O esquema apresenta a produção e a utilização do Biocombustível como o biodiesel e o etanol, fontes de energia renováveis.
A produção de biocombustível é considerada um exemplo de desenvolvimento sustentável, pois na etapa:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | B. Classificação do Relevo Brasileiro
Leia o anúncio publicitário de uma região de Minas Gerais.
CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS E CACHOEIRAS Picos e montanhas da Zona da Mata Mineira emolduram esta imensa e exuberante tela com encantadoras paisagens naturais e urbanas, e com muita história para contar. Centenárias fazendas ornamentadas por rios e cachoeiras, culinária tipicamente mineira, cafezais e alambiques dão o tom e embalam passeios inesquecíveis. Cachoeiras, áreas ideais para a prática de esportes radicais como paraquedismo, voo livre, Motocross, canoagem, trekking e cross por trilhas fantásticas, sempre ladeadas de muito verde, são ofertas abundantes em toda a Região. Uma bela região onde o divertimento e o lazer estão presentes em meio ao antigo, ao moderno e muita cultura.
Disponível em: http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/lista-de-circuitos/988-circuito-turisticos-serras-e-cachoeiras-. Acesso em: 16 jun. 2016.
Enunciado:
O anúncio publicitário realça características de uma região mineira, localizada no sul do estado, em uma unidade do relevo brasileiro chamada de
- Geografia | A. Globalização
Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.
HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a
- Ciências - Fundamental | 06. Cada Ambiente é de um Jeito
Leia o texto e faça a questão.
Aves migratórias
Já ouviu falar no trinta-réis? E no falcão-peregrino? Conhece o maçarico-de-peito-laranja? E o vira-pedra? Então, saiba que esses são os nomes populares de algumas das centenas de aves migratórias que existem. Essas aves, todos os anos, deixam o hemisfério norte da Terra e seguem para o sul em busca de uma maior oferta de alimento. Por isso, podem ser vistas no Brasil. Mas se você acha que a jornada desses animais é tranquila como uma viagem de férias… Está enganado! As aves migratórias precisam superar obstáculos que aparecem em seu percurso – muitos criados pelo ser humano.
“Há três principais barreiras naturais à migração das aves: os oceanos, os desertos e as cadeias montanhosas muito altas”, conta o ornitólogo – isto é, o especialista em aves – Daniel Honorato Firme, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “O ser humano, no entanto, também é responsável pela criação de barreiras que dificultam a migração das aves ao construir redes elétricas, arranha-céus, moinhos de vento para a captação de energia eólica ou antenas de transmissão de sinais de celular e televisão.”
Disponível em< http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ > Acesso em 20 mar. 2013.Fragmento.
Nas suas viagens migratórias, as aves podem encontrar inúmeros obstáculos.
Represente por desenho de acordo com o que se pede nos quadros.
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
Termos da abdicação de Dom Pedro I:
Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho o Sr. Pedro de Alcântara.
Boa Vista – 7 de abril de 1831, décimo de Independência e do Império – D. Pedro I. Antonio Mendes Jr. Et al. Brasil-História, Texto e Consulta. Império. São Paulo: Brasiliense, 1977. p. 200.
Os fatos que conduziram à abdicação foram:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
5. Assinale os verbos nas frases a seguir e escreva em que tempo verbal eles estão:
1. Amanhã nós faremos o trabalho. ......................................................................................................................................................
2. As meninas amam aquele ator. .......................................................................................................................................................
3. Eu li o livro que a professora sugeriu. ..............................................................................................................................................
4. Chico completou sua coleção de figurinhas. ....................................................................................................................................
5. A professora orienta o aluno na tarefa. ............................................................................................................................................
6. Marcelo organizará um passeio ao zoológico. .................................................................................................................................
7. Toda a família irá ao parque no sábado. ..........................................................................................................................................
8. Os meninos implicaram com as meninas. .......................................................................................................................................
9. Os times de basquete estarão em quadra neste domingo. .............................................................................................................
10. Mariana já tem ingresso para o cinema. .........................................................................................................................................