O Brasil foi o primeiro país a usar o álcool em larga escala como combustível de automóvel. Hoje, a indústria automobilística produz e equipa os automóveis com motores que funcionam tanto com gasolina como com álcool, ou ainda com uma mistura dos dois. No Brasil, o álcool é obtido principalmente da cana-de-açúcar, razão pela qual o classificam como biocombustível.
Com essa atitude, contribui-se diretamente para a
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
Em 28 de junho de 2014, foram completados 100 anos do assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império da Áustria - Hungria, e sua esposa, Sofia, em Saravejo, fato esse que desencadeou a 1ª Guerra Mundial. A imagem a seguir mostra os remanescentes das trincheiras e das explosões de bombas, semelhantes a cicatrizes em um campo aberto, na localidade de Beumont Hamel, na França.
História - Fundamental | 02. A vida familiarO menino que mora no circo
O Mateus vive no circo com a mãe e a avó. Eles moram em uma carreta. A carreta tem quarto, cozinha, sala, televisão, banheiro. Todos do circo moram em carretas também. A mãe de Mateus é bailarina e a avó é camareira, faz as roupas do circo. Ele é trapezista, acrobata, equilibrista e palhaço.
Mateus começou como palhaço, com três anos de idade. Ele treina todos os dias depois da aula, menos segunda. Sábado e domingo não precisa treinar porque tem espetáculo. Mateus come de tudo e muito, mas emagrece rápido porque faz muita atividade física. A sua comida preferida é pipoca.
Seus melhores amigos no circo são o Luan e o Richard. Eles gostam de jogar bola e videogame. Além disso, gostam de inventar brincadeiras. Mateus tem outros amigos que não moram no circo. São os amigos da sua escola. Ele sempre leva convites para que seus amigos da escola possam ir ver os espetáculos do circo.
A vida de Mateus é diferente das outras crianças que não são do circo porque ele viaja muito, quase todo mês. Eles costumam ir muito para o interior de São Paulo.
Mateus adora a vida no circo!
Adaptado de http://blogdolele.blog.uol.com.br/
a) No texto podemos encontrar alguns hábitos e costumes de Mateus. Transcreva um deles.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Compare a sua infância com a de Mateus. Há alguma semelhança? Há alguma diferença? Escreva-as.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa culturaa) Segundo o historiador David Richardson, quais foram os motivos pelos quais os traficantes de escravos escolhiam as crianças para serem transportadas para o Brasil?
b) Por que os navios negreiros eram também chamados de “Tumbeiros”?
Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 PoemaLeia o poema a seguir, de Mário Quintana e responda à questão. ADOLESCENTE A vida é tão bela que chega a dar medo. Não o medo que paralisa e gela, estátua súbita, mas esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para frente varejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta. Medo que ofusca: luz! Cumplicemente, as folhas contam-te um segredo velho como o mundo: Adolescente, olha! A vida é nova... A vida é nova e anda nua - Vestida apenas com o teu desejo! Disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=1341&cat=Artigos&vinda=S. Acesso em: 01 out. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Leia os versos a seguir.
“(...) esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para frente varejando o vento ”
O verso destacado do poema fragmentado é um Objeto Direto ou um Objeto Indireto no contexto? Justifique.
História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade ColonialTeremos também os nossos eldorados. Os das minas, certamente, mas ainda o do açúcar, o do tabaco, de tantos outros gêneros agrícolas, que se tiram da terra fértil, enquanto fértil, como o ouro se extrai, até esgotar-se, do cascalho, sem retribuição de benefícios.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visões do paraíso. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996
.
Com base no texto, apesar de lendas sobre o Novo Mundo versarem sobre a abundância de metais preciosos, os portugueses acabaram encontrando, no início do século XVI, outras possibilidades de lucro por meio de