Leia o texto.
De acordo com a nossa Constituição, o patrimônio cultural é constituído pelos bens materiais, imateriais e naturais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
Cite três exemplos de:
(A) Bens materiais.
(B) Bens imateriais.
(C) Bens naturais.
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
Glicólise é um processo que ocorre nas células, convertendo glicose em piruvato. Durante a prática de exercícios físicos que demandam grande quantidade de esforço, a glicose é completamente oxidada na presença de O2. Entretanto, em alguns casos, as células musculares podem sofrer um déficit de O2 e a glicose ser convertida em duas moléculas de ácido lático. As equações termoquímicas para a combustão da glicose e do ácido lático são, respectivamente, mostradas a seguir:
C6H12O6(s) + 6 O2(g) → 6 CO2(g) + 6 H2O(l) ΔCH = -2.800 kJ
CH3CH(OH)COOH(s) + 3 O2(g) → 3 CO2(g) + 3 H2O(l) ΔCH = -1.344 kJ
O processo anaeróbico é menos vantajoso energeticamente porque:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a continuación para responder a cuestion.
Manolito Gafotas
Elvira Lindo Me llamo Manolito García Moreno, pero si tú entras a mi barrio y le preguntas al primer tío que pase: – Oiga, por favor, ¿Manolito García Moreno? El tío, una de dos, o se encoge de hombros o te suelta: – Oiga, y a mí qué me cuenta. Porque por Manolito García Moreno no me conoce ni el Orejones López, que es mi mejor amigo, aunque algunas veces sea un cochino y un traidor y otras, un cochino traidor, así, todo junto y con todas sus letras, pero es mi mejor amigo y mola un pegote. En Carabanchel, que es mi barrio, por si no te lo había dicho, todo el mundo me conoce por Manolito Gafotas. Todo el mundo que me conoce, claro. Los que no me conocen no saben ni que llevo gafas desde que tenía cinco años.
Disponible en: < http://textos.recursosdidacticos.es>. Acceso el: 12 oct. 2012. (Fragmento).
Enunciado:
¿Por qué Manolito Gafotas lleva este apodo?
- Geografia | A. Globalização
TEXTO I
As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.
CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.
TEXTO II
As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende e - Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
Leia o texto.
O olho humano é um mecanismo complexo desenvolvido para a percepção de luz e cor. É composto basicamente por uma lente e uma superfície fotossensível dentro de uma câmera, que pode grosseiramente ser comparada a uma máquina fotográfica. A córnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja função é focar os estímulos luminosos. A íris (parte externa colorida) comanda a abertura e o fechamento da pupila da mesma maneira que um diafragma. O interior da íris e da coroide é coberto por um pigmento preto que evita que a luz refletida se espalhe pelo interior dos olhos.
Teoria das cores. Disponível em: <pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores>. Acesso em: 2 maio 2017.
Identifique os aspectos práticos e teóricos do uso das cores.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
TOHAKU, H. Floresta de pinheiros. Nanquim sobre papel,
1,56m x 3,47m. Museu de Tóquio, Japão, 1595.
Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 19 jun. 2019.
TEXTO II
Arte japonesa
O zen (chán, em chinês) enfatiza a autoconfiança e a meditação, rejeitando os estudos tradicionais das escrituras budistas e a realização de complicados rituais.
O zen foi introduzido no Japão no século XIII por monges japoneses que viajaram à China a fim de estudar as mais recentes doutrinas. A simplicidade e a autodisciplina rígida ensinadas pelos mestres zen atraíram a classe dos samurais (guerreiros), e muitos templos zen foram construídos no Japão entre os séculos XIII e XV.
ARICHI, M. In: FARTHING, S. (Ed). Tudo sobre arte. Rio de
Janeiro. Sextante, 2011 (adaptado).
A obra Floresta de pinheiros, do artista Hasegawa Tohaku, expressa influências do zen-budismo ao