A bula de um determinado medicamento traz as seguintes informações:
Volume do frasco = 500 mL de solução |
Composição: Cloreto de potássio = 75 mg Cloreto de sódio = 0,07 g Glicose = 0,00008 kg |
De acordo com as informações apresentadas na bula, a substância que se encontra em maior concentração e a não condutora de corrente elétrica, quando em solução aquosa, são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Leia o anúncio publicado numa revista pelo Ministério da Educação.
Disponível em: < www.mec.gov.br>. Acesso em: 12 out.2012.
Na campanha do Ministério da Educação, o produto anunciado são livros, ou seja, incentiva-se a leitura e, como se vê, o Menino Maluquinho, personagem do cartunista Ziraldo, foi convocado para ajudar. Redija um texto, justificando a escolha do personagem e apontando a validade da escolha.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto. Antes de apresentar o Carlinhos para a turma, Carolina pediu: — Me faz um favor? —O quê? — Você não vai ficar chateado? —O que é? — Não fala tão certo? — Como assim? — Você fala certo demais. Fica esquisito. —Por quê? — É que a turma repara. Sei lá, parece… — Soberba? — Olha aí, “soberba”. Se você falar “soberba” ninguém vai saber o que é. Não fala “soberba”. Nem “todavia”. Nem “outrossim”. E cuidado com os pronomes. — Os pronomes? Não posso usá-los corretamente? — Está vendo? Usar eles. Usar eles! VERISSIMO, L. F. Contos de verão. O Estado de S. Paulo, 16 jan. 2000. (Fragmento)
Enunciado:
Levando-se em consideração a situação de comunicação em que estão envolvidos, redija um pequeno texto, discutindo se Carolina tem razão, ou não, em fazer o pedido a Carlinhos.
- Espanhol - Fundamental | 2.4 Dirección y Partes de La Casa (Endereço e Partes da Casa)
Marque a opção que contém o lugar descrito: “Utilizamos para cultivar nuestras plantas”
- História - Fundamental | 04. O tempo na história
Leia o texto e responda à questão.
O PASSADO QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS DE HISTÓRIA
Seu José Soares Pontes tem 77 anos e foi condutor de bondes em Santos, no litoral paulista, nas décadas de 1950 e 1960. Convidado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Pimentel, foi conversar com crianças que pesquisavam os primórdios do morro São Bento, onde vivem e por onde bondes circulavam antigamente. Apesar de contar com pouquíssimos dados escritos sobre o bairro, no encontro de gerações a turma descobriu que o morro tem uma história que pode ser contada por quem já viveu mais. E o simpático senhor se sentiu útil por saber que sua trajetória de vida é fonte de conhecimento para os mais novos. (...) Onde mais a experiência de vida do condutor de bondes poderia ser conhecida senão entre seus familiares e amigos? Relatada para mais de 80 crianças, ela agora está perpetuada no acervo da escola e na exposição de fotos e textos exibidos em painéis aberta aos moradores do bairro. (...) O bairro e a cidade, segundo os moradores Foi difícil para a Escola Municipal Therezinha Pimentel, em Santos (SP), encontrar informações sobre o bairro onde está instalada. (...) Um convite para que dona Maria Alexandre Fernandes visitasse a turma abriu a todos uma janela do passado. Avó de uma aluna, dona Maria, de 68 anos, é bordadeira desde os 7. "Aprendi o ofício com minha mãe, uma imigrante que trabalhava dia e noite para sustentar a casa." Além de descrever sua arte para a garotada, ela falou sobre a chegada e a vida dos portugueses que ocuparam o bairro no começo do século XX. Assim como o condutor de bondes José, a bordadeira Maria também faz parte da historia do morro São Bento. "A classe ficou muito curiosa para saber como eram e o que faziam as crianças daqui antigamente", conta a professora Marta. "Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam", completa. (...)
Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/passado-nao-esta-livros-historia-423062.shtml> Acesso em 10/12/2009
"Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam."
De que forma as pessoas participam da história de um lugar?
- Arte - Fundamental | 11, Arte Urbana
Marque a alternativa que nos mostra o nome da Arte que surgiu no século XX, e que consiste em desenhar ou escrever com tinta em locais públicos, principalmente em muros dos espaços urbanos: