O esquema apresenta a produção e a utilização do Biocombustível como o biodiesel e o etanol, fontes de energia renováveis.
A produção de biocombustível é considerada um exemplo de desenvolvimento sustentável, pois na etapa:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Responda a(s) questão(ões) com base na informação a seguir.
A variabilidade da cor do olho em humanos é regulada por múltiplos genes. Hipoteticamente, pode-se aceitar que alelos funcionais A, B, C e D são responsáveis pela produção de muito pigmento (visto nos olhos negros), e alelos não funcionais a, b, c, d sintetizam pouco (típico de olhos azuis). Conhece-se ainda uma variação patológica (alelo e) que, quando em homozigose, causa o albinismo, isto é, a ausência completa de pigmento (olhos avermelhados).
Qual a chance de um casal ter filhos com coloração normal nos olhos no caso de ambos serem AaBbCcDdEe?
- História - Fundamental | 08.2. Egito
Uma maneira de compreender o passado é observando, analisando e ordenando as imagens conforme os acontecimentos históricos.
Disponível em: http://googleimagens.com. Acesso em: 20 abr. 2015.
O que essas imagens retratam?
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Um casal tem cinco filhos cujas idades, em anos, formam uma progressão aritmética decrescente de razão r. Sabe-se que, hoje, a idade do filho mais novo é igual a –2r e que a idade do filho mais velho é igual ao triplo da idade do filho mais novo.
Se, hoje, a soma das idades dos cinco filhos é igual a 60 anos, o nascimento do filho mais velho ocorreu em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia a seguir um trecho do livro Memórias de Emília, de Monteiro Lobato.
“A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. A vida da gente neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama. Pisca e anda. Pisca e brinca. Pisca e estuda. Pisca e ama. Pisca e cria filhos. Pisca e geme os reumatismos. Por fim, pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre – perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?”
LOBATO, Monteiro. Memórias da Emília.48. ed.São Paulo: Brasiliense,2005.p.12.
Emília dita a Visconde sua biografia, a metáfora escolhida pela boneca é o pisca-pisca.
A) Que relação a boneca estabelece entre nossa existência e o “pisca-pisca”?
B) Comente o uso da palavra “hipótese” para explicar a morte, o fim, o depois da vida.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Segundo a leitura da imagem, as crianças do mundo apresentam