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- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNIT) Os transformadores são equipamentos imprescindíveis aos atuais sistemas elétricos de energia de todo mundo. De acordo com essa informação, o funcionamento de um transformador é baseado:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Texto base: Leia o poema de Cecília Meireles para responder a questão. Ou Isto Ou Aquilo – Cecília Meireles Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo. Disponívem em: http://zezepina.utopia.com.br/poesia/poesia128.html.Acesso em 01 out. 2011.
Enunciado:
No poema há um jogo com o significado dos pronomes demonstrativos "isto" e "aquilo".
(A) Explique o significado de cada um dos pronomes.
(B) Explique a relação entre os pronomes presentes no poema.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pobre velha casa da minha infância perdida!
Quem te diria que eu me desacolhesse tanto!
Que é do teu menino? Está maluco.
Que é de quem dormia sossegado sob o teu teto provinciano?
Está maluco.
Quem de quem fui? Está maluco. Hoje é quem eu sou.
PESSOA, F. Obra poética de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
O trecho pertence a um poema de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor Fernando Pessoa (1888-1935). O tom predominante nesta estrofe é de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho a seguir. “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” ( Constituição Federal de 1988, artigo 205.) Além da Constituição Federal, de 1988, existem, ainda, duas leis que regulamentam a Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Disponível em: http://www.guiadedireitos.org. Acesso em: 04 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o objetivo desses documentos?
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
O setor de recursos humanos de uma empresa pretende fazer contratações para adequar-se ao artigo 93 da Lei nº. 8.213/91, que dispõe:
Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
I. até 200 empregados .....................................2%;
II. de 201 a 500 empregados ........................ 3%;
III. de 501 a 1.000 empregados .....................4%;
IV. de 1001. em diante .....................................5%.
Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 3 fev. 2015.
Constatou-se que a empresa possui 1.200 funcionários, dos quais 10 são reabilitados ou com deficiência, habilitados. Para adequar-se à referida lei, a empresa contratará apenas empregados que atendem ao perfil indicado no artigo 93.
O número mínimo de empregados reabilitados ou com deficiência, habilitados, que deverá ser contratado pela empresa é