Sobre o trabalho, podemos afirmar que
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.10 Verbos Doler, Estar (Se) y Sentir (Se) (Verbos Doer, Estar e Sentir)
Marque a alternativa que completa a oração abaixo:
___________________ con mis amigos. (vosotros)
- História | 2.2 Período Regencial
(MARINHA) Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Bicicleta
ANJOS COM RODAS
Usar a bicicleta para ir ao trabalho ou à balada é saudável, econômico e prático, mas exige atenção. É para isso que existem os bike-anjos – voluntários que ajudam ciclistas iniciantes
Silvia Amelia de Araújo
Gloss - 06/2011
Se você acha a ideia de se locomover de bicicleta por uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro uma loucura, peça ajuda a um anjo da guarda. Quem não tem o seu pode encomendar um pela internet: o blog Bike Anjo reúne voluntários que acompanham ciclistas iniciantes – ou apenas temerosos – em suas saídas às ruas. Além de pedalar ao seu lado (ou ensinar a pedalar, se for o caso), os bike-anjos ajudam a achar o melhor caminho para você chegar aonde quer. Para solicitar um desses acompanhantes, basta preencher uma ficha no site explicando o local onde está e o dia em que quer pedalar – há voluntários em várias cidades do país.
“Nosso papel é mostrar que dá para dividir a rua com os carros sem medo”, diz a professora de educação física Sílvia Oliveira, 30 anos, que começou a atuar como bike-anjo em janeiro. “Todo mundo acha que é muito mais difícil antes de tentar. Mas, quando chega ao destino pela primeira vez, vê que é algo tranquilo.” Foi assim com a arquiteta mineira Carina Chandan, 26, que mora há três anos em São Paulo. De ônibus ela não levava menos de uma hora e meia para chegar ao trabalho – a 5 quilômetros de sua casa. Com a bicicleta, passou a levar meia hora. Hoje só gasta 15 minutos para pedalar a mesma distância. “Chego mais rápido e com bom humor”, diz.
Quem pensa que ela também chega toda suada está enganada. As bikers experientes garantem que o suor só incomoda mesmo nas primeiras pedaladas. “Ele diminui à medida que vamos ganhando condicionamento físico e percebemos que não é preciso pedalar com força demais”, diz a assessora de imprensa Aline Cavalcante, 25. Associando a experiência à maquiagem e ao penteado certo, você pode chegar bonita ao destino sempre.
“Vou até para a balada de bike”, diz Aline, que ganhou um carro da mãe há três anos – e depois teve de se esforçar para convencê-la de que era melhor vendê-lo. “O dinheiro que eu gastava com o carro agora uso para viajar”, diz. A troca não vale a pena?
(...)
Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/anjos-rodas-bicicleta-trabalho-balada-saudavel-630912.shtml. Acesso em 10 jun. 2011
Crie um cartaz com o objetivo de divulgar o trabalho dos bike-anjos. As informações colocadas no cartaz devem estar de acordo com o que você leu na reportagem. Lembre-se de confeccionar um cartaz com as características que esse tipo de texto deve ter.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
Considerando a figura apresentada, que ilustra estruturas associadas à capacidade olfativa do ser humano, julgue o seguinte item, a respeito das estruturas indicadas pelas letras de A a D.
O epitélio indicado pela letra C é rico em células nervosas especializadas denominadas mecanorreceptores, que são sensíveis à presença de partículas odoríferas nas cavidades nasais.
- Matemática - Fundamental | 09. Divisão
Ana comprou quatro dúzias de balas e resolveu presentear suas três amigas com algumas.
a) Com quantas balas Ana ficou se cada amiga recebeu uma?
b) Com quantas balas Ana ficou se cada amiga recebeu duas?
c) Com quantas balas Ana ficou se cada amiga recebeu três?