Os aeroportos apresentam regras rígidas para despacho de bagagem. No caso de embarque nacional, algumas companhias aéreas ainda não cobravam, até 2017, por unidade de bagagem despachada, limitada a 23 kg por passageiro.
Uma pessoa irá viajar com uma única mala. Como não quer pagar por “excesso de peso” e dispõe, em casa, de uma balança de pêndulo que apresenta um erro máximo de 8% a mais em relação à massa real do objeto que nela for verificada, conferirá qual a massa de sua mala antes de ir para o aeroporto.
O valor máximo, em quilograma, indicado em sua balança deverá ser
Questões relacionadas
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
É exemplar a resposta que recebi de mulher sofrida, em São Francisco, Califórnia, numa instituição católica de assistência aos pobres. Falava com dificuldade do problema que a afligia e eu, quase sem ter o que dizer, afirmei indagando: Você é norte-americana, não é? "Não. Sou pobre", respondeu como se estivesse pedindo desculpas à "norte-americanidade" por seu insucesso na vida. Me lembro de seus olhos azuis marejados de lágrimas expressando seu sofrimento e a assunção da cultura pelo seu "fracasso" no mundo. Pessoas assim fazem parte das legiões de ofendidos que não percebem a razão de ser de sua dor na perversidade do sistema social, econômico, político em que vivem, mas na sua incompetência. Enquanto sentirem assim, pensarem assim e agirem assim, reforçam o poder do sistema. Se tornam coniventes da ordem desumanizante.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 1996, p. 50. Disponível em: Acesso em 31 jan. 2014.
O tipo de sentimento de fracasso vivido pela mulher em questão, segundo Marx, é um efeito da:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNIT) Um sistema pode ser constituído por uma substância química pura ou por uma mistura de substâncias. Pode ser pequeno como uma gotícula de um líquido ou tão grande quanto o gelo da Antártica. Assim, o sistema formado no interior de uma garrafa pet de 1,0L que contém 900,0mL de refrigerante de limão, preparado a partir de uma solução aquosa de sacarose, de essência de limão dissolvida e de dióxido de carbono, CO2, sob pressão de 4,0atm, constitui exemplo de um sistema que pode ser utilizado para estudo.
Uma investigação experimental desse sistema permite corretamente afirmar:
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
No sul da Mesopotâmia, conhecido como Suméria, belas cidades surgiram às margens dos rios e canais, e várias delas ficavam à vista umas das outras. Por volta do ano 3000 a. C., dezoito cidades floresciam numa área não muito maior do que a atua República da Irlanda (70.274 km²). Diz-se que Uruk, localizada no atual Iraque, chegou a ter 50 mil pessoas, todas tirando seus alimentos das terras aráveis das redondezas. As cidades tendiam a ser a capital de um pequeno território ou Estado a seu redor, mas a guerras reduziram o número de estados. Ser conquistado era uma experiência comum para os povos do sul da Mesopotâmia.
BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2008. Texto adaptado.VOT2022
A Civilização Mesopotâmica é considerada uma das mais antigas, surgida na região denominada de Crescente Fértil. Qual característica marcante dos mesopotâmicos se percebe no texto do historiador norte-americano?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: 10470256
Texto para a questão Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
Releia o seguinte fragmento:
Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar.
A definição do dicionário adequada ao contexto do termo destacado é:
- Filosofia | 2.2 Clássica
A definição de Aristóteles para enigma é totalmente desligada de qualquer fundo religioso: dizer coisas reais associando coisas impossíveis. Visto que, para Aristóteles,associar coisas impossíveis significa formular uma contradição,sua definição quer dizer que o enigma é uma contradição que designa algo real, em vez de não indicar nada, como é de regra.
COLLI, G. . Campinas: Unicamp, 1996 (adaptado).
Segundo o texto, Aristóteles inovou a forma de pensar sobre o enigma, ao argumentar que