, a criança trabalhou desde cedo em tarefas que exigiam esforços muito superiores às suas possibilidades físicas. Acompanhando seus pais, fazia desde serviços domésticos (servir, lavar, passar, cozer roupas e consertar sapatos) até trabalhos em madeira. No campo, pastoreava gado e realizava tarefas na roça. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 No século vinte, com o surgimento das fábricas as crianças passaram a trabalhar manipulando as máquinas, se submetendo a trabalhos perigosos, temperaturas altas, não usavam nenhum equipamento de proteção e a jornada de trabalho enorme era de até 12 horas. Disponível em: http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Compare os textos e escreva uma semelhança e uma diferença entre a situação do trabalho infantil no passado e atualmente:
Semelhança:
Diferença:
Disponível em: http://www.diariodosertao.com.br/img/upload/images/Setembro_esse/trabalho_infantil_ssousa_fepeti_5.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/10/wcms_239994.jpg. Acesso em: 03 abr. 2015.
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
Na aula de Matemática, o professor dividiu a turma do 2º ano em 4 grupos. Em seguida, distribuiu 4 figuras geométricas planas para cada grupo:
Depois das fichas distribuídas, sorteou um valor para cada tipo de ficha:
Qual dos grupos obteve o menor número de pontos?