Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.
RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, nº 2, 2007.São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).
Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <http://cultura.culturamix.com/arte/obras-de-arte-de-debret>. Acesso em: 10 out. 2014
Qual é a relação da frase com a imagem? Escreva um pequeno texto explicando o que você observa.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uesb)
( ) A estrutura química do antioxidante evidencia a presença do grupo funcional da classe dos ácidos carboxílicos
Julgue o item acima:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNGRANRIO) Cálculos de entalpias reacionais são em alguns casos efetuados por meio das energias de ligação das moléculas envolvidas, onde o saldo de energias de ligação rompidas e refeitas é considerado nesse procedimento. Alguns valores de energia de ligação entre alguns átomos são fornecidos no quadro abaixo:
Considere a reação de combustão completa do metano representada na reação:
CH4(g) + 2 O2(g) -> CO2(g) + 2 H2O(v)
A entalpia reacional, em kJ/mol para a combustão de um mol de metano segundo a reação será de:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Para determinar o valor energético de um alimento, podemos queimar certa quantidade desse produto e, com o calor liberado, aquecer determinada massa de água. Em seguida, mede-se a variação de temperatura sofrida pela água depois que todo o produto foi queimado, e determina-se a quantidade de energia liberada na queima do alimento. Essa é a energia que tal alimento nos fornece se for ingerido.
No rótulo de um pacote de amêndoas, está impressa a tabela a seguir, com informações nutricionais sobre o produto.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 20 g
Quantidade por porção
Valor energético
80 kcal
Carboidratos
4,0 g
Proteínas
3,0 g
Gorduras totais
7,0 g
Gorduras saturadas
1,5 g
Gordura trans
0 g
Considere que 100 g de amêndoas tenham sido queimados e que determinada massa m de água, submetida à chama dessa combustão, tenha sido aquecida de 25 °C para 105 °C Sabendo que o calor específico da água líquida é igual a 1 cal/g.°C e que apenas 50% da energia liberada na combustão tenha efetivamente sido utilizada para aquecer a água, é correto afirmar que a massa m, em gramas, de água aquecida era igual a - Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL - Folha de papel ofício branca - Figuras diversas ( pesquisada pelo professor com antecedência) - Lápis de desenho - Lápis de cor ou canetinhas coloridas PROCEDIMENTOS - Esta atividade possibilita a criança brincar através do desenho, utilizando vários tipos de linhas. -O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, etc. (gravuras que contenham diferentes tipos de linhas ) em revistas ou na internet. Fonte: Relatório da Prática Pedagógica- Turma do 1º ano NEI-CAP/UFRN 2007 - Dividir a sala de aula em grupos. Cada grupo receberá algumas imagens para serem observadas buscando identificar as linhas e formas que as compõe. - Após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas retas, curvas, grossas, finas, cores, formas). - Em seguida, o professor vai propor uma atividade de desenho. - Os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imaginada. -O professor deverá estimular a criança a explorar o espaço no papel ao desenhar , cruzando as linhas, desenhando linhas mais grossas e mais finas, criando figuras geométricas. - Depois do desenho pronto, os alunos deverão colorir os espaços nos desenhos e ou formas que eles conseguiram criar. Utilizar lápis de cor ou canetinha. - Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16022