Na figura está representado o mosaicismo em função da inativação aleatória de um dos cromossomos X, que ocorre em todas as mulheres sem alterações patológicas.
Entre mulheres heterozigotas para doenças determinadas por genes recessivos ligados ao sexo, essa inativação tem como consequência a ocorrência de
Questões relacionadas
- Matemática
Sabe-se que o gráfico de y = f(g(x)) abaixo está fora de escala, e que esta função, com raízes 0, 1 e 3, foi obtida compondo-se as funções f(x) = |x| - 5 e g(x) = ax2 + bx + c.
O valor de |a . b. c| é igual a
- História | 2.3 Segundo Reinado
No dia 13 de maio de 1891, na cidade de Mar de Espanha, em Minas Gerais, um grupo de ex-escravos foi preso por autoridades republicanas. Motivo: comemoravam o terceiro aniversário da abolição. Eles ostentavam a bandeira do Império, ameaçavam queimar a da República, e davam vivas à Princesa Isabel. [...] Foi assim que a princesa se consagrou, na imagem popular, como a “redentora”. Mas o que teria tornado possível esse tipo de canonização? [...] Teria sido esta uma prova de “alienação”, como se diria hoje?
DAIBERT, Robert Junior. O Reinado de Isabel. In: FIGUEIREDO,
Luciano. História do Brasil para desocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
Os questionamentos apresentados pelo texto acerca da construção da imagem da princesa Isabel, pelos ex-escravos, estão relacionados ao fato de a Lei Áurea negligenciar a
- História | 2.2 Período Regencial
(UPF) As revoltas provinciais do período Regencial, que varreram o país de norte a sul, tiveram distintos atores sociais e propostas.
“As províncias, desprezadas pela corte, curtindo o exílio dentro do país, e insatisfeitas com a Regência, reagem...”
(FAORO, Raymundo. Os donos do poder. v.1, 5. Ed., 2012, p. 320)
Sobre essas revoltas, considere as afirmações a seguir.
I. A Cabanagem ocorreu no Pará e teve ampla participação de elementos de baixa condição social (índios, seringueiros, lavradores e caboclos), os quais não tinham um programa sistemático de reivindicações, mas demonstravam seu ódio aos portugueses.
II. A Guerra dos Farrapos foi liderada pela elite dos estancieiros e teve como principal proposta a abolição incondicional da escravidão no Rio Grande do Sul e a defesa do trabalho assalariado.
III. A Sabinada reuniu uma base ampla de apoio, incluindo integrantes da classe média e do comércio de Salvador. Uma de suas bandeiras de luta foi a adoção do federalismo.
IV. A Balaiada caracterizou-se por sucessivos levantes, inclusive de escravos, sem unidade entre si, o que levou a ser vencida pelas tropas legalistas com relativa facilidade. O separatismo não foi proposto pelos rebeldes.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Japan — Earthquake, Tsunami and Nuclear Crisis (2011)
In many ways, Japan is still reeling from the devastating earthquake and tsunami of March 2011 and the nuclear crisis and huge leaks of radiation it set off.
The earthquake and tsunami led to soul searching in a nation already worn down by two lost decades of economic growth, a rapidly aging and now shrinking population, political paralysis and the rapid rise of its longtime rival, China.
The government will now focus on removing the fuel stored at the site, opening up the ravaged reactors themselves and eventually dismantling the plant, a process that is expected to take at least four decades, Mr. Noda said.
But for many of the people of Fukushima, the crisis is far from over. More than 160,000 people remain displaced, and even as the government lifts evacuation orders for some communities, many are refusing to return home.Disponível em: http://topics.nytimes.com. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
O excerto do artigo publicado no site do jornal The New York Times, acerca da situação em que o Japão se encontrava em 2011, expõe o tema:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O uso de equipamentos elétricos custa dinheiro e libera carbono na atmosfera. Entretanto, diferentes usinas de energia apresentam custos econômicos e ambientais distintos. O gráfico mostra o custo, em centavo de real, e a quantidade de carbono liberado, dependendo da fonte utilizada para converter energia. Considera-se apenas o custo da energia produzida depois de instalada a infraestrutura necessária para sua produção.
CAVALCANTE, R. O vilão virou herói. Superinteressante, jul. 2007.
Em relação aos custos associados às fontes energéticas apresentadas, a energia obtida a partir do vento é