A vitamina D é essencial à nossa saúde, pois auxilia na fixação de cálcio nos ossos.
A melhor maneira de nosso corpo obter essa vitamina é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
[...]
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
“Bom conselho”, de Chico Buarque.
Lançada dentro do contexto social da Ditadura Militar, no disco Quando o Carnaval chegar, de 1972, a canção anterior, de Chico Buarque, trama uma série de referências de caráter paródico a provérbios consagrados da cultura popular brasileira. No texto, o tom paródico evidencia-se por meio do(a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia um texto de Ruy Castro para responder a questão.
Disponível em: <http: www.releituras.com/ruycastro_menu.as>. Acesso em: 2 out. 2013.
Enunciado:
Ainda sobre o trecho:
“A dúvida é se farão sentido ou se serão tão ocas e previsíveis quanto as dos jogadores de futebol entrevistados depois dos jogos.”
A conjunção ‘ou’ estabelece entre os períodos a relação de
- Química | 3.8 Bioquímica
(Inta)
Evidências mostram que a ingestão frequente de triacilgliceróis, hidrogenados cataliticamente pode oferecer riscos pelo acúmulo de lipídios nas artérias e diminuir o fluxo sanguíneo no coração. Durante o processo industrial de hidrogenação, parte das cadeias carbônicas derivadas de ácidos graxos naturais, de arranjo cis se transforma em arranjos trans, não existentes na natureza, até mais prejudiciais à saúde vascular e cardíaca do que os ácidos graxos saturados. Os triacilgliceróis de ácidos graxos trans são conhecidos como gorduras trans.
Considerando-se essas informações com os modelos de estruturas químicas molecular dos ácidos graxos, relacionados aos conhecimentos sobre as Ciências da Natureza, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A chegada dos portugueses
Na história do Brasil, exclusão e sofrimento
Quando os colonizadores chegaram ao Brasil, o pensamento da época não reconhecia direitos para as crianças, que eram tratadas como “adultos em miniatura”. Seus navios trouxeram os primeiros exemplos de trabalho infantil: grumetes com até 7 anos de idade eram usados no trabalho pesado em caravelas. Órfãos eram trazidos de Portugal para ajudarem os padres jesuítas. Colonos colocavam os filhos para ajudar na plantação de lavouras de subsistência assim que desembarcavam.
Com as crianças trazidas da África, não era diferente. Separadas dos pais nos portos de desembarque eram vendidas. Já as crianças nascidas nas senzalas passavam a ajudar em pequenos serviços por volta dos 5 anos.
No inicio do século XX, o desenvolvimento industrial mudou a vida nas cidades. Várias fábricas empregavam a mão-de-obra de crianças. Em 1917, a imprensa denunciava:
Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 pequenos, às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos à meia-noite.
DIMENSTEIN, Gilberto. Quebra-cabeça Brasil
Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil
25/08/2010
No Brasil, 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, são utilizadas como mão de obra no trabalho infantil. A maior concentração ocorre no campo e no trabalho doméstico.
Nos últimos anos 3 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, mas ainda existem milhares nessa triste condição.
Os textos Na história do Brasil, exclusão e sofrimento e Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil, abordam o mesmo tema em épocas diferentes.
Após ler atentamente cada um deles o que podemos afirmar sobre o trabalho infantil?
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UEFS) As grandezas físicas são utilizadas para descrever fenômenos ou propriedades de sistemas e são caracterizadas por terem dimensões, e a análise dimensional é uma técnica que permite entender quais são as combinações de grandezas físicas relevantes para determinado problema. Considerando-se que a explosão de bombas atômicas libera uma energia, na explosão, dada pela equação
sendo C uma constante adimensional: ρ a densidade do ar; R, o tamanho da frente de choque da onda da explosão e t o tempo, conclui-se que a energia liberada pela onda tem sua dimensão dada por