Os ursos, por não apresentarem uma hibernação verdadeira, acordam por causa da presença de termogenina, uma proteína mitocondrial que impede a chegada dos prótons até a ATP sintetase, gerando calor. Esse calor é importante para aquecer o organismo, permitindo seu despertar.
SADAMA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2000 (adaptado).
Em qual etapa do metabolismo energético celular a termogenina interfere?
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Uefs) Em 1934, duas crianças filhas de pais normais, com sinais de retardo mental e que exalavam um odor peculiar, foram encaminhadas para uma consulta com o Dr. Feeling, médico e químico. Usando técnicas de química analítica, o médico identificou, na urina das crianças, uma substância — o ácido fenilpirúvico —, composto que apresenta grande similaridade com a fenilalanina. A presença do ácido fenilpirúvico decorre de um erro metabólico, que envolve uma deficiência na via metabólica, que converte a fenilalanina em tirosina, e o acúmulo daquela substância era a causa do retardo mental. Posteriormente, concluiu-se que se tratava de uma doença hereditária, autossômica e recessiva, que foi chamada de fenilcetonúria. Atualmente, essa doença pode ser detectada em recém-nascidos pelo “Teste do Pezinho”. A associação da doença com a fenilalanina permitiu o controle de sua expressão por meio de uma dieta adequada, o que determina a obrigatoriedade do teste.
Considerando os genitores das duas crianças referidas e a base genética da fenilcetonúria, a probabilidade de uma outra criança desse casal nascer também afetada é de
- História
“Após chegarem, descarregam as mercadorias, dispondo-as em ordem na praia, e depois voltam às suas embarcações e fazem sinais de fumaça. Os nativos veem a fumaça e, aproximando-se do mar, colocam ao lado das mercadorias o ouro que oferecem em troca, retirando-se a seguir. Os fenícios retornam e examinam o que os nativos deixaram. Se julgarem que a quantidade do ouro corresponde ao valor das mercadorias, tomam-no e partem, do contrário regressam aos navios e aguardam.”
Heródoto. História. Brasília: UnB, 1988, p. 274. Adaptado.
A partir do texto de Heródoto (século V a.C.) e de seus conhecimentos, é correto afirmar que a atividade dos fenícios
- Biologia
(UEL) Leia a tirinha e o texto a seguir. Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.
Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99.
De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta.
- Química | 3.7 Polímeros
(UNIT)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, proíbe a venda de mamadeiras fabricadas com bisfenol A, a partir de janeiro de 2012, em razão da suspeita de câncer, diabetes e infertilidade. A proibição visa proteger bebês de zero a doze meses, mas deixa de lado utensílios usados por crianças, como copos, pratos e talheres, além do revestimento interno de latas de leite e a comercialização de garrafões de água. O bisfenol A é usado como matéria-prima na produção de policarbonatos, um polímero de alta resistência mecânica e transparência.
A análise dessas informações permite corretamente concluir:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UEPG) O cladograma abaixo apresenta resumidamente alguns passos da evolução das plantas. Em relação às características que os grupos foram adquirindo no decorrer do processo evolutivo (I, II, III, IV e V), assinale o somatório do que for correto.
01. (V) fl ores e frutos.
02. (III) reprodução totalmente independente de água.
04. (II) embrião multicelular.
08. (IV) sementes.