A seta aponta uma estrutura de um sistema humano.
A forma dessa estrutura está relacionada à sua função que é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | B. Pontuação
COM O OUTRO NO CORPO, O ESPELHO PARTIDO
O que acontece com o sentimento de identidade de uma pessoa que se depara, diante do
espelho, com um rosto que não é seu? Como é possível manter a convicção razoavelmente estável
que nos acompanha pela vida, a respeito do nosso ser, no caso de sofrermos uma alteração radical
em nossa imagem? Perguntas como essas provocaram intenso debate a respeito da ética médica
[5] depois do transplante de parte da face em uma mulher que teve o rosto desfigurado por seu
cachorro em Amiens, na França.
Nosso sentimento de permanência e unidade se estabelece diante do espelho, a despeito de
todas as mudanças que o corpo sofre ao longo da vida. A criança humana, em um determinado
estágio de maturação, identifica-se com sua imagem no espelho. Nesse caso, um transplante
[10] (ainda que parcial) que altera tanto os traços fenotípicos quanto as marcas da história de vida
inscritas na face destruiria para sempre o sentimento de identidade do transplantado? Talvez não.
Ocorre que o poder do espelho – esse de vidro e aço pendurado na parede – não é tão absoluto:
o espelho que importa, para o humano, é o olhar de um outro humano. A cultura contemporânea
do narcisismo*, ao remeter as pessoas a buscar continuamente o testemunho do espelho, não
[15] considera que o espelho do humano é, antes de mais nada, o olhar do semelhante.
É o reconhecimento do outro que nos confirma que existimos e que somos (mais ou menos) os
mesmos ao longo da vida, na medida em que as pessoas próximas continuam a nos devolver nossa
“identidade”. O rosto é a sede do olhar que reconhece e que também busca reconhecimento. É
que o rosto não se reduz à dimensão da imagem: ele é a própria presentificação de um ser humano,
[20] em sua singularidade irrecusável. Além disso, dentre todas as partes do corpo, o rosto é a que faz
apelo ao outro. A parte que se comunica, expressa amor ou ódio e, sobretudo, demanda amor.
A literatura pode nos ajudar a amenizar o drama da paciente francesa. O personagem Robinson
Crusoé do livro Sexta-feira ou os limbos do Pacífico, de Michel Tournier, perde a noção de sua
identidade e enlouquece, na falta do olhar de um semelhante que lhe confirme que ele é um
[25] ser humano. No início do romance, o náufrago solitário tenta fazer da natureza seu espelho. Faz
do estranho, familiar, trabalhando para “civilizar” a ilha e representando diante de si mesmo o
papel de senhor sem escravos, mestre sem discípulos. Mas depois de algum tempo o isolamento
degrada sua humanidade.
A paciente francesa, que agradeceu aos médicos a recomposição de uma face humana, ainda que
[30] não seja a “sua”, vai agora depender de um esforço de tolerância e generosidade por parte dos
que lhe são próximos. Parentes e amigos terão de superar o desconforto de olhar para ela e não
encontrar a mesma de antes. Diante de um rosto outro, deverão ainda assim confirmar que ela
continua sendo ela. E amar a mulher estranha a si mesma que renasceu daquela operação.
MARIA RITA KEHL
Adaptado de folha.uol.com.br, 11/12/2005.
- História - Fundamental | 01.3.Vestígios arqueológicos: locais de pesquisa de historiadores e de arqueólogos.
O que é um sítio arqueológico?
Os povos que não utilizavam a escrita só podem ser conhecidos hoje por meio dos vestígios materiais que deixaram nos locais em que viviam. O sítio arqueológico é o que restou das coisas que as pessoas fabricaram e usaram ao longo de sua vida em um determinado lugar (panelas de cerâmica, restos de machado e outras ferramentas feitas de pedra, sinais de que fizeram roças e plantaram alimentos etc.).
Fonte: http://pibmirim.socioambiental.org/antes-de-cabral/ocupacao-brasil Acesso 23/04/2011
A pesquisa feita em diversos sítios arqueológicos brasileiros nos permite AFIRMAR que:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Potência dos pneus
Em uma perícia de acidente de trânsito, os peritos encontraram marcas de pneus referentes à frenagem de um dos veículos, que, ao final dessa frenagem, estava parado. Com base nas marcas, sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o asfalto é de 0,5 e considerando a aceleração da gravidade igual a 10m/s2 os peritos concluíram que a velocidade do veículo antes da frenagem era de 108 km/h.Considerando o atrito dos pneus com o asfalto como sendo a única força dissipativa, o valor medido para as marcas de pneus foi de:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
O conto que vem a seguir é classificado como fantástico. O conto fantástico se constitui de uma narrativa em que se chocam o plano do natural e o plano do sobrenatural (vocábulo que indica somente o que não é natural, não tem conotação religiosa). Nesse conflito, o âmbito do sobrenatural invade o âmbito do natural, geralmente desestruturando-o. O desfecho de uma narrativa fantástica não deve proporcionar, ao contrário do desfecho da narrativa de mistério, um esclarecimento, no texto, para o fato sobrenatural.
A LUA
“Seja aquela uma noite solitária, e não digna de louvor.” (Jó, III, 7)
Nem luz, nem luar. O céu e as ruas
apareciam escuros, prejudicando, de certo
modo, os meus desígnios. Sólida, porém, era a
[70] minha paciência e eu nada fazia senão vigiar
os passos de Cris. Todas as noites, após o
jantar, esperava-o encostado ao muro de sua
residência, despreocupado em esconder-me ou
tomar qualquer precaução para fugir aos seus
[75] olhos, pois nunca se inquietava com o que
poderia estar se passando em torno dele. A
profunda escuridão que nos cercava e a
rapidez com que, ao sair de casa, ganhava o
passeio jamais me permitiram ver-lhe a
[80] fisionomia. Resoluto, avançava pela calçada,
como se tivesse um lugar certo para ir. Pouco
a pouco, os seus movimentos tornavam-se
lentos e indecisos, desmentindo-lhe a
determinação anterior. Acompanhava-o com
[85] dificuldade. Sombras maliciosas e traiçoeiras
vinham ao meu encontro, forçando-me a
enervantes recuos. O invisível andava pelas
minhas mãos, enquanto Cris, sereno e
desembaraçado, locomovia-se facilmente. Não
[90] parasse ele repetidas vezes, impossível seria a
minha tarefa. Quando vislumbrava seu vulto,
depois de tê-lo perdido por momentos,
encontrava-o agachado, enchendo os bolsos
internos com coisas impossíveis de serem
[95] distinguidas de longe.
Na volta, de madrugada, Cris ia retirando
de dentro do paletó os objetos que colhera na
ida e, um a um, jogava-os fora. Tinha a
impressão de que os olhava com ternura antes
[100] de livrar-se deles.
***
Alguns meses decorridos, os seus passeios
obedeciam ainda a uma regularidade
constante. Sim, invariável era o trajeto
seguido por Cris, não obstante a aparente falta
[105] de rumo com que caminhava. Atingia a zona
suburbana da cidade, onde os prédios eram
raros e sujos. Somente estacava ao deparar
uma casa de armarinho, em cuja vitrina,
forrada de papel crepom, encontrava-se
[110] permanentemente exposta uma pobre boneca.
Tinha os olhos azuis e um sorriso de massa.
***
Uma noite — já me acostumara ao negro
da noite — constatei, ligeiramente
surpreendido, que os seus passos não nos
[115] conduziriam pelo itinerário da véspera. (Havia
algo que ainda não amadurecera o suficiente
para sofrer tão súbita ruptura.)
Nesse dia, o andar firme, seguiu em linha
reta. Atravessou o centro urbano, deixou para
[120] trás a avenida em que se localizava o comércio
atacadista. Apenas se demorou uma vez —
assim mesmo momentaneamente — defronte
a um cinema, no qual meninos de outros
tempos assistiam filmes em série. Fez menção
[125] de comprar entrada, o que deveras me
alarmou. Contudo, sua indecisão foi breve e
prosseguiu a caminhada. Enfiou-se pela rua do
meretrício, parando a espaços, diante dos
portões, espiando pelas janelas, quase todas
[130] muito próximas do solo.
Em frente a uma casa baixa, a única da
cidade que aparecia iluminada, estacionou
hesitante. Tive a impressão de que aquele
seria o instante preciso, pois, se Cris
[135] retrocedesse, não lograria outra oportunidade.
Corri para seu lado e, sacando do punhal,
mergulhei-o nas suas costas. Sem um gemido
e o mais leve estertor, caiu no chão. Do seu
corpo magro saiu a lua. Uma meretriz que
[140] passava, talvez movida por impensado gesto,
agarrou-a nas mãos, enquanto uma garoa de
prata cobria a roupa do morto. A mulher,
vendo o que sustinha entre os dedos, se
desfez num pranto convulsivo. Abandonando a
[145] lua, que foi varando o espaço, ela escondeu a
face no meu ombro. Afastei-a de mim. E,
abaixando-me, contemplei o rosto de Cris. Um
rosto infantil, os olhos azuis. O sorriso de
massa.
Murilo Rubião. Contos reunidos. p. 133-135.
O conto apresenta uma série de indefinições: não se sabe quem é a personagem narradora nem o Cris; também não se sabe o motivo de o narrador segui-lo e, por fim, matá-lo. Com essas lacunas o locutor tem a intenção de obscurecer os limites entre o real e o sobrenatural, e
I. atingir o leitor que será levado a confundir ficção com mentira.
II. dar oportunidade ao leitor de preencher as lacunas e, assim, fazê-lo assumir a função de coenunciador.
III. aumentar o suspense e dar força ao fantástico.
Completa corretamente a afirmação o que se diz em
- Física | 3.6 Termodinâmica
Assinale a opção que apresenta a afirmação CORRETA.