O nosso corpo é formado por muitos tipos de células. Essas células nunca funcionam isoladamente.
Em cada parte do corpo as células formam conjuntos, e cada conjunto exerce uma função. A esse conjunto de células damos o nome de tecido. Cada tecido do corpo realiza trabalhos diferentes.
Qual é o tecido que reveste todo nosso organismo, cuja principal função é a proteção?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 15. Posicionamento
O MAPA MUNDI, COMO O PRÓPRIO NOME SUGERE, É A REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA DO PLANETA TERRA. POR ISSO MESMO, ELE TAMBÉM É CHAMADO DE PLANISFÉRIO.
DISPONÍVEL EM:< HTTPS://WWW.PINTEREST.ES/PIN/510525307741554073/>. ACESSO EM 26 DE DEZ. 2018.
NO MAPA MUNDI ACIMA PODEMOS VER OS CONTINENTES E OS OCEANOS DO NOSSO PLANETA TERRA.
A) OBSERVE OS CONTINENTES, SE UM NAVIO SAIR A ESQUERDA DA EUROPA EM LINHA RETA QUE CONTINENTE ELE IRÁ ENCONTRAR.
B) A AMÉRICA DO SUL ESTÁ A DIREITA OU A ESQUERDA DA ÁFRICA.
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Materiais:
- 5 sacolinhas de TNT escuro com eslático nas bordas com abertura suficiente para que uma das mãos da criança passe pelo orifício da sacolinha.
- 5 objetos de fácil identificação tátil para as crianças
- Papel A4
- Lápis e borracha
- Canetinha e giz de cêra
Desenvolvimento:
- Será que nossas mãos podem ver?
- Como alguém que não vê percebe, entende e imagina o mundo?
- Será que o mundo para o cego é igual ao nosso mundo?
- Olhar um objeto é conhecer um objeto?
- Ver uma imagem é compreender uma imagem?
Levar as crianças a compreender que ver não envolve apenas os olhos. Ver é resultado de um movimento mental, do pensamento que elabora e identifica o que é, define para quê e na arte quem vê deve criar um significado, um sentido para o objeto. Esta compreensão da obra de arte que muitas vezes envolve todo o nosso ser nem sempre se esgota no exato momento em que olhamos. Carregamos o mundo para dentro de nós!
Dividir então as crianças em grupos e dar a cada grupo uma sacolinha com um objeto dentro.
Pedir as crianças que investiguem o objeto usando apenas uma das mãos dentro da sacola.
É preciso tocar minuciosamente cada detalhe não apenas para descobrir o que é, mas também como é.
A sacolinha do objeto deve rodar nas mãos das crianças de todo o grupo e elas podem discutir sobre suas suposições, mas não podem olhar o objeto.
Distribuir então uma folha para cada aluno e pedir que desenhem este objeto seguindo apenas as informações que suas mãos estão passando para dentro deles.
Colorir e apresentar os resultados para os colegas.
Num segundo momento cada grupo poderá retirar o objeto da sacolinha e realizar um segundo desenho observando o objeto. Daí, caro professor, é só colocar um desenho ao lado do outro e realizar uma roda de conversa sobre o que aconteceu no primeiro processo e no segundo.
Sugestões:
- Qual dos desenhos foi mais fácil fazer e por quê?
- O que você aprendeu com esta atividade?
- Desenhar significa apenas usar bem o lápis com as mãos?
- O artista pensa enquanto desenha?
- A imaginação é importante para o artista? Por quê?
- Que qualidades o primeiro desenho tem que o segundo não tem? ( e vive-versa )
Observações:
- É possível e adequado montar uma pequena exposição: o objeto e os desenhos feitos pelos alunos.
- Matemática | 3.1 Introdução
Uma pessoa caminha por 30 minutos e utiliza um aplicativo instalado em seu celular para monitorar a variação da intensidade do sinal de internet recebido pelo aparelho durante o deslocamento. Chegando ao seu destino, o aplicativo forneceu este gráfico:
Por quantos minutos, durante essa caminhada, o celular dessa pessoa ficou sem receber sinal de internet?
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Diagonal de um polígono é um segmento de reta que une dois vértices não consecutivos do
polígono. É possível determinar o número de diagonais de um polígono convexo conhecendo-se apenas a quantidade de lados desse polígono. Sendo assim, o polígono que possui 20 diagonais é o:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
a) Que célula vai ao encontro da outra? No corpo de quem ela se forma?
b) Que célula amadurece mensalmente e fica apta a receber a outra? No corpo de quem ela se forma?
c) Por que a reprodução é importante para a espécie humana?