Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras modificam-se recebendo novos conteúdos. A força de tais brincadeiras explica-se pelo poder da expressão oral. Como manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
Dentre os jogos e as brincadeiras expressos na cultura popular, que se perpetuam e se transformam pela tradição oral, podemos reconhecer o(a)
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Uma pessoa, que perdeu um objeto pessoal quando visitou uma cidade, pretende divulgar nos meios de comunicação informações a respeito da perda desse objeto e de seu contato para eventual devolução. No entanto, ela lembra que, de acordo com o Art. 1.234 do Código Civil, poderá ter que pagar pelas despesas do transporte desse objeto até sua cidade e poderá ter que recompensar a pessoa que lhe restituir o objeto em, pelo menos, 5% do valor do objeto.
Ela sabe que o custo com transporte será de um quinto do valor atual do objeto e, como ela tem muito interesse em reavê-lo, pretende ofertar o maior percentual possível de recompensa, desde que o gasto total com as despesas não ultrapasse o valor atual do objeto.
Nessas condições, o percentual sobre o valor do objeto, dado como recompensa, que ela deverá ofertar é igual a
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As brincadeiras e a maneira de jogá-las variam de região para região no Brasil. Existem algumas brincadeiras que são comuns em estados diferentes, mas a maioria tem seu jeito próprio de brincar.
Existem as fórmulas de escolha que são brincadeiras utilizadas para escolher os participantes para um time ou mesmo para ordenar os participantes de uma determinada brincadeira. Vejamos alguns exemplos:
1) Zero ou um
Origem: Rio Branco (AC) / Jeito de brincar: Todos os participantes dizem “zero ou um” e colocam as mãos para a frente, mostrando um dedo ou nenhum. Se alguém colocar sozinho o um ou o zero, sai da brincadeira. O resto continua, até ficarem só dois participantes, que decidem a brincadeira no par ou ímpar.
2) Dedo estalado
Origem: Maranguape (CE) / Jeito de brincar:Um dos participantes coloca as mãos para trás sem que os outros vejam, e puxa os dedos de uma das mãos até que um estale. Depois, ele estica a mão para frente e cada pessoa escolhe um dedo. Quem acertar o dedo que estalou é o vencedor.
3) Senta
Origem: Cuiabá (MT) / Jeito de brincar: O grupo se reúne e alguém diz:“Quem guenta, aguenta; quem chora, senta”.E todos têm que rapidamente se sentar no chão. Quem se sentar por último será o escolhido para começar uma brincadeira.
4) Dois ou um
Origem: São Paulo (SP) / Jeito de brincar: Assim que o grupo fala “dois ou um”, todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados.
Deve-se tirar “dois ou um” até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
05.1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
5) Pé de chulé
Origem: Guaporé (RS) / Jeito de brincar: O grupo diz: “Pé de chulé, quem tira o seu pé?” e todos tiram o pé do chão. Quem não fizer isso será o pegador.
a) Você conhece alguma brincadeira citada? Qual?
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b) Identifique no mapa o Estado que você mora com um X.
c) Coloque os números correspondentes as brincadeiras nos estados onde elas são jogadas.
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http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
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Uma das etapas da implementação de uma rotina de programação de computadores consiste na determinação de um parâmetro φ. Esse parâmetro é obtido da seguinte forma:
• Um dado de entrada x é inserido no programa.
• Multiplica-se x por 8.
• Adiciona-se 11 ao resultado anterior.
Em uma etapa subsequente, o programador calcula um parâmetro σ, utilizando o valor de φ calculado anteriormente, do seguinte modo:
• Adiciona-se 13 ao valor de φ.
• Eleva-se o valor obtido ao quadrado.
Um programador decidiu determinar o parâmetro σ em uma única etapa, a partir do dado de entrada x. A expressão matemática correspondente a essa operação é
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(UEFS)
O gráfico representa a variação do coeficiente de solubilidade de nitrato de potássio com a temperatura. Uma análise desse gráfico permite afirmar:
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(IFCE) Em um momento em que se fala de “aldeia global”, globalização, por outro lado, vive-se também o regionalismo evidenciado pelos blocos econômicos regionais. A maior parte dos blocos econômicos se constituiu depois da Guerra Fria, com o desaparecimento dos blocos socialistas e capitalistas. Acerca dos blocos econômicos regionais, é correto afirmar-se que