Um curso preparatório para concursos tem duas turmas, A e B. Do total de alunos, 54% estão na turma A. A direção do curso decidiu pagar um bônus salarial aos professores dessas turmas, de acordo com a probabilidade de um aluno do curso, escolhido ao acaso, ser aprovado no concurso. Foi estabelecida a tabela que indica como o bônus seria definido.
Para calcular a probabilidade desejada, foi aplicado um simulado anterior ao concurso. Nele, o percentual de aprovados da turma A foi de 25%, enquanto houve uma aprovação de 40% para os alunos da turma B.
Dessa forma, os professores desse curso devem receber o bônus
Questões relacionadas
- Física
Um artefato explosivo é lançado do solo com velocidade inicial v0 fazendo um ângulo de 30° com a horizontal. Após 3,0 segundos, no ponto mais alto de sua trajetória, o artefato explode em duas partes iguais, sendo que uma delas (fragmento A) sofre apenas uma inversão no seu vetor velocidade. Desprezando a resistência do ar, qual a distância, em metros, entre os dois fragmentos quando o fragmento A atingir o solo?
Dados:
sen 30°=0,5
cos 30°=0,9
g=10m/s2
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Existem vários documentos de identificação que são utilizados em determinadas épocas. O primeiro documento de identificação das pessoas é:
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Leia o texto a seguir.
"Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas consequências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sul-americanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. (…)”
Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/simon-bolivar-meu-sonho-liberdade-434762.shtml. Acesso em: 20 out. 2011.
Simon Bolívar teve uma atuação decisiva no processo de independência dos países da América Espanhola, neste processo
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
O Brasil sempre deu respostas rápidas através da solidariedade do seu povo. Mas a mesma força que nos motiva a ajudar o próximo deveria também nos motivar a ter atitudes cidadãs. Não podemos mais transferir a culpa para quem é vítima ou até mesmo para a própria natureza, como se essa seguisse a lógica humana. Sobram desculpas esfarrapadas e falta de competência da classe polítca.
Cartas. Istoé. 28 abr. 2010.
TEXTO IINão podemos negar ao povo sofrido todas as hipóteses de previsão dos desastres. Demagogos culpam os moradores; o governo e a prefeitura apelam para as pessoas saírem das áreas de risco e agora dizem que será compulsória a realocação. Então temos a realocar o Brasil inteiro! Criemos um serviço, similar ao SUS, com alocação obrigatória de recursos orçamentários com rede de atendimento preventivo, onde participariam arquitetos, engenheiros, geólogos. Bem ou mal, esse "SUS" organizaria brigadas nos locais. Nos casos da dengue, por exemplo, poderia verificar as condições de acontecer epidemias. Seriam boas ações preventivas.
Carta do Leitor. Carta Capital. 28 abr. 2010 (adaptado).
Os textos apresentados expressam opiniões de leitores acerca de relevante assunto para a sociedade brasileira. Os autores dos dois textos apontam para a:
- Matemática | 1.08 Potenciação
(PUC-SP) A tabela seguinte permite exprimir os valores de certas grandezas em relação a um valor determinado da mesma grandeza tomado como referência. Os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) podem ser obtidos direta ou indiretamente dos valores apresentados e têm seus nomes formados pelo emprego dos prefixos indicados.
NOME
SÌMBOLO
FATOR PELO QUAL A UNIDADE É MULTIPLICADA
tera
T
1012 = 1000 000 000 000
giga
G
109 = 1000 000 000
mega
M
106 = 1000 000
quilo
K
103 = 1000
hecto
h
102 = 100
deca
da
10 = 10
deci
d
10-1 = 0,1
centi
c
10-2 = 0,01
mili
m
10-3 = 0,001
micro
μ
10-6 = 0,000 001
nano
n
10-9 = 0,000 000 001
pico
p
10-12 = 0,000 000 000 001
(Fonte: Quadro geral de Unidades de Medida, 2a ed. – INMETRO, Brasília, 2000)
Por exemplo, se a unidade de referência fosse o ampère (A), teríamos:152 000 μA = 152 000 . 10-6 A = 152.10³/106 A = 0,152 A
Se o grama (g) for a unidade de referência e X (12 500.109 Gg) . (0,0006 ng) / 0,000 012 Tg, então o valor de X, em gramas, é tal que: