Analise as figuras e os números correspondentes.
Com relação aos critérios que permitem agrupar os animais ilustrados, pode-se afirmar que a:
Questões relacionadas
- Matemática | 13. Geometria Plana
Para o reflorestamento de uma área, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto o lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que será comprado para confecção da cerca contém 48 metros de comprimento.
A quantidade mínima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno é
- Literatura | 4. Produção Imperial
Leia o texto para responder à questão.
Não sei que jornal, há algum tempo, noticiou que a polícia ia tomar sob a sua proteção as crianças que aí vivem, às dezenas, exploradas por meia dúzia de bandidos. Quando li a notícia, rejubilei. Porque, há longo tempo, desde que comecei a escrever, venho repisando este assunto, pedindo piedade para essas crianças e cadeia para esses patifes.
Mas os dias correram. As providências anunciadas não vieram. Parece que a piedade policial não se estende às crianças, e que a cadeia não foi feita para dar agasalho aos que prostituem corpos de sete a oito anos... E a cidade, à noite, continua a encher-se de bandos de meninas, que vagam de teatro em teatro e de hotel em hotel, vendendo flores e aprendendo a vender beijos.
Anteontem, por horas mortas, quando saía de um teatro na rua central da cidade, vi sentada uma menina, a uma soleira de porta. Ao lado, a sua cesta de flores murchas estava atirada sobre a calçada.
Pediu-me dez tostões, chorando. Perdera toda a féria. Só conseguira obter, ao cabo de toda uma tarde de caminhadas e de pena, esses dez tostões — perdidos ou furtados. E pelos seus olhos molhados passava o terror das bordoadas que a esperavam em casa...
Fiquei parado, longo tempo, a olhá-la. O seu vulto fugia já, pequenino, quase invisível na escuridão. Ainda de longe o vi, fracamente alumiado por um lampião, sumir-se, dobrando uma esquina. Segui o meu caminho, com a morte na alma.
Ora — nestes tempos singulares em que a gente já se habituou a ouvir sem espanto coisas capazes de horrorizar a alma de Deiber —, é possível que alguém, encolhendo os ombros diante disto, me pergunte o que é que eu tenho com a vida das crianças que vendem flores e são amassadas a sopapos, quando não levam para casa uma certa e determinada quantia.
Tenho tudo, amigos meus! Não penseis que me iluda sobre a eficácia das providências que possa a polícia tomar, a fim de salvar das pancadas o corpo e da devassidão a alma de qualquer dessas meninas. Bem sei que, enquanto o mundo for mundo e enquanto houver meninas — proteja-as ou não as proteja a polícia —, haverá pais que as esbordoem, mães que as vendam, cadelas que as industriem, cães que as deflorem!
(Olavo Bilac [Gazeta de Notícias, 14.08.1894]. www.consciencia.org. Adaptado.)
Olavo Bilac, autor da crônica, é bastante conhecido no contexto da literatura brasileira como poeta do
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Um grande bolo com a forma de um cubo estava coberto com chantilly em todas as faces, exceto na de baixo. Conseguiram dividir esse bolo em 27 pequenos cubos, todos eles de mesmo tamanho. Analise essa situação no desenho apresentado a seguir.
Calcule quantos dos 27 pedaços do bolo não tinham chantilly em nenhuma das suas faces.
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
Texto base: O ser humano vem criando animais e cultivando plantas desde o final da Idade da Pedra (Neolítico). Darwin observou que havia uma analogia entre a domesticação e a seleção natural. Este processo, chamado por Darwin de seleção artificial, explica a origem da diversidade de raças como as de cães, cavalos, pombos e plantas a partir de critérios seletivos humanos.
Disponível em:<http://tocorime.net/platform/wp-content/uploads/2012/11/Selecao-natural-e-sexual.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Explique o que é seleção artificial.
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Leia o texto.
Tráfico de escravos: Mercadoria humana atravessa o Atlântico
Depois que alcançaram o litoral atlântico da África, ainda na primeira metade do século XV, rapidamente os portugueses conseguiram ter acesso ao comércio de seres humanos. [...]
A travessia no Atlântico
Uma viagem entre Angola e Brasil durava 35 dias. E entre Moçambique e Brasil, demorava em torno de três meses. Os escravos, confinados na parte mais insalubre do navio, passavam por situações das mais terríveis. Não sabiam onde estavam, ficavam apertados num espaço no qual não podiam ficar em pé ou se deitar, recebiam pouca alimentação com baixo grau de nutrientes (basicamente: feijão, farinha de mandioca e carne seca). Mal recebiam água para beber. Nessa situação de tamanha infelicidade, pessoas que nunca tinham se visto antes, que nem sequer falavam a mesma língua, se ajudavam. Repartiam a pouca comida. Consolavam-se. [...] Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm>. Acesso em: 28 out. 2015.
a) Enumere os motivos que levaram os povos africanos a deixaram o seu continente e migrarem para o Brasil.
b) As pessoas que viajavam nesses navios eram todos africanos. Por que, então, não falavam a mesma língua? Cite mais duas diferenças entre os africanos capturados que vieram para o Brasil.