Observe as figuras que representam alguns materiais que, depois de usados, são jogados no lixo.
Entre esses tipos de resíduos, o material que mais demora para se decompor é o de número:
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- Geografia - Fundamental | 04. O Espaço Rural
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
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Joana deve andar no banco da frente do carro, usando:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Leia o texto. Sobre o amor Ferreira Gullar Houve uma época em que eu pensava que as pessoas deviam ter um gatilho na garganta: quando pronunciassem — eu te amo —, mentindo, o gatilho disparava e elas explodiam. Era uma defesa intolerante contra os levianos e que refletia sem dúvida uma enorme insegurança de seu inventor. Insegurança e inexperiência. Com o passar dos anos a ideia foi abandonada, a vida revelou-me sua complexidade, suas nuanças. Aprendi que não é tão fácil dizer eu te amo sem pelo menos achar que ama e, quando a pessoa mente, a outra percebe, e se não percebe é porque não quer perceber, isto é: quer acreditar na mentira. Claro, tem gente que quer ouvir essa expressão mesmo sabendo que é mentira. O mentiroso, nesses casos, não merece punição alguma. [...] GULLAR, Ferreira”A estranha vida banal”, editora José Olympio -
1989, e consta da antologia “As 100 melhores crônicas brasileiras”,
Editora Objetiva, pág. 279 - Rio de Janeiro – 2005.
Enunciado:
Trata-se de um texto que
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine de Pedro Almodóvar
[1] El cine de Almodóvar cultiva un naturalismo que destruye el usual costumbrismo burgués del cine español. Suele
representar, por el contrario, una realidad marginal o del subproletariado urbano y abunda en elementos escandalosos y
provocadores: policías corruptos, consumo de drogas, maltrato, prostitución, niños precoces, paletos filosóficos, marujas
[4] desesperadas, homosexualidad desgarrada, etc., todo ello sin renunciar a su humor irreverente y sin dejar de provocar con
heterodoxas escenas. Este material escandaloso podría pretender, como en el caso de los surrealistas, épater les bourgeois
(perturbar a los burgueses). Con el tiempo, sin embargo, va puliendo su escritura y desarrollando guiones cada vez más
[7] sofisticados y coloristas, muy cercanos al melodrama clásico.
En películas posteriores como ¡Átame!, clasificada inicialmente como en Estados Unidos — a raíz de esta película, nació
la clasificación americana NC-17, también adjudicada a La Mala Educación —, una mujer llega a enamorarse de su secuestrador
[10] y en Kika llega incluso a trivializar la violación. También abundan, entre sus fuentes de inspiración, casi siempre autobiográficas,
los elementos buñuelescos y anticlericales, como el humor negro o el cura pederasta de La Mala Educación, o pertenecientes
a la cultura "cañí" de masas y el arte de vanguardia.
[13] Almodóvar mezcla en sus películas lo tradicional y lo transgresor. Es característica su afición a los boleros, a Chavela
Vargas, a Caetano Veloso, y en general a la estética más punk y transgresora, basada en la utilización de colores muy vivos y
fuertemente contrastados, exteriores vulgares y degradados y las desproporciones violentas entre los intérpretes humanos y los
[16] Entornos físicos de los edificios. Sua experiência como ator e cantante lo ha hecho transformarse en un importante diretor de
actores y como guionista pergeña especialmente bien los personajes femeninos y las historias cargadas de dramatismo.
Na opinião de Lynn Hirschberg, "Almodóvar preside sobre sus cambiantes personajes como un cura benevolente: acepta
[19] y perdona prácticamente a todos ellos, no importa lo terrible de sus pecados. Un secuestrador, un violador o un pedófilo pueden
tener un corazón puro; por supuesto, los aparentemente inocentes también pueden ser culpables".
Internet: <es.wikipedia.org> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto, juzgue lo siguiente ítem.
Según Lynn Hirschberg, Almodóvar dirige a sus actores como si fuese un párroco benevolente.
- História - Fundamental | 04. Marcos de memória
Nagoro, uma cidade do Japão, abrigava centenas de pessoas que trabalhavam em uma represa, mas, pouco a pouco, eles foram embora ou faleceram – e foram substituídos por bonecos.
Ayano Tsukimi é uma senhora de 64 anos que mora em Nagoro, um pequeno vilarejo japonês com apenas 37 habitantes. Há anos, o local abrigava centenas de pessoas, mas os jovens migraram para outras cidades e os idosos faleceram. Pouco a pouco, Nagoro encolheu.
Mas Tsukimi quer manter viva a lembrança dos que partiram. Sempre que alguém se muda (ou passa desta para melhor), ela costura um boneco em tamanho real e o coloca em um local importante para a pessoa.
Disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/galerias/japao-vilarejo-boneco>. Acesso em: 06 nov. 2015.
1. Como a japonesa Ayano preserva a história de sua cidade?
2. Hoje há somente 37 habitantes nesta cidade. Quando não existir mais nenhum morador, Nagoro ainda terá identidade histórica? Explique sua resposta.