Observe a imagem, leia o texto e responda à questão proposta:
Disponível em http://www.googleimagem.com.br Acesso 29 nov. 2012
A sua cidade possui um patrimônio cultural a ser preservado. Este patrimônio contribui para a construção da história da cidade.
Registre no quadro a seguir exemplos de patrimônios da sua cidade que representem:
um bem material
um bem natural
uma igreja
uma festa tradicional
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais:
- Máquina fotográfica
Desenvolvimento:
1 – Dividir a turma em grupos
2 – Apresentar as seguintes histórias, certamente ilustradas.
Sinhá Olímpia
Até o início da década de 70, Sinhá Olímpia ainda podia ser vista pelas ruas de Ouro Preto, com seu cajado majestoso, seu chapéu florido, seu vestido de fitas e muitas histórias na cabeça.
As pessoas chegavam, tiravam uma foto, ouviam um caso, deixavam uma moeda. E levavam muito da vida dessa senhora, considerada uma das maiores lendas da cidade. Uma lembrança viva, ao lado de tantos monumentos históricos.
O compositor Vinícius de Moraes disse certa vez que um papo com Dona Olímpia valia uma viagem à Minas. A menina rica, neta do Marquês de Paraná, nasceu em 1888 e aos 40 anos transformou as ruas em seu espaço de vida. Dizem que por uma frustração amorosa, passou a fazer parte de um mundo lúdico, cheio de imaginações.
A “Linda Morena” – como era chamada na juventude – rompeu barreiras, foi excluída, discriminada. Foi considerada pela cantora Rita Lee como a primeira Hyppie do Brasil. E levando alegria, transmitindo uma paz em conflito com seus delírios, misturava dados históricos de várias épocas e criava histórias interessantes na mente dos turistas, numa linguagem que demonstrava cultura aliada a fantasia.
Sinhá Olímpia vive em verso de Carlos Drummond de Andrade, em música de Milton Nascimento, em samba enredo da Mangueira (1990), em peça de teatro de Guiomar de Gramont. Vive na escola de samba de Ouro Preto. Vive em cartão postal. Sinhá Olímpia ainda vive, imortalizada na lembrança de todos os que tiveram o prazer de conhecer a boa alma que passou pela vida e cumpriu sua missão.
Profeta Gentileza
Nascido em 11 de abril de 1917, em Cafelândia, interior de São Paulo, José Datrino era o segundo filho de Paulo Datrino e Maria Pim, dentre os onze filhos do casal. Viveu até os 20 anos naquela região lidando diretamente com a terra, onde ajudava a família a manter-se, mesmo em épocas difíceis. Rapaz franzino, trabalhava puxando carroça para vender lenha nas cidades próximas. Algumas vezes, chegava a fazer duas viagens, numa mesma noite, para prover a família. Como lavrador aprendeu a reconhecer a riqueza da natureza. O campo ensinou também José a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, Gentileza se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".
A partir de sua "revelação", ocorrida após a queima de um grande circo em Niterói, o Profeta deixa tudo para a família e ganha uma nova identidade: JOZZE AGRADECIDO ou ainda GENTILEZA. Sua atribuição: "vir como São José, representar Jesus de Nazaré na Terra". Curiosamente, o Profeta já sugere, em seu nome, a possibilidade de sua missão. Datrino significa, em italiano, de três, enviado pelo Trino (Trindade).
Aos poucos, torna-se um personagem reconhecidamente popular. Cria provérbios e máximas para alcançar as pessoas, ensina a gentileza e proclama os costumes em plena época do movimento hippie, do rock e da minissaia. Apesar de cabeludo, Gentileza divergia, em muito, dos jovens 'contestadores' de então. Proclamou o AMORRR espiritual, a HONRRA e o "fim dos vícios da humanidade".
2 – Estas duas personalidades nascidas do povo, com seus trajes peculiares, com sua aparência pitoresca, marcaram as cidades por onde passaram com sua mensagem de bondade, mas também por despertar nas pessoas do local a curiosidade e o estranhamento.
Proposta 1 –
1 – Propor à turma que investigue se na cidade existem pessoas assim como a Sinhá Olímpia e o Profeta Gentileza e traga informações para a próxima aula bem como fotografias. Estas informações poderão ser geradas a partir de um questionário montado pela turma no estilo entrevista:
- nome, data e local de nascimento;
- onde mora;
- se é casado e tem filhos;
- se exerceu alguma profissão etc.
2 – É importante que esta pesquisa tenha acompanhamento de um adulto.
3 – Os resultados podem compor um belo painel informativo.
Proposta 2 –
1 - Outra maneira de compor esta atividade é a partir da memória dos pais, avós e tios ou vizinhos!
2 – Criar uma roda de conversa na qual as crianças contem umas para as outras as memórias de figuras curiosas da cidade que os pais testemunharam.
3 – Realizar um desenho no qual as crianças representem um desses personagens segundo sua própria percepção e expor na escola.
Referências:
Sinhá Olímpia:
http://www.sinhaolimpia.com.br/?page_id=225#
http://www.youtube.com/watch?v=RVgRFEeiSIU&feature=related
Profeta Gentileza:
http://www.slideshare.net/sclmorgado/o-profeta-gentileza (inclusive com a música cantada por Marisa Monte)
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe o Enunciado Gráfico (EG) abaixo.
Qual, dentre as alternativas seguintes, contém um Enunciado Verbal (EV) equivalente ao EG dado na figura?
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Entre os retângulos abaixo, qual é o único cuja área pode ser representada pela expressão 15x 2 + 6x?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto.
Projeto protege tartarugas marinhas do Brasil
Antes do Projeto Tamar, era um hábito comum matar tartarugas marinhas para se consumir a carne e usar o casco para fazer armações de óculos, pentes e enfeites como pulseiras, anéis e colares. Geralmente elas eram apanhadas quando subiam à praia para desovar. Também os ovos eram retirados pelos habitantes dessas praias, já que muitos se alimentavam deles. Hoje essas práticas quase não acontecem mais, nas áreas de atuação do Projeto. Mãos que caçavam hoje protegem e constroem um mundo mais justo.
Disponível em: <http://www.tamar.com.br>.
A palavra grifada indica relação de tempo em
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
As placas tectônicas, apresentadas na figura, são pedaços da crosta terrestre que flutuam e se movimentam sobre a astenosfera, parte superior do manto.
Com base nas informações, podemos inferir que as causas geradoras dos movimentos das placas tectônicas são