Em muitos animais, machos e fêmeas da mesma espécie apresentam diferenças morfológicas ou comportamentais evidentes. Um exemplo clássico de dimorfismo sexual é o caso do pavão, em que o macho possui cauda vistosa e penas coloridas, as quais estão ausentes nas fêmeas. Em outras espécies, os machos possuem chifres, garras ou dentes maiores do que as fêmeas, e utilizam essas estruturas em combates físicos para defender territórios e ter acesso a fêmeas coespecíficas e receptivas.
Esse padrão de dimorfismo evolui porque
Questões relacionadas
- Química
(Pucpr) Os coloides formam um sistema químico de relevante importância. Seu estudo fornece classificações para sistemas como gelatina, espumas e neblina, sistemas estes que não se encaixam como misturas homogêneas nem como misturas heterogêneas tradicionais devido ao tamanho da partícula dispersa. A separação dos sistemas coloidais pode envolver fatores elétricos devido à atração das cargas micelares em um meio com polos negativos e positivos previamente estabelecidos.
Um aminoácido como a leucina, cuja estrutura está apresentada a seguir, pode apresentar-se carregado quando da sua exposição em meio ácido ou básico.
A modificação do pH do meio interferirá de maneira que,
- História | 2.1 Primeiro Reinado
As imagens reproduzem quadros de D. João VI e de seu filho D. Pedro I nos respectivos papéis de monarcas. A arte do retrato foi amplamente utilizada pela nobreza ocidental, com objetivos de representação política e de promoção social. No caso dos reis, essa era uma forma de se fazer presente em várias partes do reino e, sobretudo, de se mostrar em majestade.
A comparação das imagens permite concluir que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto a seguir.
Nunca nos lembramos desse nosso traje cotidiano que é a linguagem. Muitos a usam como trapos, mas, se tomassem consciência disso, ligeiro tratariam de melhorar, caprichar, conseguir uma vestimenta mais adequada.
Por que será que somos displicentes com esse instrumento tão nosso, o que mais empregamos, aquele que até crianças e analfabetos manejam a vida inteira?
Não falo na linguagem oral, nessa comunicação espontânea que obedece a leis próprias. Falo da linguagem escrita, essa que os analfabetos não manejam, mas que muito doutor esgrime como se não soubesse além da cartilha...
Nem precisamos procurar os mais ignorantes. Abre-se jornal, abre-se revista (de cultura também, sim, senhores!) e os monstrinhos nos saltam aos olhos.
Pontuação? Ninguém sabe. Vírgulas parecem derramadas pela página por algum duende maluco, que quisesse brincar de fazer frases ambíguas, pensamentos tortos, expressões esmolambadas.
E a ortografia? Acreditem ou não, ainda agora ouço universitários e professores afirmando que “acento, para mim, não existe mais!”
LUFT, Lya. Matéria do Cotidiano. Porto Alegre: Grafosul/ELRS, 1978. (Adaptado)
Considerando a ideia central do texto, assinale a alternativa que apresenta um título adequado para ele
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Márcia comprou um filhote e precisa levá-lo ao pet shop. Observe o mapa com a indicação de vários pet shops.
Indique a posição em que está localizado o pet shop:
a) marcado com a letra A.
b) marcado com a letra C.
c) marcado com a letra E.
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unipê)
As festas Raves são eventos de longa duração, geralmente se estendem por 12 horas, em que DJs e artistas plásticos,visuais e performáticos apresentam seus trabalhos e interagem com o público e, geralmente, acontecem em sítios ou galpões, longe dos centros urbanos. Existem as festas indoor, que são as Raves realizadas em locais fechados, ao som de música eletrônica, acompanhada do uso de drogas sintéticas, tocadas pelo prazer e pela necessidade de consumo, mesmo que a vida possa acabar em um único instante. No Brasil, o "Boa Noite Cinderela", caracterizado pela ingestão, sem que a vítima saiba, de substâncias capazes de promover um estado modificado de consciência, evidenciado no indivíduo por incapacidade de reagir, lutar ou fugir, propicia abordagem inadequada à vítima, geralmente de cunho sexual. Várias substâncias podem ser usadas nesse golpe e a mais utilizada em festas Raves, com o nome de "Líquido-X", é o ácido gama-aminoidroxibutírico, GHB, derivado do neurotransmissor GABA, denominada droga do "abuso", do "estupro" e do furto, que pode ser potencializada quando misturada à bebida alcoólica. A ketamina, usada também nessas festas, é uma substância hipnótica, alucinógena, conhecida como "Special K", anestésico de uso oral em humanos e veterinário e causa dependência química.
Considerando-se as informações do texto e a fórmula estrutural do GHB, é correto afirmar: