A imagem se refere a uma ação humana que causa problemas no ambiente.
Uma consequência dessa ação é:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
If you’re going to eat grasshoppers, it’s helpful to know beforehand that you’re supposed to remove the hind legs; otherwise they can become stuck in the throat like a fishbone. Just saying…
Available at: http://yourenotfromaroundhere.com/blog/unusual-weird-foods-around-world/. Access on: Mar 31st 2012.
The text tells about
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
ANIMAÇÃO PROJETA COMO SERIA SÃO PAULO COM MAIS BICICLETAS
Maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo, São Paulo também é mundialmente conhecida devido ao excessivo número de carros e de engarrafamentos. Mas como seria esta metrópole em uma cultura de mais bicicletas? O Núcleo Paulistano de Animação (Nupa), um estúdio-escola público que funcionava como um programa do Centro Cultural da Juventude na Zona Norte de São Paulo, elaborou um vídeo que ilustra uma capital paulista tomada pelas bikes. O filme venceu o concurso que premiou o melhor roteiro de animação de um minuto com o tema "Bicicletas em São Paulo".
Segundo o idealizador do Nupa, Ceu D’Ellia, São Paulo precisa se tornar mais criativa e valorizar os seres humanos. "A cidade precisa deixar de tapar tudo com máquinas e concreto. Menos engenheiros e mais arquitetos, menos passantes e mais habitantes. Mais árvores, mais passarinhos. Limpar os rios para ver peixinho. Margem de rio é para gente tocar violão, desenhar e brincar com as crianças e não para virar pista expressa de automóvel", defendeu ao portal SP Mais.
Para o designer David Sim, sócio do escritório Gehl Architects, que fez de Copenhague uma das cidades mais sustentáveis do mundo, São Paulo pode vir a ser uma próxima Nova York, mas sua população está presa no trânsito. Na concepção dele, uma cidade pode ser considerada boa quando as pessoas desfrutam dos locais ao ar livre e não em ambientes fechados.
Ele completa: "[uma cidade boa é] onde é possível ver crianças brincando no espaço público, quando se vê várias pessoas de todas idades, jovens, avós, skatistas, ciclistas. Quando é possível caminhar pela cidade sem sentir medo, principalmente à noite. Uma cidade deveria ser tão segura a ponto de uma mulher poder andar de madrugada voltando para casa de pés descalços. Esses são bons sinais", afirmou Sim em entrevista à Exame.com.
Disponível em: <http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/setembro/animacao-ilustra-a-movimentacao-das-bicicletas-em>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Assista com os alunos ao vídeo PAULICÉIA BICICLETAS EM SÃO PAULO (Bicycles in São Paulo), disponível no endereço eletrônico: <https://www.youtube.com/watch?v=9hZYg3fDEeI>. Acesso em: 6 fev. 2017. Em seguida, analise-o com a turma.
- Solicite aos alunos uma pesquisa sobre o significado do termo "utopia".
[Política] P. ext. Qualquer situação imaginativa que, remetendo ao que é ideal e priorizando a qualidade de vida, garante uma sociedade mais justa e com políticas públicas igualitárias.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/utopia/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Pergunte aos alunos sobre o vídeo analisado e requisite o registro das respostas:
* Em relação ao contexto atual da cidade de São Paulo, quais questões de consumo e obstáculos sociais foram retratados com modificações em busca de uma situação ideal?
Possível resposta: Melhora da qualidade de vida, a redução da poluição, ampliação da mobilidade urbana e do acesso ao transporte, prevenção de doenças por meio de atividades físicas, atenuação do stress das pessoas, utilização de energia renovável, diminuição de gastos com o transporte e outros.
* Quais os dois mecanismos que modificaram, respectivamente, a utilização de energia e a inclusão de pessoas com dificuldade de pedalar, mesmo os idosos?
Possível resposta: Primeiro, as bicicletas acumulam a energia resultante das pedaladas para outras utilizações; e, segundo, as esteiras rolantes ajudam as pessoas com dificuldade de pedalar nas subidas mais fortes.
* A situação apresentada no vídeo é uma utopia? Solicite as justificativas das respostas e estimule o debate.
- Faça um levantamento dos desenhistas da turma para formação de equipes que produzirão histórias em quadrinhos (HQ). Solicite as equipes que escolham problemas de consumo ou obstáculos sociais que devem ser modificados em sua cidade. Inspiradas no vídeo analisado, as equipes representarão por meio das HQ uma solução, mesmo que utópica, para os problemas selecionados. A seguir são listados três endereços eletrônicos com conteúdos que ajudam na confecção das HQ.
3. https://anakoehler.wordpress.com/2011/05/24/como-fazer-um-projeto-de-historia-em-quadrinhos/
- Organize com os alunos o lançamento das HQ, que ficarão à disposição da comunidade escolar na biblioteca ou site da escola.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
: Leia o poema a seguir para responder à questão.
Papo de índio Veiu uns ômi di saia preta
Cheiu di caixinha e pó branco
Qui eles disserum qui chamava açucri
Aí eles falarum e nós fechamu a cara
Depois eles arrepitirum e nós fechamu o corpo
Aí eles insistirum e nós comemu eles. In: Heloísa Buarque de Holanda e Carlos A. M. (org.).
Poesia jovem. Anos 70. São Paulo: Nova Cultural, 1982. p.79.
De acordo com a narração dos índios, as situações foram acontecendo de modo a ter uma consequência que fez terminar o conflito entre eles.
Marque o verso que reúne a causa final e a consequência dessas situações.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
O texto abaixo foi retirado da sessão Painel do Leitor, do jornal Folha de S.Paulo. A carta em questão trata da manifestação de um leitor referente à “indústria da multa”:
Fico perplexo a cada vez que ouço ou leio a expressão “indústria da multa” para se referir ao que alguns acham um excesso de fiscalização do trânsito por radares, agentes e outros. Ora, toda indústria necessita de matéria-prima e a dessa “indústria” nada mais é do que a infração. Basta não cometê-la para que a “indústria”, sem matéria-prima, deixe de existir.
Eugênio Augusto Clementi Júnior (Americana, SP)
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/2019/06/basta-nao-cometer-infracao-
para-por-fim-a-industria-da-multa-diz-leitor.shtml>. Acesso em: 17 jun. 2019.
O leitor manifesta sua opinião com o argumento principal de que, assim como toda indústria, a da multa só existe por ter uma matéria-prima. Para o leitor Eugênio Augusto, qual é a matéria-prima da indústria da multa?
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Antônia, Beatriz e Carolina, ao criarem uma empresa, investiram, respectivamente, R$ 20000,00, R$ 30000,00 e R$ 50000,00 e firmaram o compromisso de que todo lucro mensal deveria ser dividido entre elas proporcionalmente ao capital investido. No mês em que a empresa obteve um lucro de R$ 54000,00, o valor que Beatriz recebeu, em reais, foi de: