Considere que o leite materno, após sete meses do parto, é um alimento cujos principais constituintes são lipídeos. Uma mulher que está amamentando ingere, rotineiramente, alimentos contaminados com os pesticidas HCB, DDT, atrazina, paration e malation, cujas estruturas e dados de solubilidade em água estão apresentados no quadro.
Pesticida | Atrazina | DDT | HCB | Malation | Paration |
Solubilidade em água (ppm) | 35-70 | 0,0034 | 0,0062 | 145 | 24 |
O pesticida transmitido a um lactente (bebê em amamentação) de dez meses, em maior proporção, é o:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01. Natureza e arte
Materiais:
- Papel sulfite branco em rolo (no mínimo 3m)
- Tinta guache
- Pratinhos de plástico
- Sapatos velhos das crianças
Desenvolvimento:
1 – Acredito que seria interessante abordar com as crianças como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:
A água da chuva
O rastro do caracol
O golfinho no mar
A lava do vulcão
2 – Ao apresentar cada imagem o professor poderá abordar o fato de que a natureza também desenha.
3 – A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui é interessante levar as crianças a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do próprio homem e do planeta.
4 – Pensar também em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele é: os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impressão digital, bem como em tudo que escolhemos e que está diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc.
5 – Na arte também existem várias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poderá fazer isto com o desenho
( caracterizado pelo predomínio da linha) , com a pintura ( predomínio da cor), com a gravura (predomínio da matriz).
6 – A matriz na gravura é o como um carimbo. Isto significa que o artista poderá tirar quantas cópias quiser de seu trabalho.
7 – Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na página 30 do livro a marca do pé do astronauta Armstrong na superfície da Terra.
8 - Após levar as crianças para o pátio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ).
9 - Cada criança vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.
10 – Quando fixar o trabalho na parede, o professor poderá montar a exposição dos sapatos junto à pintura.(eles poderão ser colocados no cantinho da parede, no chão, lado a lado ou sobre um aparador).
11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poderá dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:
1886
1886
1886
1887
1887
1888
1889
12 – Depois de registrar os rastros deixados por seus pés, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na página 19 do livro). A partir daí as crianças poderão desenhar os seus sapatos (deixe que elas façam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevaleça sempre o modo como a criança percebe o que está vendo. Dê a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.
Referências:
Água de chuva na erosão:
Rastro de caracol:
Vulcão:
Golfinho:
Sapatos de Van Gogh:
http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html
Sobre Van Gogh:
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm
www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade brasileira, hoje em dia, é a intolerância religiosa. Após observar a imagem, explique o que ela defende e a importância de tal mensagem.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Unicamp) Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que:
- Biologia | 14. Biotecnologia
Doping pode ser compreendido como a utilização de substâncias ou método que possa melhorar o desempenho esportivo e atente contra a ética esportiva em determinado tempo e lugar, com ou sem prejuízo à saúde do esportista. Em uma época em que as ciências do esporte aportam cada vez mais decisivamenteelementosparaamelhoriadodesempenhoesportivo dos praticantes de esporte de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de metodologias biomoleculares e substâncias em suas mais amplas aplicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. A questão que se coloca consiste em indagar se o recurso obtido com tecnologias biomoleculares se choca com a ideia de espírito esportivo, essência do Olimpismo, pautado pela busca do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
(Adaptado de: RAMIREZ, A. ; RIBEIRO, Á. Doping genético e esporte.)
Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 (adaptado).Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber